terça-feira, 26 de novembro de 2013

Perspectivas Salesianas - 24 - Ferramentas... de trabalho


Meu pai era um construtor. Ele montava carros para a Chrysler. Ele construiu helicópteros para a empresa Boeing Vertol. Mas, o que mais recordo são todas as coisas que construía em casa, como armários, prateleiras, cortinas, molduras  e acessórios, entre outras coisas.
Ele era apaixonado por construção e era realmente muito bom.
Como criança, às vezes eu me sentava num banco por horas seguidas e observava como criava coisas em sua mesa de trabalho. Ele tinha ferramentas, muitas ferramentas. Cada uma tinha sua própria e única finalidade e função.
Nos anos em que eu o vi construir, aprendi três coisas: (1) existe uma ferramenta para cada tipo de trabalho, (2) existe um trabalho para cada ferramenta, e (3) não existe uma única ferramenta que pode fazer todos os trabalhos ao mesmo tempo.
Eu não herdei o dom de meu pai para trabalhar com madeira, mas mesmo agora, conforme vou me aprofundando no coração da Espiritualidade Salesiana, mais eu aprecio a sabedoria que guiou meu pai naquilo que procurava fazer. Na Introdução à vida Devota, Francisco de Sales diz: "Muitas vezes, a grande falta daqueles que estão envolvidos na prática da virtude, é insistir, de modo especial, na utilização de uma única ferramenta para todas as circunstâncias."
Por mais útil que seja o serrote, você não pode pregar pregos com ele. Por mais sofisticado que seja uma broca, você não poderia cortar madeira com ela. O martelo é tão simples que você não o usa para cortar vidro.
A arte e a disciplina da Espiritualidade Salesiana consiste em adquirir e dominar tantas virtudes quantas sejam possíveis. Também nos desafiam a aprender como combinar cada virtude com a situação, relações ou circunstâncias do momento. Devemos resistir à tentação de apegar-nos ou deixar-nos fascinar com uma virtude favorita e tentar aplicá-la a cada tarefa ou trabalho na vida.
Afinal, se tudo o que você carrega é um martelo, eventualmente tudo na vida poderá parece ser um prego.
Fomos criados à imagem e semelhança de Deus, o mestre artesão, o mestre construtor. Somos chamados a construir o reino de Deus aqui na terra, precisamente nesse estado, etapa e determinado lugar em que nos encontramos. Através da inspiração e da guia do Espírito Santo, devemos ser artífices que promovem a justiça e a paz, a reconciliação e a cura, o amor e a vida em nossos relacionamentos, famílias e comunidades.
Na medida em que buscamos as ferramentas e os conhecimentos necessários para viver uma vida de virtude, olhamos o humilde, gentil, compassivo e paciente Jesus, nosso mestre, guia e companheiro. Não podemos forçar somente uma ferramenta para fazer tudo. Precisamos usar as ferramentas certas como requer cada situação, e assim praticar uma disciplina que requer a maior flexibilidade. "Devemos manter nossas mentes em tranquilidade para fazer tudo no seu devido tempo", observou Santa Joana de Chantal. Existe um momento para cada ferramenta.
Quatro virtudes são absolutamente essenciais para ajudar a construir o reino de Deus: (1) Humildade. Seja suficientemente humilde para saber que existem muitas ferramentas para viver, que podemos aprender de Deus e um com o outro. (2) Cortesia. Precisamos deixar que as ferramentas que adquirimos façam o trabalho: não devemos forçá-las. (3) Flexibilidade. Precisamos selecionar a ferramenta adequada para o trabalho, o trabalho apropriado para a ferramenta: não podemos nos apegar somente à favorita. (4) Paciência. Criando coisas que valem a pena fazer com o tempo que temos na terra. Se Roma não foi construída num só dia, imagine o tempo necessário para construir algo que vai durar para sempre no Céu!
No espírito de São Francisco de Sales e de Santa Joana de Chantal, sigamos o exemplo de nosso Salvador, que é Filho de Deus e que, coincidentemente, é filho de um carpinteiro.

Para refletir:
1. Neste ponto da minha vida, quais as virtudes que pratico melhor?
2. Em que situações elas são úteis e eficazes?
3. Em que situações foram mais difíceis ou problemáticas para se adaptar a elas?
4. Quais as virtudes em que me sinto menos preparado ou especialista?
5. Neste momento da minha vida, quais as virtudes que Deus poderia me chamar para
                adquirir e praticar?
6. Neste momento da minha vida, para que coisas Deus poderia me chamar para traba-
                  lhar ou construir? Quais são as ferramentas que parecem ser necessárias e apropria-
                 das para executar estas tarefas?

Para rezar:

“Meu Deus, eu te entrego esta ação. Concede-me a graça de realizá-la da melhor maneira possível aos teus olhos. Desde já te ofereço todo bem que eu possa fazer. Que eu aceite qualquer dificuldade que possa encontrar no meu caminho.”

Textos bíblicos

Ecl 3, 1-9; 11a

1 Para tudo há um tempo, para cada coisa há um momento debaixo dos céus: 2 tempo para nascer, e tempo para morrer; tempo para plantar, e tempo para arrancar o que foi plantado; 3 tempo para matar, e tempo para sarar; tempo para demolir, e tempo para construir; 4 tempo para chorar, e tempo para rir; tempo para gemer, e tempo para  dançar; 5 tempo para atirar pedras, e tempo para ajuntá-las; tempo para dar abraços, e tempo para apartar-se. 6 Tempo para procurar, e tempo para perder; tempo para guardar, e tempo para jogar fora; 7 tempo para rasgar, e tempo para costurar; tempo para calar, e tempo para falar; 8 tempo para amar, e tempo para odiar; tempo para a guerra, e tempo para a paz. 9 Que proveito tira o trabalhador de sua obra? 11 todas as coisas que Deus fez são boas, a seu tempo.

1 Cor 9, 19-22

19 Embora livre de sujeição de qualquer pessoa, eu me fiz servo de todos para ganhar o maior número possível.
20 Para os judeus fiz-me judeu, a fim de ganhar os judeus. Para os que estão debaixo da lei, fiz-me como se eu estivesse debaixo da lei, embora o não esteja, a fim de ganhar aqueles que estão debaixo da lei. 21 Para os que não têm lei, fiz-me como se eu não tivesse lei, ainda que eu não esteja isento da lei de Deus - porquanto estou sob a lei de Cristo -, a fim de ganhar os que não têm lei. 22 Fiz-me fraco com os fracos, a fim de ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, a fim de salvar a todos.

Mt 5, 3-10

3 Bem-aventurados os que têm um coração de pobre, porque deles é o Reino dos céus! 4 Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados! 5 Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra! 6 Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados! 7 Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia! 8 Bem-aventurados os puros de coração, porque verão Deus! 9 Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus! 10 Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário