quarta-feira, 6 de março de 2013

Perspectivas Salesianas 11 - Prática ... que leva à perfeição ...

"Sede perfeitos como vosso Pai que está nos céus é perfeito". (Mateus 5,48) Jesus chama cada um de um de nós para ser perfeito, isto é, permitindo-nos purificar-nos e transformar-nos pelo poder e amor salvífico de Deus, tornando-nos fontes deste poder salvador nas vidas de nossos irmãos e irmãs. Em poucas palavras, mostrando em nossas próprias vidas, cada um da sua própria maneira, a imagem e semelhança de Deus a cuja imagem fomos criados, e cuja glória estamos destinados a compartilhar.
Precisamos ser claros sobre aquilo que nos torna perfeitos ou não.
É como um processo. É como uma viagem. É como estar cooperando com a graça do Espírito Santo, para permitir ao Altíssimo penetrar em cada nervo do nosso ser. É como aprender a ser humano de modo completo de tal maneira que demos gloria a Deus e por cada um de nós mesmos. É como "viver em Jesus". Não é perfeccionismo. Não é como estar sem imperfeições. Não se trata de viver como anjos. Não se trata de um destino. A Espiritualidade Salesiana  nos  ajuda a  viver o chamado a sermos perfeitos, a sermos santos.
Seja realista: Estabeleça metas para crescer numa perfeição que seja razoável. "Sua imaginação formou um ideal de perfeição absoluta que é impossível de se conseguir" deixando-a “como se estivesse pesada por gravidez e incapaz de dar a luz num nível maior de vida espiritual", escreveu São Francisco de Sales a uma mulher devota.
Utilize meios simples. Os caminhos elevados nem sempre são os melhores. “Pratique as virtudes do dia a dia: paciência com os outros, trabalho, humildade, bondade de coração, afabilidade, tolerância com nossa própria imperfeição e outras pequenas virtudes similares.”
A perfeição requer que mencionemos nossas imperfeições. "Queridas imperfeições", diz São Francisco de Sales. "Elas nos obrigam a reconhecer nossas falhas e nos fazem praticar a humildade e a paciência. A não sermos egoístas e estarmos alertas. Pois Deus olha a honestidade de nossos corações e vê que é perfeita."
A paciência é o meio mais seguro para alcançar a perfeição. São Francisco Sales diz: "Seja paciente com outros, mas principalmente com você mesmo. Não se preocupe com as suas imperfeições, e tenha sempre coragem para levantar-se sozinho após uma queda. Esteja disposto a começar novamente, tantas vezes quanto for necessário. Não existe melhor maneira de crescer em relação à perfeição na vida espiritual do que iniciar novamente uma e outra vez, e nunca pensar que já conseguimos." 
Ser perfeito é não ser o que acreditamos que devemos ser. A perfeição não é algo parecido como chegar a conhecer a visão de Deus de quem eu sou, e confiar na graça para fazer isso aconteça de acordo com o plano de Deus e não com o meu.
Não se preocupe com sua perfeição. Nem com sua alma. Deus, a quem pertencemos, cuidará dela e a encherá com todas as graças, consolações e bênçãos do amor divino. Deus assegurará a felicidade, nos adverte Santa Joana Francisca de Chantal.
No momento, a prática é o que pode nos tornar perfeitos. Em poucas palavras, como podemos nos tornar perfeitos?
Poderia ser surpreendentemente semelhante ao conselho que se dá aos que esperam algum dia ter fama na Broadway: "Prática, prática, prática. Que é a prática que o torna perfeito."
Para refletir:
1. O que você entende por perfeição?
2. Se você fosse perfeito, como você se veria ou se sentiria?
3. Você já experimentou o perfeccionismo alguma vez?
4. Qual a forma para ser "perfeito" na tradição Salesiana que é mais atraente para você?
 5. Qual das que experimentou é a mais difícil?
6. O que seria mais proveitosa para você neste momento de sua vida?

Nenhum comentário:

Postar um comentário