sexta-feira, 1 de março de 2013

Reflexão salesiana para o terceiro Domingo da Quaresma - 3 de março de 2013



Destaque: "O lugar em que estás é uma terra santa."

Perspectiva Salesiana

Um anjo apareceu a Moisés nas chamas de um arbusto, um arbusto que queimava sem se consumir. Sem dúvida, Moisés não podia acreditar no que seus olhos estavam vendo. Mas se ele se surpreendeu com a revelação, imagine sua surpresa quando soube que ele estava na presença de Deus.
Moisés estava em terra santa.
Na verdade estamos sempre de pé e pisando em solo sagrado. Nosso mundo com todas  as pessoas que o habitam, foram criados à imagem e semelhança de Deus. Nosso mundo e todas as pessoas que o habitam, foram salvos pela vida, pelo amor, morte e ressurreição de Jesus. O nosso mundo - e todas as pessoas que o habitam, são inspirados e sustentados pelo Espírito Santo.
Nosso mundo e tudo o que nele existe, é um dom de Deus. Por isso tudo é digno de profundo respeito e reverência.
Porém, temos respeito?  Será que nós tratamos os nossos corpos como um solo sagrado? Por acaso nos relacionamos com o ambiente como se fosse um solo sagrado? Será que vemos os nossos dons e nossos bens materiais como solo sagrado? Reverenciamos os outros e nossos relacionamentos como solo sagrado?  Será que vemos nos jovens um solo sagrado, propiciando caminhos para seu protagonismo no seguimento de Jesus Cristo? Em suma, realmente respeitamos e reverenciamos os outros como se fossemos lugares nos quais nos encontramos com o divino?
Moisés tirou suas sandálias na presença de Deus como um símbolo de respeito. Podemos mostrar o nosso respeito e reverência para com a presença do divino em nós e nos outros, removendo as coisas mais importantes em nossas vidas: a inveja, o ciúme, a fofoca, o engano, gula, avareza, ira, preconceito, violência e tudo o mais que não nos permite pagar o devido respeito ao Deus que vive dentro de nós e entre nós.
Mas não é o suficiente remover de nossas vidas esses pensamentos, sentimentos, atitudes ou ações que não nos permitem reconhecer o solo sagrado em nós mesmos e nos outros. Devemos também incorporar as qualidades enumeradas no Salmo 103. Devemos agir com bondade e compaixão, lutar para garantir que se faça a justiça, promover os direitos de todos os oprimidos, ser misericordiosos, tentar controlar nosso temperamento, ser generosos em tudo.
Estamos de pé, caminhamos e vivemos numa terra santa mesmo se não estivermos conscientes disso. Assim como o arbusto da sarça ardente, que os nossos pensamentos, sentimentos, atitudes e ações sejam símbolos convincentes e visíveis desta verdade em nossas vidas e nas vidas dos outros.

P. Michael S. Murray, OSFS - Diretor-geral do Centro de Espiritualidade de Sales.
Tradução e adaptação: P. Tarcizio Paulo Odelli

Dos escritos de São Francisco de Sales

As leituras de hoje são dirigidos aos catecúmenos que se preparam para o batismo. As Escrituras revelam como Deus cuida daqueles que, como Moisés e a mulher samaritana, tem fé e esperança, e sabem como vivê-las. Sobre isso, São Francisco de Sales acrescenta: "A fé de Moisés na palavra de Deus foi o que lhe permitiu usar seu cajado para conseguir que a água fluísse da rocha. É preciso prestar atenção à Palavra de Deus para que possamos alimentar-nos dela ao cumprirmos nossas obrigações neste mundo. Toda a nossa bondade consiste em aceitar a verdade que está na Palavra de Deus e perseverar nela. Na Eucaristia, o "Verbo Divino que se fez carne" é quem nos alimenta.
Nosso dever é crescer na Palavra de Deus. Mesmo nos momentos em que não estão orando, se comportam como se estivessem fazendo. Pensem durante o dia na infinita bondade de Deus para que tais pensamentos os renovem. A boa leitura também ajuda a avivar o coração, que, com ela adquire nova força e vigor.
No entanto, também temos que nutrir e fortalecer a Divina Palavra, abrindo nossos corações. Temos que estar vigilantes, e refletir sobre tudo o que Deus tem para revelar nas profundezas de nossos corações. Nosso dever é digerir a palavra divina parar esta possa tornar-se parte de nós, para que nos nutra e nos fortaleça. Então, como Jesus, nós podemos transformar nossas palavras em ação e implementar os ensinamentos que recebemos, com pleno discernimento das necessidades mais imediatas.
O desejo de Nosso Salvador é que confiemos plenamente na Divina Providência. Aqueles que confiam em Deus sempre colherão os frutos de sua fé. Nosso Salvador se encarrega de cuidar de todos aqueles que mostram que realmente estão dispostos a deixar em suas mãos a fadiga e a ansiedade que produz  o empenho para avançar na santidade.
Pode haver momentos em que nos perguntamos se esse desejo de agradar Deus para o resto de nossas vidas vai durar para sempre.
"Porque é verdade que neste mundo não há nada mais fraco, e mais suscetível a mudanças do que nós! Portanto, devemos expressar a nosso Senhor nossas boas intenções. Ele renovará nossa disposição tantas vezes quanto necessário, de modo que assim tenhamos a determinação suficiente para viver a Palavra de Deus nesta vida.

(Adaptaçao dos escritos de São Francisco de Sales)

Nenhum comentário:

Postar um comentário