segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Perspectivas Salesianas 20 - Simplicidade de Intenções...


   Dificilmente será um elogio chamar alguém de "ingênuo" na linguagem comum. Nós usamos a palavra "ignorante" como um insulto, indicando a inferioridade intelectual do objeto de nossa crítica. O antônimo de "simples" deveria ser algo como "complexo". Quanto mais sofisticada ou inteligente for a pessoa mais condições terá, em relação à uma pessoa simples, para lidar com profissionalismo numa infinidade de tarefas.
     Nossa cultura valoriza a produtividade, a  tecnologia, os dispositivos e a eficiência. Portanto, os sucessos mundanos exigem certa complexidade de habilidades e competências. Por que, então acreditamos na espiritualidade Salesiana, que professa um amor e aceitação do mundo como ele é, e continuamos afirmando que a virtude da simplicidade é muito importante?
     São Francisco de Sales diz que a simplicidade ocupa uma posição de complexidade, mas não nas áreas da inteligência ou da habilidade. A simplicidade é uma forma de motivação ou intenção. Se a nossa motivação concentra-se ou é determinada (por exemplo, não enrolada), então a nossa ação prova ser simples.
    A espiritualidade Salesiana diz que a nossa intenção para qualquer ação deve ser o amor de Deus e o amor ao nosso próximo. O que comprarmos ou vendermos em nosso local de trabalho, a quem amarmos ou como vivermos deveria ser sempre guiado pelo forte desejo de crescer à imagem e semelhança de Deus e não por uma multiplicidade de razões difusas ou confusas.
     Muitas pessoas parecem estar motivadas para amar a si mesmas, amar as coisas, o poder, etc. e isto é demonstrado em suas ações. Ainda assim, não é razoável esperar que alguém possa eliminar completamente seus motivos confusos: buscar os primeiros lugares é certamente fácil para a maioria de nós.
     Uma saudável simplicidade espiritual se preocupa por purificar a intenção de nossas ações. Uma boa pergunta que devemos fazer vez ou outra: "Por que faço o que estou fazendo?". Note-se que não se faz nenhuma menção de sentimentos ou desejos, apenas a intenção de agir. A consciência deliberada deste porque nos ajuda a realizar atos virtuosos.
     São Francisco de Sales deu as Irmãs da Visitação uma ferramenta que ele herdou de seus professores Jesuítas: o exame de consciência como uma "verificação simples". Dedique alguns minutos várias vezes no dia para rever suas ações e interações e, desta maneira, pergunte-se se seu objetivo foi ou não, o amor a Deus e ao seu próximo. Santa Joana de Chantal diz que se isso foi observado, produzirá uma simplicidade pura que nos tornará calorosos e amigáveis com todos.
     O grande dom da simplicidade é a clareza com que você vê a vida. As pessoas simples têm uma base forte de fé que ajuda a tomar decisões: "Por essa ação mostro o meu amor a Deus?"
     Nisto eles conseguem o poder e a promessa de realizar mesmo o mais comum e as ações aparentemente insignificantes da civilidade, gentileza e caridade. Resumindo, a simplicidade é como ter uma navalha afiada de conhecimento não só daquilo que alguém realiza, mas do porque está fazendo.
     Oh, santa simplicidade! Nós aceitamos de bom grado a ignomínia e o poder de sermos pessoas simples num mundo complexo. O que fazemos é ampliar ou diminuir o que fazemos. Lembre-se: "Bem-aventurados os puros de coração, porque eles verão a Deus..." no mundo, no deles mesmos e no dos outros.

Para refletir

1. Por que eu faço o que eu sou está fazendo?
2. Quando, durante o dia tomo alguns minutos para fazer uma "simples verificação" das minhas ações?
3. O amor de Deus é uma motivação para minhas ações e decisões? ou é algo mais?
4. Como minha vida poderia se beneficiar ao simplificar minhas motivações?
5. A conversa é outra maneira de praticar a simplicidade. Sou sincero e honesto quando falo com os outros?
6. Existem coisas na minha vida que substituem a minha necessidade de Deus? Como poderia simplificar minha vida concreta?

Para rezar:

“Meu Deus, eu te entrego esta ação. Concede-me a graça de realizá-la da melhor maneira possível aos teus olhos. Desde já te ofereço todo bem que eu possa fazer. Que eu aceite qualquer dificuldade que possa encontrar no meu caminho.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário