sexta-feira, 15 de março de 2013

Reflexão Salesiana para o Quinto Domingo da Quaresma - 17 de março de 2013



















Destaque: "Eu também não te condeno. Podes ir e, de agora em diante, não peques mais".

Perspectiva Salesiana

Deus nos propõe uma vida melhor, uma vida de santidade. Basta acolher em nós o amor e a misericórdia de Deus. São Paulo nos diz que "considera tudo como perda diante da vantagem suprema que consiste em conhecer a Cristo Jesus, meu Senhor." Eis ai um programa de vida. São Francisco de Sales nos propõe a nos libertar-nos do pecado, a não ficarmos ligados a ele.
Nos últimos dias temos ouvido muito sobre o genoma humano. Os cientistas estão fazendo uma rápida sequência de descobertas sobre os nossos genes. Alguns estão falando sobre a clonagem humana e outros sobre outras pequenas manipulações genéticas. Estas descobertas podem nos fazer pensar se estamos realmente livres, livres para pecar ou para fazer o bem. Talvez, como a cor dos olhos, os nossos genes determinam nossas ações. Por isso a mulher pega cometendo adultério, que é o tema do evangelho de hoje, realmente não fosse responsável por seus atos e não precisasse ser perdoada.
A questão da responsabilidade humana não é nova. Algumas pessoas sugerem que o que somos é determinado por nossa cultura e pela maneira como fomos criados. O famoso psicólogo B. F. Skinner argumenta que o ambiente nos condiciona. Sigmund Freud enfatizou a importância das relações que formamos na tenra idade.
Os cristãos acreditam que, mesmo quando a família, o ambiente e os genes nos influenciam, eles não determinam quem somos. Nós somos livres. Este quadro reflete as duas coisas, tanto o bom senso como os ensinamentos do Evangelho.
São Francisco de Sales, ao escrever na sua Introdução à Vida Devota, começa com a purificação da alma - a conversa mais profunda da alma com Cristo. Se uma pessoa pensa em ter uma vida espiritual profunda para tornar-se santo, para tornar-se mais livre, ele ou ela deve deixar para trás as racionalizações do passado, deve deixar de recusar aceitar a responsabilidade e envolver-se mais profundamente com Cristo. Não são meus genes, ou meu ambiente, minha família - sou eu dizendo livremente!
Para Sales esta conversão, e este é o ponto crucial, não está somente relacionada com o pecado em si, mas também com a nossa afeição pelo pecado.
"As pessoas que abandonaram o pecado, mas que ainda permanecem ligadas a ele, se parecem como as meninas que são anêmicas. Elas não estão mortas, mas estão sempre pálidas. Elas comem sem apreciar a comida, elas dormem sem relaxar, riem sem alegria e se arrastam em vez de andar. " [Stefan Edition, p. 24-25]
A alma vigorosa convertendo-se para Cristo, substitui este afeto débil por um amor por bens mais profundo. O tempo de oração, a atenção aos outros, os atos de compaixão para com os pobres e o perdão pelo mal que foi feito contra, caracterizam a alma que progride em seu esforço para se tornar discípulo ou discípula de Cristo.

P.Michael S. Murray, OSFS - Diretor-geral do Centro de Espiritualidade de Sales.
Tradução e adaptação - P. Tarcizio Paulo Odelli - SDB

Dos escritos de São Francisco de Sales

As leituras de hoje nos prometem uma vida eterna enquanto vivemos e acreditamos no Espírito de Cristo que habita em nós. São Francisco de Sales oferece a seguinte reflexão sobre estas promessas: "Quando um falcoeiro remove o capuz que cobre a cabeça da ave, esta avista a sua presa e abre suas asas, pronta para voar e para capturá-la. Ao ser retido pelo falcoeiro, o pássaro se esforça para tentar libertar-se. O mesmo acontece conosco quando a fé tira o véu da ignorância e percebemos que o nosso maior bem é Deus. Então decidimos voar na sua direção, mas as condições de nossa vida mortal nos retêm. Isso pode fazer com que o nosso fervor se converta em tristeza".
 No entanto, não devemos vacilar ou deixar que o desespero tome conta. Deus assegurou-nos, através de mil promessas escritas nas Escrituras, de inspiração divina, que colocou em nossos corações, o modo para conseguir uma vida de infinita bondade e que isso é possível. Ainda assim, devemos estar dispostos a usar os meios que Ele nos deu. Se você se dedica a viver de acordo com os ensinamentos de nosso Senhor crucificado, o desejo da bondade de Deus se tornará progressivamente uma esperança alimentada pelo seu amor. Nosso Salvador nunca nos deixará. Basta que o escolhamos para segui-lo. Depois de ter sido curado pelo amor que o Espírito de Jesus derrama em seus corações, poderão continuar a ir adiante e sustentar-se de pé por conta própria, apoiados na virtude de sua nova saúde e do amor sagrado.
É próprio da natureza humana ter certos desejos e pensamentos egoístas. Mesmo assim devemos impedir que eles atrasem a nossa jornada na busca da bondade de Deus e no cumprimento de suas obras. Bem-aventurados são aqueles cujo amor é o serviço abnegado a Deus. Ele jamais permitirá que permaneçam improdutivos e inúteis! Mesmo que o sacrifício que fazemos para Deus seja pequeno, Ele irá derramar sobre nós abundantes bênçãos nesta vida e na próxima. A segurança que Deus infunde em nós através de suas promessas do paraíso, reforça infinitamente nossa vontade de continuar a apreciar a bondade de Deus em Jesus Cristo, cujo Espírito habita em nós.

(Adaptado dos escritos de São Francisco de Sales)

Nenhum comentário:

Postar um comentário