quarta-feira, 24 de julho de 2013

Perspectivas Salesianas 18 - Leve a vida na brincadeira!... ou tudo à sério

















Fotografia tirada em Joinville, durante o Congresso Inspetorial da AJS em 2012.

"Um sentido de humor é suficientemente sutil para ensinar ao homem seus próprios absurdos tanto como daquelas pessoas que o afastariam de cometer todas as falhas, ou quase todas." (Samuel Butler)
"O humor é uma afirmação de dignidade, é uma declaração da superioridade do homem ou de tudo que lhe acontece."
"Não é enganado por outros aquele que ri de si mesmo." (Thomas Carlyle)
"O dia perdido é aquele em que nós não rimos." (Chamfort)
O humor em geral e os risos em particular não só são saudáveis​​, mas também podem produzir a cura. Talvez seja por isso que a seção mais popular do livro de Seleções (Reader´s Digest) continue a ser: "O riso: o melhor remédio"
São Francisco de Sales no século 17 foi um dos primeiros escritores espirituais a reconhecer o grande valor do senso de humor. Ele o viu a partir de uma posição vantajosa. Ele argumentou, dizendo que para conseguirmos ser melhores, precisamos nos conhecer a nós mesmos e muito bem. Para conhecermo-nos muito bem, precisamos estudar e aceitar não só nossos bons pontos, mas especialmente os aspectos da nossa natureza, que não são tão bons: nossos fracassos, nossas falhas e defeitos.
Quando reconhecemos nossos defeitos e nossas imperfeições percebemos que temos apenas duas opções: podemos chorar ou rir delas. Chorar é bom, mas temos que ir mais longe. Precisamos chegar ao ponto de aceitar que os erros e as coisas tolas que fazemos sem sentido, são parte de nossas vidas e que não temos o controle de tudo o que acontece. Temos que aceitar o fato de que Deus está no controle e, portanto, procurarmos descobrir sua vontade e nos entregarmos a ela.
São Francisco de Sales nos faz desenvolver a "Santa Virtude da Eutrapelia." Esse nome é usado pelos gregos e significa apenas rir de si mesmo, ou modo de gracejar sem ofender, zombaria inocente. Mas deve ser praticada de maneira certa, para contar histórias de nós mesmos a nossos amigos e membros de nossa família. Todos nós fazemos coisas bobas. Em alguns dias cometemos um bom número delas. Se reagirmos de modo contrariado a esses erros, isso poderá nos levar à ansiedade e a insegurança. Não obstante, se relevarmos tudo, perceberemos que não somos as pessoas perfeitas que sempre achamos ser e que dependemos de Deus para consegui-lo.
Contando estas histórias permitimos que os outros vejam que somos humanos. Nem sempre aparentamos ser o que somos. "Não nos vemos como melhores do que os outros nem queremos nos impor sobre eles. Isto também incentiva os outros a partilhar as coisas engraçadas e às vezes até mesmo sem sentido que eles disseram ou fizeram. Todos podem rir de nossas fraquezas e apreciar o mesmo nos outros. Pode ser uma ótima maneira de sermos livres e de "relaxar".
No entanto, a prática desta "caritativa piada" pode tornar-se muito além de nobre, quando não estamos nos sentindo tão bem conosco mesmos. Nestes momentos somos tentados a apontar de forma sarcástica ou maliciosa as faltas dos outros simplesmente para nos sentirmos melhor. Quando fazemos isto, perdemos o valor e a simples alegria de Eutrapelia. Tal risada perde o sentido do humor e deixa de ser medicinal. Ao contrário, se tona zombaria e venenosa.
A capacidade de brincar conosco mesmos e com os outros é como a energia nuclear: pode ser um instrumento de cura ou pode ser uma fonte de grande dor. Que Deus nos ajude a usar esse poder com sabedoria.

Para reflexão pessoal

1. Com que frequência você ri diariamente?
2. Normalmente, você ri das suas fraquezas e erros e também das fraquezas e erros dos outros?
3. Você é capaz de dar sentido de humor em sua vida espiritual?
4. Quando você reconhece suas fraquezas e erros, deixa Deus dirigir a sua vida?
5. Você vê como um valor o fato de render-se espiritualmente a Deus?
6. Você se alegra pelo fato de que tanto você como seu próximo são simplesmente seres "falíveis", mas humanos e amorosos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário