sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Reflexão Salesiana para o 1º dia do ano de 2012


Maria – Mãe de Deus

Destaque: “Quanto a Maria, guardava todos estes fatos e meditava sobre eles em seu coração”.

Perspectiva Salesiana

“Olhe para Maria em todas as circunstâncias da sua vida. Em seu quarto de Nazaré ela mostra sua modéstia através do seu medo, sua candura ao esperar ser instruída e ao perguntar, sua submissão e sua humildade quando se chama a si mesma de escrava. Olhem para ela em Belém: ela vive uma vida simples e pobre, ela escuta os pastores como se fossem doutores instruídos. Olhem para ela na companhia dos reis: ela não se atreve a fazer discursos. Olhem para ela durante o tempo de sua purificação: ela vai ao templo para cumprir os costumes da igreja. Durante a viagem para o Egito e de regresso ela simplesmente obedece a José. Ela não considerava que estava desperdiçando seu tempo quando foi visitar sua prima Isabel. Ela o considerou como um ato de amor e de cortesia. Ela buscou Nosso Senhor não somente quando sentiu ele alegria, mas também quando ele chorou. Ela sentiu compaixão ao ver a pobreza e a confusão daqueles que a convidaram para o casamento. Ela estava parada aos pés da cruz, cheia de humildade, cheia de virtude e nunca atraindo atenção para si mesma quando expunha suas qualidades” (Stopp, Cartas Seletas, pg 159.)

Quando Maria aceitou ser a mãe de Jesus ela recebeu mais do que esperava no início. O fato de ter dado o “Sim” ao convite de Deus para ser a mãe do Messias mudou sua vida para sempre. Mas, como observou São Francisco de Sales ela constantemente reafirmava este “Sim” ao experimentar a vontade de Deus para com seu filho, a vontade de Deus para com seu esposo e a vontade de Deus para com ela. Nos bons, nos maus e em outros momentos, ela aceitou completamente cada uma das situações que teve que viver.

Nós também somos chamados a dar vida a Jesus, e mesmo não sendo um chamado para dar vida física, nosso chamado é um desafio não menos importante nem menos exigente do que Maria teve que enfrentar.

Assim como podemos observar na vida de Maria, dar vida a Jesus não é um fato que acontece somente uma vez: é um processo que dura toda a vida. Dizer “Sim” para dar vida a Jesus significa ter fé na vontade de Deus para conosco e para com os outros, um dia, uma hora, e cada momento ao longo de nossas vidas. Dar vida a Jesus é aceitar completa e profundamente a responsabilidade, os fatos e as circunstâncias em determinados momentos das nossas vidas. É aceitar os golpes e manter a convicção de que Deus nos ama e nos protege.

Maria nos recorda que dar vida a Jesus pode nos trazer mais do que uma inconveniência, uma dor de cabeça ou dores de coração. Mesmo assim, a vida de Maria se apresenta para nós como uma forma poderosa de recordar-nos que a fidelidade de uma pessoa para com Deus pode mudar o mundo para o bem.

Para sempre.

P. Michael S. Murray, OSFS é o Diretor do Centro Espiritual de Sales. 
Tradução do espanhol: P. Tarcizio Paulo Odelli - SDB

Nenhum comentário:

Postar um comentário