sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Reflexão Salesiana para o dia de TODOS OS SANTOS – 03 de novembro de 2013





















Destaque: “Esses são os que vieram da grande tribulação...”

Perspectiva Salesiana

Domingos Sávio, um adolescente muito simpático de 13 anos, dizia, no tempo de Dom Bosco, para os adolescentes e jovens que entravam no Oratório de São Francisco de Sales em Turim: “nós aqui fazemos consistir a santidade em estarmos sempre alegres e na presença de Deus, e em cumprirmos os nossos deveres.” Esta fórmula de santidade ele aprendeu de Dom Bosco, um grande mestre da santidade salesiana. E hoje é São Domingos Sávio, o primeiro fruto da espiritualidade e pedagogia de São João Bosco. Sabemos que Bosco se inspirou e viveu a espiritualidade de São Francisco de Sales. Para São Francisco de Sales, a alegria “é como o palpitar do coração”, algo vital na vida. Só que não é a alegria que o mundo propõe! E a Família Salesiana, com esta fórmula, “produziu” muitos santos! É uma pena que não podemos neste momento elencar todos eles.
“Unamos nossos corações com os corações destas almas celestes e benditas. Assim como os rouxinóis jovens aprendem a cantar em companhia dos velhos, assim também nós, associando-nos aos santos, aprendemos a melhor maneira de rezar, cantar e louvar a Deus.” (Introdução à Vida Devota, Parte II, Capitulo 16)
Estamos amparados sobre os ombros de gigantes. Durante os últimos dois mil anos muitos homens, mulheres e crianças de várias eras, lugares e culturas, dedicaram sua vida ao serviço das Boas Novas de Jesus Cristo. Dentre estes tantos, um grupo menor de pessoas foram distinguidos e conhecidos como “santos.”
Eles são pessoas reais, e nós queremos seguir seus exemplos. Eles são pessoas reais que nos inspiram. Olhamos para eles como pessoas reais para que nos animem e nos encham de graça. Foram pessoas reais que iniciaram seu caminho no meio de provas e dificuldades durante o tempo em que viveram, e proclamaram o Evangelho. Hoje, olhando para eles, somos desafiados a viver a santidade no dia a dia.
Cada um de nós é chamado a viver uma vida de santidade! Uma vida centrada em Deus, uma vida de entrega. E isso deve ser realizado no lugar onde a gente mora, onde a gente ama, trabalha e se diverte todos os dias. Francisco de Sales escreveu: “Olhe o exemplo dos santos em cada caminho de suas vidas. Tudo o que fizeram foi amar a Deus, sendo seguidores devotos de Deus... porque então, não fazemos o mesmo de acordo com nossa posição e vocação de vida e para cumprir as resoluções e as santas promessas (do batismo) que um dia fizemos?” (IVD, Parte V, Capitulo 12)
Que significa ser um santo? Surpreendentemente é algo muito mais terreno e possível do que pensamos. Francisco de Sales observou: “Devemos amar tudo o que Deus ama, e Deus ama nossa vocação. Assim também, amemos a nossa vocação, e não desperdicemos nossa energia sonhando com uma vida diferente, mas, façamos o trabalho que nos corresponde. Seja fiel e feliz fazendo aquilo que foste chamado a ser...” (Stopp, Cartas Selectas, Pagina 61)
Do ponto de vista de São Francisco de Sales, a santidade é medida pela nossa vontade e habilidade para aceitar o estado de vida em que nos encontramos no momento. Os santos foram pessoas que aceitaram a vida como era sem desperdiçar tempo. Não ficaram desejando ou esperando outra oportunidade para viver de maneira diferente. A santidade está marcada pela decisão de aceitar a vontade de Deus como se manifesta nos altos e baixos da vida diária.
De que modo estás sendo chamado a ser santo no dia de hoje? Como, no meio de tantas provações podemos viver o amor no dia de hoje? Podemos, segundo a escola salesiana, ser santos estando sempre alegres, sempre na presença de Deus e cumprindo os próprios deveres?

Nenhum comentário:

Postar um comentário