sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Reflexão Salesiana para o 21º Domingo do Tempo Comum - 25 de agosto de 2013


Destaque:"Esses enviados anunciarão às nações a minha glória".
Perspectiva Salesiana

A primeira leitura de hoje, tirada de Isaías, fala sobre a missão que é confiada a cada um de nós. Cada um é enviado a anunciar a glória de Deus, com a própria vida, com o testemunho e de acordo com a vocação recebida, seja leigo ou leiga, seja religioso ou religiosa, seja padre. É como que a conclusão do mês vocacional que vivemos. Todos nós que fomos batizados somos chamados a evangelizar, a anunciar boas notícias!  Esta é a maneira de entrar pela "porta estreita".
O Papa Paulo VI definiu a evangelização como "levar a Boa Nova a todos os estratos da humanidade e através da sua influência transformando a humanidade a partir de dentro e tornando-a nova. "
Em seu livro intitulado Criando a Paróquia Evangelizadora", os padres Paulinos, Frank de Siano e Kenneth Boyack nos desafiam a aceitar esta simples verdade: cada um de nós é chamado a ser um evangelizador, a  "sair ao mundo e anunciar a boa notícia", a dar testemunho do poder e da promessa do amor redentor de Deus em nossas vidas. (Paulinos, 1993)
Embora a boa notícia é essencialmente a mesma, os autores insistem que a maneira e o método pelo qual cada um de nós evangeliza deve ter origem no estado e na etapa em que nossas vidas se encontram atualmente. Para se ter uma compreensão mais profunda do que isso significa, eles recorrem ao nosso velho amigo e companheiro São Francisco de Sales: "São Francisco de Sales escreveu um livro maravilhoso chamado Introdução à Vida Devota. Nesse livro São Francisco faz o simples e profundo argumento de que um seguidor (discípulo) de Jesus deveria observar sua situação de vida e de acordo com isto deveria viver uma vida cristã. Uma esposa e mãe encontrará a santidade na maneira como ela vive, em relação ao marido e na forma como ela cuidar de sua família. Ela não poderá deixar sua família várias vezes durante o dia, como os monges ou freiras, para participar da Liturgia das Horas... A sua espiritualidade, sua maneira de seguir a Cristo é determinada pela sua vocação e estilo de vida... e se ela trabalha, deverá viver a sua vocação como uma mulher casada e ser testemunha de Cristo em seu local de trabalho."
Nós somos feitos à imagem e semelhança de Deus. Nós somos redimidos pela vida, amor, morte e ressurreição de Jesus. Somos inspirados e fortalecidos pelo Espírito Santo. Estas são realmente boas notícias! Estas boas notícias deveriam fazer diferença em nossas vidas e nas vidas daqueles que amamos, com quem trabalhamos, rezamos ou nos divertimos. Estas Boas Novas deveriam transformar-nos e renovar-nos. Através de nós, estas Boas Novas oferecem a possibilidade de transformação e renovação dos outros. 
A forma como partilhamos essas boas notícias, como evangelizamos, depende de quem somos, onde estamos e quem somos. Deve ser compatível com o estado, a etapa, as circunstâncias, as responsabilidades, as rotinas e os relacionamentos que nos deparamos todos os dias.  Seguir a Jesus não significa abandonar nossas vidas comuns: não, trata-se de realizar a vida e o amor de Deus em nossos pensamentos, nossos sentimentos, nossas atitudes e nossas ações. 
A evangelização tem muito a ver com o que dizemos: afinal de contas, é "contar" alguma coisa, neste caso, as Boas Novas de Deus. Mesmo assim, também tem muito a ver (talvez mais) com aquilo que fazemos: o que dizemos é um sinal convincente do amor de Deus somente se for consistente com a forma como nos relacionamos com os outros. 
Por todos os meios, por qualquer meio, "saiam pelo mundo e contem as Boas Novas" do amor de Deus, do perdão de Deus, da justiça de Deus e da paz de Deus, mas, sobretudo, contem nos lugares e com as pessoas onde vivem, trabalham, rezam e de divertem todos os dias.

Padre Michael S. Murray, OSFS - Diretor do Centro de Espiritualidade de Sales. 
Tradução e adaptação: P. Tarcizio Paulo Odelli

Dos escritos de São Francisco de Sales

O Evangelho de hoje nos recorda que para poder entrar no reino de Deus precisaremos a mesma força que tiveram Abraão, Isaac e Jacó, ao confiarem na bondade de Deus. Aqui estão alguns dos pensamentos de São Francisco de Sales sobre como podemos desenvolver a nossa confiança na bondade de Deus: 
A confiança em Deus é a vida da alma. Para desenvolver a nossa confiança Nele, primeiro devemos aprender a amar Sua bondade. Só podemos experimentar a bondade de Deus se abrirmos os nossos corações e permitirmos que Ele entre neles. Devemos aprender a falar com Deus e a ouvir quando Ele nos fala profundamente em nossos corações. É então que começaremos a sentir amor pelas coisas de Deus. 
Às vezes, quando passamos por circunstâncias difíceis, parece que a nossa confiança em Deus se enfraquece. Quando nos sentimos assim, devemos dizer ao Senhor: "Mesmo que agora eu sinto que eu não confio em Ti, eu sei que és o meu Deus, e por isso coloco-me completamente em tuas mãos, esperando em tua bondade." Mesmo que isso nos pareça difícil dizer, não é impossível. Quanto mais reconhecermos que não temos a força para confiar em Deus, mais razões teremos para confiar na sua bondade e misericórdia. Nossas almas darão vida a Jesus Cristo. Até o momento em que Ele nasça em nós, não poderemos evitar o sofrimento no cumprimento do nosso trabalho. Mas tenham a certeza de que Deus será tão gentil e misericordioso para conosco em nossos momentos de fraqueza e imperfeição, como o é nos nossos momentos de força e perfeição. 
Quando nossa força e nossa confiança no amor pelas coisas de Deus aumentam, conseguimos despojar-nos daqueles afetos menores que não provém de Deus. Buscar apenas o reino de Deus, e desejar apenas dar testemunho de nossa confiança na bondade de Deus, através do tratamento aos outros, é algo gratificante. Quando aprendemos a confiar em Deus, colhemos os frutos de nossa confiança em Sua bondade. Da mesma forma como os marinheiros que chegam ao porto de destino olham para o céu que se estende acima de suas cabeças, em vez de observar o mar por onde navegam, vocês devem observar Deus. Ele irá trabalhar com vocês, em vocês, e para vocês. Como resultado, sua confiança na bondade de Deus será fortalecida.

(Adaptado a partir dos escritos de São Francisco de Sales) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário