terça-feira, 27 de agosto de 2013

Perspectivas Salesianas 21 - Uma paixão... pela Justiça


São Francisco de Sales é bem conhecido pela prática de duas virtudes: humildade e mansidão. A humildade pode ser descrito como o "viver na verdade". A verdade é que somos criados à imagem e semelhança Deus. A esperança é que somos bons. A verdade é que nem sempre vivemos de acordo com sua bondade. O certo é que precisamos do perdão e da graça de Deus para tornar real a bondade. É verdade que precisamos  do apoio e do incentivo de uns para os outros. A doçura ou suavidade pode ser descrita como a prática da proporcionalidade. Trata-se de como manter as coisas em perspectiva. Trata-se de saber quando se manter firme e quando afrouxar.
Em todas as ocasiões, seja nos momentos bons ou nos difíceis, a gentileza consiste em tratar-nos a nós mesmos e os outros com profundo respeito, em ter uma amabilidade fundada no reconhecimento de cada um e de que todos nós somos filhos e filhas do Deus vivo.
Em suma, ser humilde e gentil é encarnar as palavras de Jesus encontradas no Evangelho São Mateus: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e meu fardo é leve." (Mt 11, 28-30)
A prática diária destas duas virtudes faz surgir um tipo particular de coração naqueles que seguem Jesus: Um coração que não se cansa de lutar de justiça.
"Seja justo e equitativo em todas as tuas ações", escreveu São Francisco de Sales na Parte 3 do capítulo 36 da Introdução à Vida Devota. Coloque-se sempre no lugar do seu próximo e o próximo no seu e então poderás julgar corretamente. São Francisco continuou: "Imagine que você é o vendedor no momento da compra e o comprador quando estiver vendendo. Assim, você venderá e comprará de uma forma justa."
Isto nem sempre é fácil fazer. Muitas vezes somos tentados a relacionar-nos com os outros de um modo que não é justo, que não é racional. Somos tentados a promover apenas o que é do nosso próprio interesse. Somos os primeiros a perguntar "Nisso, o que é para mim?" ou sempre estamos preocupados em sermos "o primeiro em tudo." Nestes momentos "temos dois corações: um coração é calmo, amigável e cortês conosco mesmos; o outro é difícil, duro e orgulhoso para com nosso próximo, pesando conveniências para tirar maior proveito em benefício próprio e o outro para tirar o menor possível para com o próximo." Em momentos como este temos "duas balanças": uma que pesa conveniências para tirar o maior proveito possível em benefício próprio e a outra, para tirar o menor proveito possível para o nosso próximo."
As pessoas que são nobres meditam frequentemente, com humildade, como se relacionam com outros, se razoavelmente e se seus corações realmente lutam por justiça.
São Francisco de Sales nos desafia: "Não deixe de examinar-se frequentemente. Veja se o seu coração se comporta com o seu próximo como você gostaria que seu próximo fosse para você, colocando-se você na situação outro."
Uma ação simples. Algo de cada dia. Na tradição salesiana é algo tão poderoso o dar-se. No final de tudo, São Francisco Sales diz: "Não perdemos nada vivendo generosa, nobre e cortesmente e com um coração verdadeiramente justo e razoável."
Não só não perdemos nada, mas aos olhos de Deus ganhamos todos: um lugar no coração de Deus para sempre no céu, e agora na terra, um lugar no plano de Deus para a salvação.
Caminhe humildemente, comunique-se gentilmente, viva justamente e ame generosamente. De modo grande e pequeno se esforce para seguir o exemplo do Cavaleiro Santo, um seguidor de Cristo, que nos desafia a encarnarmos no Coração de Jesus, a encarnarmos no coração da justiça.

Para reflexão pessoal

1. O que entendo por humildade? É saudável ou prejudicial?
2. Sou realmente amável comigo mesmo?
3. Sou realmente amável com os outros?
4. Desejo colocar-me no lugar do outro?
5. Sou generoso no meu relacionamento com os outros?
6. Sou duro com os outros, mas relaxado comigo mesmo?
7. Qual é a minha noção sobre ser uma pessoa "justa"?
8. Existem áreas na minha vida nas quais preciso buscar a justiça para comigo mesmo ou para com os outros?

Para rezar:

“Meu Deus, eu te entrego esta ação. Concede-me a graça de realizá-la da melhor maneira possível aos teus olhos. Desde já te ofereço todo bem que eu possa fazer. Que eu aceite qualquer dificuldade que possa encontrar no meu caminho.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário