sexta-feira, 8 de março de 2013

Reflexão Salesiana para o IV Domingo da Quaresma - 10 de março de 2013



Destaque: "Deixai-vos reconciliar com Deus"

Perspectiva Salesiana

O tempo da Quaresma nos desafia a "nos afastarmos do pecado e a crer na boa notícia." Para usar a linguagem da segunda carta de Paulo aos Coríntios, o tempo da Quaresma nos lembra da nossa necessidade de afastar-nos das trevas e ser uma nova criação, ser "a santidade de Deus."
A mensagem é clara: não é suficiente nos afastarmos do pecado, não é suficiente nos afastarmos da escuridão. Podemos comparar a nova criação com os dois lados de uma moeda: ao mesmo tempo em que nos afastamos da escuridão, também devemos andar e nos aproximarmos da luz.
Devemos ser "embaixadores de Cristo".
São Francisco de Sales escreveu: "Não cometer um homicídio pode ser fácil", mas é extremamente difícil viver de um modo que promova a vida de forma consistente. "É fácil não roubar nossos vizinhos", mas é muito mais difícil cuidar e tratar todas as coisas que Deus nos deu, com respeito. "É fácil não dar falso testemunho no tribunal", mas pode ser muito difícil dizer a verdade numa conversa. "Pode ser fácil não ficar bêbado", mas viver uma vida sóbria é totalmente diferente. "Pode ser fácil não desejar a morte de outra pessoa." Mas desejando felicidade, saúde e sucesso dos outros é outra coisa. "Não caluniar outra pessoa numa conversa pode ser fácil", mas falar de tal maneira que contribua para a formação de tal pessoa pode ser muito difícil.
Nossas práticas durante a Quaresma, a prática de viver cada dia, cada hora, cada momento, deve ser equilibrada: devemos afastar-nos do mal e devemos crescer no bem. Às vezes não nos esforçamos o suficiente para praticar a bondade, justiça e verdade. Anunciar a boa notícia como embaixadores de Cristo pode ser a forma mais eficaz de renunciar as más notícias do pecado.
No Evangelho vemos o quanto Deus está disposto a ir ao nosso encontro para nos ajudar a converter-nos para a própria santidade de Deus. As ações do filho pródigo (isto é, sua extravagância precipitada e desperdício) que provocaram sua queda só podem ser reparadas por ações do pai pródigo. Observem o pai quando ele vai, não uma, mas duas vezes, para mostrar o extraordinário por seu filho. Também em nossas próprias vidas, quer reconheçamos ou não, Deus continua impregnando, inspirando e nutrindo seu amor singular, inspirando-nos a partilhar o mesmo amor extraordinário com os outros. Lembramos nesta Campanha da Fraternidade que este amor extraordinário deve ser vivenciado os jovens. O filho pródigo era jovem e o Pai (Deus) o recebeu com mil atitudes de amor e de carinho quando retornou aos seus braços.
Até onde estamos dispostos a ir? Estamos dispostos para viver um amor extraordinário em nossas vidas e no nosso relacionamento com os outros, principalmente com os mais jovens? Estamos dispostos a ser a ser embaixadores de Cristo e da santidade de Deus?

P. Michael S. Murray, OSFS - Diretor geral do Centro de Espiritualidade de Sales.
Tradução e adaptação: P. Tarcizio Paulo Odelli - SDB

Nenhum comentário:

Postar um comentário