sexta-feira, 5 de julho de 2013

Reflexão Salesiana para o 14º domingo do tempo comum - 07 de julho de 2013





















Destaque: "Tudo o que importa é que fomos criados de novo."

Perspectiva Salesiana

A maioria de nós, num dia qualquer, gastamos o nosso tempo, o nosso talento e energia lidando e tentando equilibrar todas as coisas da vida que são mais urgentes: manter os compromissos, prazos, sobrevivendo ao deslocamento diário de um lugar para outro, ir/voltar do jogo de futebol, pagar contas, comprar comida, administrando a própria casa, monitorando tarefas, comer, dormir, etc, etc, etc... 
Quando é que vamos encontrar o tempo para fazer aquilo que São Paulo nos diz na 2ª leitura de hoje: "o que realmente importa é ser criado de novo?"
Buscar as coisas que realmente importa na vida não significa que estamos dando as costas para as coisas que são mais urgentes. Muito pelo contrário. Francisco de Sales dizia: "Tenha cuidado e prestem atenção a todas as questões que Deus confiou. Porque como Deus confiou a você, Deus quer que você cuide delas com muito cuidado."  Você sabe quais são e algumas já foram descritas acima. 
Manter na mente as coisas que realmente importam significa manter em perspectiva todas as coisas que nos mantêm ocupados: "Não se preocupem, eu quero dizer, não deixem que estas coisas os inquietem, que produzam ansiedade", observava Francisco de Sales. "Não se preocupem com essas coisas, por que a preocupação perturba a razão e o juízo e não nos permite fazer bem essas mesmas coisas pelas quais tanto estamos preocupados em primeiro lugar." 
Viver uma vida feliz, saudável e santa não significa ter que escolher entre cumprir nossos deveres e responsabilidades ou buscar as coisas que são mais importantes: esta não é uma posição entre isso e aquilo. Na tradição salesiana, é somente quando mantemos nossos olhos fixos no que realmente importa - "que sejamos criados de novo" - que realmente podemos fazer justiça a todas as coisas que tenhamos que suportar todos os dias.
O mais importante para Jesus era proclamar o poder e a promessa da Boa Nova da salvação, da redenção, da vida e do amor. No entanto, como demonstra claramente o Evangelho de hoje, buscar as coisas que realmente importam gerou mais de uma "lista de coisas a fazer" para Jesus e seus discípulos. Ele disse que "a messe é grande e que os trabalhadores são poucos". Mandou anunciar a paz, síntese de todos os seus dons.
Através de cada dia tentem manter na mente e em seu coração as pequenas coisas que realmente importam. Permaneçam firmes no desejo de Deus: que vocês sejam criados novamente. Mantenham diante de seus olhos a imagem de Cristo, manso e humilde que caminha com vocês através a cada momento de cada dia. Recordem o convite de Deus para encarnar a Boa Nova nas modalidades que são apropriadas para o estado e as circunstâncias em que vivem suas vidas. 
Mas, não demorem muito. Afinal, temos muito a fazer hoje!

P. Michael S. Murray, OSFS - Diretor do Centro de Espiritualidade de Sales
Tradução e adaptação: P. Tarcizio Paulo Odelli - SDB 

Nenhum comentário:

Postar um comentário