sábado, 3 de agosto de 2013

Reflexão Salesiana para o XVIII Domingo do Tempo Comum - 04 de agosto de 2013


Destaque: "Esforçai-vos por alcançar as coisas do alto, onde está Cristo"

Perspectiva Salesiana

As leituras bíblicas de hoje nos ajudam a refletir sobre como vivemos nossa vida de cristãos batizados e discípulos missionários de Jesus.
 São Paulo nos lembra de que no nosso batismo nos foi dada uma parte da vida de Jesus. Somos chamados a viver de uma nova forma nossa vida diária, uma forma que é influenciada pela vida, morte e ressurreição de Jesus. Lembra que a vida é um dom de Deus. A única coisa que dá sentido a nossa vida na terra é aspirar às coisas celestes e não as terrestres, pois elas nos conduzem à vida eterna com Deus. 
Com esta ideia na mente, podemos apreciar o ponto de vista do Eclesiastes na primeira leitura de hoje: "Todas as coisas nesta vida são vaidade" - um simples sopro, um vapor transitório e, finalmente, um vazio. Todo o trabalho duro e preocupante que consiste muitas vezes em acumular coisas aqui na terra, um dia passará e, como diz a leitura, será deixado em herança a outro que em nada colaborou.  Jesus lembra que a nossa vida não consiste na abundância de bens.
Quando nos encontrarmos com Deus ele não irá perguntar quanto acumulamos, mas o quanto vivenciamos o amor. E a nossa vontade de amar decorre da nova vida que nos foi dada no batismo. Se partilhamos a vida de Deus, seremos capazes de amar como Deus ama. Se escolhermos viver e amar assim, viveremos diferente de outros, cuja única preocupação neste mundo é ter tudo. Para viver e amar como Deus, temos que aprender a disciplinar as nossas escolhas. A graça de Deus irá nos levar a viver acima dos nossos maus desejos, e fazer morrer em nós a imoralidade, impureza, paixão, cobiça e idolatria.
Que possamos nos renovar dia a dia à imagem e semelhança do nosso Criador. Então, a nossa vida diária vai nos ajudar a crescer como pessoas ricas aos olhos de Deus.

 P. Michael S. Murray, OSFS - Diretor do Centro de Espiritualidade de Sales. 
Tradução e adaptação: P. Tarcizio Paulo Odelli - SDB

Dos escritos de São Francisco de Sales

No Evangelho de hoje, Jesus lembra como é ruim colocar nosso sucesso e nosso prazer no bens materiais, tornando-os prioridades em nossas vidas.
São Francisco de Sales nos ensina a redirecionar essas emoções, para que "possamos enriquecer-nos com as coisas que realmente importam para Deus":
Às vezes parece que nunca temos o suficiente para satisfazer nossos desejos. Inclusive, estando conscientes de que as riquezas e posses terrenas só representam tentações poderosas que gradualmente vão dilapidando nosso coração, se nos apegarmos excessivamente a elas.  Além disso, esgotamos nossa energia para poder preservar e aumentar o nosso capital e nossos bens materiais. Mesmo assim, quero incutir em seus corações a riqueza juntamente com a pobreza. Tome cuidado ao aumentar sua riqueza e recursos, mas faça de modo justo, adequado e com caridade. 
Nada nos fará prosperar mais nesta vida do que dar esmolas aos pobres. Deus nos recompensará, não só no outro mundo, mas também neste. Nossos bens não são nossos. Eles são um presente de Deus, que deseja que os cultivemos e que tornemos produtivos e rentáveis para o reino de Deus entre nós. 
Quando nós trabalhamos para ter um lucro na terra, devemos nos reger pelo amor pacífico de Deus, calmamente, afavelmente e agradavelmente. Este ato gentil e simples leva ao amor divino. O amor divino nunca irá dizer que muito já é suficiente. O amor sagrado deseja ter a coragem para fazer progressos no caminho da verdadeira felicidade. Vocês podem possuir riquezas materiais sem se envenenar com elas se deixarem em  suas casas as suas carteiras, e não seus corações. É desta forma que viveremos com humildade espiritual no meio da riqueza. Concluindo, em vez de se deixar cativar por bens materiais, deixe que seu espírito humano, que está caminhando para o céu, migre para a bondade de Deus que cura e dá sabedoria ao coração humano quando se abre para receber o amor divino.

(Adaptado a partir dos escritos de São Francisco de Sales)

Nenhum comentário:

Postar um comentário