quarta-feira, 3 de julho de 2013

Perspectivas Salesianas 16 - Paciência... Nosso pão de cada dia

























Nos tempos de São Francisco de Sales, o santo modelo de paciência, não existia este remédio. É claro que nem hoje existe... é uma montagem. Mas bem que poderia existir. Quem sabe seria um dos "remédios" mais vendidos no mundo!"  Existem outros meios para se conseguir paciência do que tomar comprimidos químicos...  a Espiritualidade Salesiana está cheia de indicações.

"Vocês necessitam apenas de perseverança, a fim de cumprirem a vontade de Deus, e assim alcançarem o que ele prometeu" (Hb 10,36).  
"É difícil numa época em que qualquer gratificação atrasada é vista como ruim ou ao menos  como um impedimento para uma vida boa. Forças culturais tremendas encorajam-nos a conseguir o que quisermos neste momento e a adiar   as consequências," escreveu Eugene Kennedy em "A Time for Love". 
Homens e mulheres sábios sabem  que a paciência e o sofrimento são características essenciais da vida. É surpreendente ver como São Paulo coloca em primeiro lugar a paciência na sua descrição das características do amor.
Paciência é a resistência necessária que se requer quando se espera que as relações mantenham sua vitalidade.
A Espiritualidade Salesiana finca pé nessa verdade do nosso relacionamento com Deus, com o próximo e conosco mesmos. Nosso caminho para a santidade requer paciência. O cerne da questão é dar nossas vidas para este fim. Uma mudança total de prioridades e de motivações. É estar preparado para morrer para nós mesmos a fim de dar vida a outros. É o eterno mistério da vida de Cristo que é a verdadeira religião.
A paciência não é preguiça ou indiferença,  ou falta de bom senso. A verdadeira paciência não só aceita as grandes e pesadas provas que ocasionalmente atravessam o caminho, mas pequenos problemas  e os contratempos irritantes que enfrentamos todos os dias. Isto significa que devemos ser pacientes não só com uma doença, mas com os pequenos aborrecimentos que Deus envia ou permite.
Isto significa ter paciência no local onde a vontade de Deus nos envia. Ter paciência com aqueles que, por vontade de Deus nos rodeiam, ter paciência em todas as circunstâncias que Ele permite. A lição final e mais excelente sobre a paciência, escreve São Francisco de Sales, é "quando a paciência com o nosso próximo se torna parte dos nossos corações. Estamos sempre ansiosos para que os outros tolerem nossas dores e que eles nos tolerem. Parece, no entanto, que as faltas dos nossos próximos sempre são muito grandes e insuportáveis."
Devemos ter paciência e pouco a pouco eliminar nossos traços inaceitáveis assim como controlar as nossas emoções. A vida é uma luta contínua entre a esperança e o medo. Deus está sempre pronto para ajudar-nos. Nunca se canse de lutar para crescer na perfeição. A pessoa verdadeiramente paciente não fica queixando-se nem deseja que os outros sintam pena quando passa por momentos difíceis.
A Espiritualidade Salesiana nos diz que devemos ter paciência com todos, mas acima de tudo, conosco mesmos. "Não se perturbe com suas imperfeições e sempre tenha coragem de se levantar após uma queda. Não existe caminho melhor para a perfeição na vida espiritual do que sempre começar novamente, sem pensar que já fizemos o suficiente."
A prática da paciência impulsionará nossa energia diária para o crescimento espiritual. A repreensão simples e carinhosa de um pai paciente tem feito muito mais do que o xingamento e a raiva. Basta lembrar que Deus tem paciência incrível para conosco. Nesta vida, a paciência deve ser o nosso pão de cada dia.

Para reflexão pessoal

1. Minhas relações com os outros são equilibradas?
2. Existem relações na minha vida que provam que sou bastante paciente? Por quê?
3. Eu preciso fazer tudo de uma vez?
4. Eu realmente ouço os outros? Sou considerado e cuidadoso  quando respondo?
5. Como reajo com as mudanças na minha vida?
6. Como gerencio os "golpes" diários da vida?

Um comentário:

  1. Adorei.
    Pe. Tarcizio, no penúltimo parágrafo, de quem é a citação: "Não se perturbe com suas imperfeições e sempre tenha coragem de se levantar após uma queda. Não existe caminho melhor para a perfeição na vida espiritual do que sempre começar novamente, sem pensar que já fizemos o suficiente." ?

    :)

    ResponderExcluir