quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Reflexão domingo Salesiana - Quinto Domingo do Tempo Comum - 06 de fevereiro de 2011


As leituras de hoje nos lembram que somos a luz do mundo. Para São Francisco de Sales, isso significa partilhar a nossa vida em Cristo com os outros, a fim de glorificar a Deus:

Assim como Jesus iluminou o mundo com o resplendor da Sua vida, nós também devemos fazer o mesmo com nossas vidas. Deveríamos nos sentir honrados por termos sido escolhidos para esta missão. Consideremos a nobreza e a excelência do ser humano. Está dotado com o dom da compreensão com o qual conhece este mundo visível e que existe um Deus. Sabemos que existe a eternidade. Sabemos também qual é a melhor maneira para viver bem neste mundo visível, para poder desfrutar de Deus por toda a eternidade. Além disso, temos uma vontade mais nobre que pode amar a Deus e ao próximo. Olhemos nossos corações e vejamos como ele é generoso. O amor de Deus nos chama para amar os outros.

Nós não podemos amar nosso próximo demais, pois o amor de Deus ocupa o primeiro lugar no nosso coração. A imagem de Deus em todos nós é a nossa motivação mais forte para amarmo-nos uns aos outros. Amar o próximo nos dá a oportunidade de fazer muito para Deus. Não digamos que eu não somos virtuosos o suficiente ou que não temos talento para falar bem. Isso não importa. Vamos em frente. Façamos o que temos que fazer. Deus vai nos inspirar o que dizer e o que fazer. Se alguma vez tivermos medo, digamos: "O Senhor proverá." Nosso coração só encontra descanso em Deus, que cuida de nós.

Não se preocupe se você não está produzindo os frutos que você deseja. Você só será julga-do se não cultivar fielmente estas terras secas e áridas. Outros terão uma vida mais abundante pelo exemplo que dão. Caminhe, pois, na simplicidade e cheio de coragem. Nosso Salvador estará sempre com você enquanto você trabalha para a glória de Deus. Assim como as estrelas estão escondidas sob o sol, assim "A nossa vida está escondida em Cristo com Deus." Andar na luz de Deus e compartilhar a abundância do amor de Deus em nós, pois so-mos luz do mundo.

(Adaptado dos escritos de São Francisco de Sales)

Destaque: "Vocês são o sal da terra. Vocês são a luz do mundo".

Perspectiva Salesiana

Jesus proclama a todos que desejam segui-lo que devem ser luz para o mundo e sal da terra. Estas são imagens poderosas, tão fortes hoje, quanto o eram quando Cristo as proclamou pela primeira vez. Para os discípulos de cada tempo e lugar, essas imagens não são meros reforços. Não, elas são um constante desafio para entregar-se para Deus e para os outros, o que Jesus fez.

Para ser luz para o mundo é preciso iluminar os outros com a verdade e a misericórdia de Deus. Da mesma forma, essa mesma luz, deve expor os pecados do orgulho, a inveja, a mes-quinhez, a indiferença, injustiça e tudo o que nos cega da verdade e da misericórdia divina que Cristo conquistou para nós. O pecado é algo que torna mais difícil ver em nós mesmos e nos outros a luz e o amor de Jesus Cristo, não somente nos libertando das trevas, mas também não permitindo fazer tudo o que é bom e vivificante.

Na luz de Jesus, vemos a fonte de toda luz. Vemos o amor criador do Pai, recebemos o amor redentor de Jesus, experimentamos o amor de inspiração do Espírito. Isso, porém não é suficiente para fazer a luz brilhar sobre os outros: é preciso também permitir que a luz penetre e permeie todas as fibras do nosso ser. Deus-luz deseja mostrar aos outros como a luz pode nos transformar.

Para ser sal precisamos aceitar o fato de que, para seguir a Cristo, nossos esforços - ou a falta deles - têm um impacto sobre os outros, independentemente de estarmos conscientes disto ou não. Existem momentos em nossas vidas onde perdemos o nosso gosto por Deus e/ou as coisas de Deus. Algumas vezes somos tentados a acreditar que nossos esforços do dia a dia no seguimento de Cristo simplesmente não fazem uma diferença positiva na vida dos outros, sem falar no plano global de Deus para a salvação. Ao contrário do sal, no entanto, podemos recuperar o gosto em fazer o que é justo e bom por meio da oração, dos sacramentos e, talvez, muito mais pela prática das virtudes, que muitas vezes somos tentados a deixar.

P. Miguel Murray, OSFS, é o Diretor Executivo do Centro de Espiritualidade Sales.

Nenhum comentário:

Postar um comentário