sábado, 12 de fevereiro de 2011

6 º Domingo do Tempo Comum (13 de fevereiro de 2011)

Destaque

"Ouvistes que foi dito ... mas eu digo a você."

Perspectiva Salesiana

No Evangelho de hoje Jesus nos chama a uma vivência "maior" do amor. Jesus nos exorta a evitar a certo tipo de prática espiritual que faz apenas o mínimo que é exigido: viver a vida pelo método do "bom e suficiente". Jesus diz que para cumprir o mandamento, não basta evitar matar o vizinho, mas evitar viver com raiva - ou guardando rancor contra - o vizinho. Na verdade, devemos nos reconciliar com o próximo. Não é o suficiente não cometer adultério; também devemos evitar olhar os outros de maneira que possam ter como objetivo a nossa própria gratificação ou vantagem. Na verdade, ao invés de desperdiçar nosso tempo olhando para os outros, usemos nosso tempo para no examinar a nós mesmos. Não é suficiente evitar fazer juramento falso; evitemos colocar-nos em situações que precisemos jurar por nada. Basta dizer o que deve ser dito.

São Francisco de Sales procurou viver Jesus como "amor maior" e escreveu na Introdução à Vida Devota: “A verdadeira devoção, Filotéia, pressupõe o amor de Deus, ou melhor, ela mesma é o mais perfeito amor a Deus. Esse amor chama-se graça, porque adereça a nossa alma e a torna bela aos olhos de Deus. Se nos dá força e vigor para praticar o bem, assume o nome de caridade. E, se nos faz praticar o bem frequentemente, pronta e cuidadosamente, chama-se devoção e atinge então ao maior grau de perfeição" (IVD, Parte 1, Cap. 1.)

São Francisco de Sales também nos desafia para evitar o minimalismo espiritual. Não seremos bons somente porque não mentimos, temos que ser verdadeiros. Não seremos bons somente por evitar a gula, precisamos ser disciplinados. Não seremos bons somente porque somos austeros, mas devemos ser generosos. Não seremos bons porque evitamos ferir os outros, é preciso curar os outros.

Pedimos a Deus que nos ajude a viver este grande amor. Ajude-nos a evitar a tentativa de simplesmente 'sobreviver' na vida, nos ajude a entender o que significa realmente viver plenamente... por amor.

P. Murray S. Miguel, OSFS, é o Diretor Executivo do Centro de Espiritualidade Sales.

Nenhum comentário:

Postar um comentário