sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Reflexão Salesiana para o dia do Natal – 25 de dezembro de 2011


Quando visitei Chieri, próximo à Turim, tirei esta foto desta tela, onde Nossa Senhora apresenta o Menino Jesus à São Francisco de Sales. Diante desta tela João Bosco, ainda jovem estudante em Chieri, rezou muitas vezes. Por isso escolhi esta imagem para representar o Natal de Jesus. E desejo a todos um Feliz Natal com o Menino Jesus presente, como o grande Presente que Deus nos deu. 

Alguns pensamentos de São Francisco de Sales sobre o natal:

Quando uma pessoa quer construir uma casa ou um palácio deve levar em conta para quem está construindo a dita casa. Seguramente utilizará planos diferentes, dependendo do status social da pessoa. Assim aconteceu com o Divino Mestre. Deus construiu o mundo para a Encarnação do Filho. A sabedoria divina previu desde a eternidade que a Palavra adotaria nossa natureza ao chegar a terra. A fim de conseguir este objetivo, Deus escolheu uma mulher, a santíssima Virgem Maria que deu a vida a Nosso Salvador.

Por meio da Encarnação Deus nos fez ver algo que a mente humana dificilmente jamais poderia imaginar ou entender. É tão grande o amor de Deus por todos nós que no momento em que se fez humano desejou cumular-nos com sua divindade. Deus desejou coroar-nos com bondade e dignidade divina. Deus quis que fôssemos seus filhos, porque fomos criados à sua imagem e semelhança.

Nosso Salvador veio a este mundo para ensinar-nos o que devemos fazer para poder preservar esta semelhança divina de Deus. Com muita seriedade devemos encher-nos de coragem para viver de acordo com aquilo que somos. Nosso Salvador veio para que nós pudéssemos viver a vida ao máximo. Ele sempre se mostrou completamente cheio de misericórdia e bondade para com a família humana.

Muitas vezes quando as almas mais endurecidas vivem como se Deus não existisse, Nosso Salvador lhes permite encontrar Seu Coração cheio de piedade e de misericórdia para com eles. Todos aqueles que conhecem esta verdade guardam um sentimento de gratidão por terem tido a oportunidade de vivê-la. Desejamos em nosso lar que tudo que temos venha de Deus. Quando abrimos nossos corações a Seu amor, estamos dando vida ao Menino Jesus dentro de nós, para assim contribuir a estabelecer o reino de Deus na terra.

(Adaptação dos escritos de São Francisco de Sales)

Destaque: “A Palavra se fez carne”.

Perspectiva Salesiana

“Vocês levam em suas almas a Jesus Cristo, o menino mais apreciado do mundo, e até o momento em que ele seja trazido ao mundo, vocês vivem na carne as próprias penúrias de seu aparecimento. Mas sejam bons de coração porque estes sofrimentos passarão e a alegria eterna permanecerá com vocês por terem contribuído para dar vida a este homem. Ele será revelado a diante de vocês uma vez que hajam dado forma em seus corações, através de suas obras, imitando sua vida e seu exemplo” (IVD III, Cap. 3)

Ao participarmos da celebração eucarística do natal estamos dando vida a Jesus. Nossa reunião para celebrar a santa eucaristia representa claramente o nascimento milagroso de Jesus entre nós. Para descrever o mistério da Encarnação, São João diz que “A Palavra se fez carne e habitou entre nós”. Isto não somente quer dizer que ele adquiriu um corpo humano, que se tornou homem. Isto quer dizer que desde este momento Deus se uniu permanentemente à humanidade. Significa que ele trabalhará e se manifestará à humanidade e através da humanidade. Significa que podemos descobrir Deus por meio de nossa própria humanidade e que através de nossa humanidade ele se descobre diante de nós. Significa que Deus está totalmente imerso e totalmente comprometido com nossa existência. É por isso que, de certo modo, tudo o que tem a ver conosco não lhe é alheio. Ele se envolveu ativamente em nossos problemas, em nossos defeitos, em nossos fracassos, como também em nossos sucessos e em nossos triunfos.

Se Deus, através da Encarnação tornou as preocupações humanas sua própria preocupação, então todos aqueles que dedicam suas vidas a segui-lo não podem permanecer distantes, despreocupados ou alheios diante dos problemas do mundo. Tudo o que é verdadeiramente humano, a pobreza, a enfermidade, a injustiça, os preconceitos raciais, o amor, a paz, não deve ser estranho para nós.

O mistério do natal nos recorda que Cristo precisou da carne, da humanidade para poder nascer, para poder ter vida. Ainda agora ele precisa fazer uso da carne, da nossa carne e da nossa humanidade para viver e para permanecer vivo neste mundo. Quando nós entregamos nossa humanidade para que Cristo possa nascer em nós, para que possa viver entre nós e com os outros, estamos perpetuando o mistério do natal e é como se verdadeiramente contribuíssemos para dar a luz à Cristo.

P. Alexander Pocetto, OSFS – Centro Valley PA
Tradução: P. Tarcizio Paulo Odelli, SDB

Nenhum comentário:

Postar um comentário