segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Vida de São Francisco de Sales - Preboste de Genebra

Francisco se debate em dúvidas. Era chegado o momento de responder ao chamado do Senhor: Francisco vinha prestando atenção para vários fatos estranhos que lhe aconteciam. Certa vez, ao andar a cavalo, o mesmo se empinou e o jogou por terra. A espada e a bainha caíram ao chão, formando uma cruz. Isso aconteceu por três vezes.

O jovem de Sales ficou intrigado com esta tríplice coincidência e pensou: “será que isso é um chamado de Deus? será um aviso para que eu deixe o mundo e me consagre ao espiritual?” Conversa com o P. Déage. Consulta a mãe. Ela se emociona e se enche de alegria. Promete que lhe dará todo o seu apoio e que estará pronta para suavizar os ataques de ira do pai, quando souber da notícia. E sem mais começa a fazer as vestes sacerdotais: batina, alva, etc. Ela não esquece que antes deste seu primeiro filho vir ao mundo, o viu, em sonhos, convertido num pastor que devolvia ao rebanho do “Bom Pastor” muitas ovelhas que andavam extraviadas. Agora começaria a realizar-se este seu sonho. Conversa também com seu primo, o Cônego Luís, que lhe promete ajudar na sua decisão vocacional.


Com a morte do Preboste dos Cônegos de Genebra, Francisco Deronis, o representante da Cúria Episcopal escreve para Roma solicitando que Francisco de Sales seja nomeado Presidente dos Cônegos. As Bulas de nomeação são firmadas em Roma no dia 7 de março de 1593. Põe condição: que seja ordenado sacerdote. Com isso foi mais fácil falar com seu pai e comunicar que Deus o chama para ser padre. Através da mãe, Francisco tenta obter a autorização do pai, que é negada num primeiro momento. No dia 9 de março Francisco fala diretamente com o pai, mostrando as Bulas e suplicando que aprovasse e abençoasse a resolução de ser padre. “Quem te aconselhou isto?


Esperava que irias me sustentar na minha velhice... Tens irmãos aos quais deves ser pai! Por que recobrir tantos estudos com uma batina? E a cabeça com um solidéu eclesiástico?  De qualquer modo, um pensamente deste requer um pouco mais de reflexão.”

“Pai – respondeu Francisco – te servirei até o final da vida, prometo servir em tudo os meus irmãos... Me falaste para refletir. Posso dizer que a ideia do sacerdócio a tenho desde quando era menino.”  O pai chora. Luís apresenta as Bulas. A Mãe diz: “é necessário dar licença para este filho antes que faça como Santo Aleixo e São Bernardo: fugir de casa.”  Fez-se um silencio. Depois o pai lhe disse: “Meu filho, faça em Deus e por Deus aquilo que Ele te inspira. De minha parte, te dou a minha bênção.”



 No dia 10 de maio de 1593, na igreja da Vila de La Thuile  foi realizada a cerimônia da vestidura clerical. No dia 12 de maio de 1593 foi investido no cargo de Preboste dos Cônegos da Catedral de Genebra (Annecy). Do dia 18 de maio até o dia 7 de junho de 1593 ele fez um retiro espiritual preparando-se para receber as ordens menores e o subdiaconato. No dia 08 de junho de 1593 ele renuncia ao direito de primogenitura em favor do irmão Gallois e no dia seguinte, 09 de junho de 1593 recebeu as ordens menores de D. Granier. Foi ordenado sacerdote no dia 18 de dezembro de 1593.



Nenhum comentário:

Postar um comentário