sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

8º Domingo do Tempo Comum (27 de fevereiro de 2011)

Destaque


"Pode a mãe esquecer-se do filho pequeno,a ponto de não ter pena do fruto do seu ventre? Se ela se esquecer, eu, porém, não me esquecerei de ti.

Perspectiva Salesiana

Escusado será dizer que todos nós já passamos por momentos em nossas vidas nos quais nos sentimos plenamente identificados com as palavras de hoje, tiradas do capítulo quarenta e nove do Livro do Profeta Isaías: "O Senhor abandonou-me, o Senhor esqueceu-se de mim!"  Quaisquer que sejam as circunstâncias - a perda de um emprego, uma doença grave, a morte de um ente querido, o fim de um relacionamento - cada um de nós talvez tenha se perguntado se não desaparecemos da tela do radar do divino Deus. No entanto, o que experimentamos nos momentos difíceis e desafiadores não é o de termos sido esquecidos por Deus. Ironicamente, pode ser que nós é que realmente nos esquecemos Dele.

Na Introdução à Vida Devota de São Francisco de Sales diz: "Deus está em tudo e em todos os lugares. Não existe um lugar ou objeto neste mundo onde Deus não está realmente presente. Nós todos sabemos desta verdade, mas nem todos a mantemos em nossas mentes. Os cegos sabem achar-se na presença de um príncipe, embora não o vejam, conservam-se em posição respeitosa; mas, porque não o veem, facilmente esquecem a sua presença, e, uma vez esquecida, ainda com maior facilidade perdem o respeito que lhe é devido. Infelizmente, não podemos ver Deus que está presente em nós: pois, conquanto saibamos que ele está presente em todas as coisas, a falta de atenção produz em nós os mesmos efeitos que se o ignorássemos de todo". (Parte II, cap. 2).

A questão não é se escolhemos intencionalmente nos esquecer de Deus. O que acontece é que na maioria dos dias, como diz o ditado, o que está "longe da vista, está longe do coração". É certo que os tempos difíceis e as preocupações aguçam nossa percepção naquilo que nós interpretamos como a ausência de Deus. Mas o que realmente acontece, e muitas vezes, especialmente nos momentos da vida cotidiana, é que nos esquecemos de que sua presença é real e constante. Dito isto, a realidade é que às vezes não sabemos lidar com coisas, e por isso nos sentimos abandonados por Deus. Francisco de Sales nos dá o seguinte conselho: "Lembre-se que Deus está presente não só onde você está, mas também está presente num momento muito especial em seu coração, no centro de sua mente ... Isto  não é um produto da imaginação,  é a verdade absoluta. Mesmo se não podemos ver, a realidade é que Deus está nos observando de cima. " (Ibidem )

Durante os tempos difíceis - durante os bons tempos -  tratem de lembrar (sem intenção de brincadeira) que Deus não se esqueceu de você: Ele nunca vai te esquecer. Mesmo se não podemos ver com nossos próprios olhos, Deus sempre mantém o olhar fixo em nós, por assim dizer. Mais importante, Deus habita em nós, muito próximo, em nossas mentes em nossos corações, nos nossos corpos, nas nossas almas, em nossos espíritos. Deus está sempre conosco, em nós e entre nós.

Tente se lembrar disso... sempre.

O P. Michael S. Murray, OSFS é o Diretor do Centro Espiritual de Sales.

Nenhum comentário:

Postar um comentário