terça-feira, 9 de julho de 2013

Perspectivas Salesianas 17 - Escutando a Palavra de Deus... e obedecendo
























"...mais felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática" (Lc 11, 28)

"Nós levantamos bem alto o lecionário da Bíblia na procissão de entrada ao iniciar a celebração da Eucaristia, o incensamos antes da leitura em ocasiões solenes e com o "Aleluia" fazemos o prefácio da leitura do Evangelho. Este não é um livro qualquer. Na verdade, todas estas palavras e ações demonstram o respeito que temos ao texto bíblico e que esperanças temos em lê-lo e interpretá-lo",  escreve Lawrence S. Cunningham.
Muita coisa mudou com a leitura das Escrituras desde o século XVII de São Francisco de Sales. É uma regra do século XXI a sede dos leigos cristãos por um sentido cristão na Bíblia através de um estudo dedicado, escutando e partilhando as leituras. A Bíblia, uma biblioteca de livros, é a Palavra de Deus expressa numa forma única, excepcional, o que não se pode dizer de nenhuma outra composição humana. O Concílio Vaticano II afirma que a Igreja cumpre e reverencia a Palavra de Deus.
É muito interessante ler as palavras de São Francisco de Sales uns quatrocentos anos atrás, sobre a Escritura. "Seja fiel à Palavra de Deus, seja aquela ouvida nas conversas familiares, com amigos espirituais ou nos sermões. Escute-a sempre com atenção e respeito; faça bom uso dela, não deixe que se perca, mas carregue-a em seu coração..."
"Devemos preparar-nos para ouvir a Palavra com a atenção que merece, não como se fosse qualquer outra palavra."
"Devemos abrir os nossos corações   à presença da Majestade Divina, receptivos ao seu orvalho celeste."
"Quando ouvimos a Palavra de Deus numa homilia ou quando a lemos  num livro, devemos colocá-la espiritualmente em nossa mente... em obediência, submetamo-nos às coisas concernentes à vontade de Deus que são ensinadas para a nossa perfeição e para o nosso progresso espiritual."
"Receba a Palavra com um espírito  de devoção, humildade e reverência.  Ouça-a com atenção."
Sua mensagem enfatiza a preparação  e ação quando ouvimos a Palavra. Como fazemos isso?
* Reverência: Escutar com confiança  é aceitar a palavra do Pai. As Escrituras não são tanto uma fonte de informações como uma palavra que requer uma resposta. A Bíblia não é lida para satisfazer a uma comunidade, mas para descobrir um chamado de Deus e requer a nossa resposta. Se aceitarmos, mudamos. Se rejeitarmos, erramos redondamente e acontece o que disse São Jerônimo: "A ignorância da Escritura é ignorância de Deus".
* Preparação: Comece por estudar as leituras do domingo nas Escrituras.   Nossa igreja proporciona um ciclo bem estruturado que nos oferece a oportunidade para ler e usar mais de 80% da Bíblia e nos prepara para ouvir o esperado e o inesperado.
* Atenção: Concentre-se realmente em ouvir a Palavra. Escutar é estar alerta para aquilo que o Espírito está dizendo ao mundo hoje. Limite as distrações para estar preparado.
Cada um de nós leva para a Missa experiências e perspectivas diversas no que concerne a leitura da Bíblia. São Francisco de Sales gostaria que lutássemos para sermos cristãos de verdade, que levam a inesgotável  riqueza da Palavra de uma forma séria e reverente, aplicando-a em suas vidas. Ele sugere que, com um espírito de devoção e atenção ouçamos e escutemos as verdades da Escritura assim como buscamos a perfeição em todas as nossas práticas espirituais. Lembre-se que a presença de Deus está na Palavra e a presença da Palavra está na Criação. Lembre-se especialmente do nosso chamado a ser Palavra de Deus na vida dos outros.

Para reflexão pessoal

1. Está a minha mente tão distraída que tenho dificuldade em permanecer  atento à Palavra de Deus?
2. Qual é o impacto que tem a palavra  de Deus na minha vida?
3. Como me preparo para receber a Palavra de Deus?
4. De que maneira eu posso receber a mensagem de servir e amar a Deus?
5. Levei a "Boa Nova" aos outros?
6. Neste momento da minha vida, que parte de mim tem maior necessidade do poder de cura  da Palavra de Deus?

Nenhum comentário:

Postar um comentário