sexta-feira, 12 de julho de 2013

Reflexão Salesiana para o 15º Domingo do Tempo Comum - 14 de julho de 2013























Destaque: "Na verdade, este mandamento que hoje te dou não é difícil demais nem está fora do teu alcance... está em tua boca e em teu coração para que o possas cumprir" (Dt 30, 11;14)

Perspectiva Salesiana

No filme "Indiana Jones e a Última Cruzada", Indiana Jones pergunta ao seu mentor, Marcus Brody: "Você acredita Marcus? acredita que a arca exista?" Seu velho amigo e mentor sóbrio e gentilmente responde: "A busca pela Arca é a busca pelo divino em todos nós."
Para encontrar o divino não precisamos ir a lugares remotos. Não encontramos o divino olhando para o céu. Não precisamos atravessar grandes oceanos para encontrar o divino. Não. Buscar o divino é a mais grandiosa, e às vezes a mais difícil aventura de todas: encontrar dentro de nós mesmos. É o caminho para o coração. É o caminho para a alma, para a essência e o centro do nosso ser.
Francisco de Sales certamente acreditava nisto. Ele escreveu em sua Introdução à vida devota: "Deus está em todas as coisas e em todos os lugares Não há lugar ou coisa do mundo na qual Deus não está realmente presente."  Mas isso, diz Francisco de Sales, não é suficiente, pois "Deus não só está no lugar onde você está, Deus também está presente de uma forma muito especial em seu coração, no centro do seu espírito." (Parte II, capítulo 2)
É claro que a busca pelo divino em todos nós não está limitada a viajar para o coração. A busca e o reconhecimento do divino em nós se encontram quando nós fazemos outra viagem: ao nos aproximarmos e cuidar dos outros. 
Jesus fala sobre isso em sua parábola do Bom Samaritano. Duas pessoas que deveriam ter comportado melhor (dado o seu conhecimento) passaram ao lado de um vizinho em necessidade e o ignoraram. Esta não é, certamente, uma forma de reconhecer a presença do divino em nós. Claramente, e mais tragicamente talvez esta seja uma indicação de que eles falharam em reconhecer a presença de Deus dentro de si mesmos.
Um terceiro homem, ao contrário, é "movido pela compaixão" que sentia pela miséria do homem caído. Ele é capaz de acercar-se a uma pessoa necessitada porque, primeiro teve a coragem de olhar para dentro de si mesmo e ver a presença de um Deus que o ama e cuida dele. A presença de um Deus que o chamou para fazer o mesmo para os outros. 
Deus tem sua morada em todos os lugares, sobretudo em nossos corações. Francisco de Sales nos desafia: "Olhe para o seu coração e pergunte a si mesmo muitas vezes, se o seu coração se preocupa com o seu vizinho, da mesma forma que você gostaria que o coração de seu vizinho cuidasse de você."
Tudo o que resta para nós é que o pratiquemos. Que estendamos o nosso coração, e o coração de Deus, ao nosso próximo em necessidade. 
Sempre. E em todas as partes. 

P. Michael S. Murray, OSFS - Diretor do Centro de Espiritualidade de Sales
Tradução e adaptação: P. Tarcizio Paulo Odelli - SDB. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário