quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Imaculada Conceição



No ano de 1602, no dia 8 de dezembro Francisco de Sales foi consagrado Bispo na igreja de Thorens, onde tinha sido batizado em 1567. Francisco de Sales, recordando esta data escreveu dois anos uma carta onde afirma que tinha feito “uma grande e terrível promessa de servir às almas e de morrer por elas, se conveniente for. Então, verdadeiramente Deus me tirou de mim mesmo para dar-me ao seu povo”.

Sabemos que ele teve uma grande devoção para Maria. Toda a vida de Francisco de Sales está marcada por uma constante devoção mariana. Maria está continuamente presente em sua palavra, em seus sermões, em seus escritos, como o está também em seu coração e em sua vida.

Quero destacar esta frase: “Estou plenamente decidido a não querer outro coração que não seja aquele que ela me dá, esta doce Mãe dos corações, esta Mãe do santo amor, esta Mãe do coração dos corações”.

“A Santíssima Virgem gozou do maior privilégio de todas as criaturas e era para ser, desde o primeiro momento da sua Imaculada Conceição, sempre completamente obediente à vontade de Deus. Nossa Senhora não mudou, nem por um só momento vacilou ou foi sujeita à alteração e não se desprendeu jamais desta primeira união e adesão à vontade de Deus. Ela não pode jamais declinar da primeira graça recebida da Divina Majestade, mas merecia continuamente novas graças. E nós, pobres criaturas, somos tão instáveis em nossas resoluções! Quem entre nós pode dizer de si que é sempre constante? Num momento queremos uma coisa e logo depois algo diferente. E assim alteramos os nossos afetos de uma hora para outra”. (Sermões 26)

Nenhum comentário:

Postar um comentário