quinta-feira, 7 de outubro de 2010

28 Domingo do Tempo Comum - 10 de outubro de 2010



As leituras de hoje enfatizam a gratidão. Esta virtude tem um papel central na Espiritualidade Salesiana. São Francisco de Sales a inclui como parte do seu método para a meditação. Abaixo reproduzimos algumas orações salesianas contemporâneas sobre a gratidão:

Graças Senhor Deus por acalmar a confusão na minha alma para que não tropece, por substituir a minha ansiedade e preocupação pela atenção e dedicação, e por me lembrar que uma coisa é necessária: a confiança em ti.

Agradeço Senhor Deus por todos os presentes que me destes hoje. Só tu sabes quantas vezes, no meu zelo para fazer as coisas do meu jeito, eu não te reconheci. Agradeço a paciência que tens comigo. Te peço para que eu possa permitir-te fazer a tua parte.

Graças Senhor Deus por abençoar meus esforços, sem te importares se foram grandes ou pequenos ou se foram realizados bem ou mal. A única coisa que te importa é que eu fiz um esforço para fazer a Tua vontade. Esta foi sempre suficiente.

Obrigado por responder à minha ira com a tua bondade, por responder com tua verdade às minhas mentiras insignificantes, para curar minhas feridas e curar aqueles que machuquei.

Obrigado por me ter levando pela mão neste dia. Obrigado por um dia inteiro de mil exames triviais e pequenas oportunidades, e a força que eu peguei emprestado de ti nestes momentos dispersos quando eu reconheci a tua presença, e eu respondi o melhor que eu poderia fazê-lo.

Obrigado por plantar em cada canto deste dia, pequenos lembretes de tua presença, em outras palavras, doces inspirações para o florescimento no amor. Cultive estas inspirações em mim todos os dias que estão para chegar. Por favor, não pare agora!

Obrigado por caminhar comigo, conversar comigo, e suavemente me guiar no jardim de teu amor. Obrigado por me colocar neste jardim onde somente eu te encontrarei.

(Adaptación basada en Libera tu Corazón (Set Your Heart Free), de John Kirvan, Ave Maria Press, 1997).
Ouvir
Ler foneticamente

Destaque

"Um deles, ao perceber que estava curado, voltou glorificando a Deus em alta voz; atirou-se aos pés de Jesus, com o rosto por terra, e lhe agradeceu."

Perspectiva Salesiana

Devemos admitir: quando algo de bom nos acontece, muitos de nós sentimos que merecemos. Os nove "leprosos" do Evangelho de hoje certamente se sentiam assim. Eles pediram a Jesus para ter misericórdia, que, na cultura do Oriente Médio significava "Faça o que puder por nós.” Eles perceberam que somente Jesus poderia fazer algo por eles, por causa de sua reputação. Certamente, a lição a sermos gratos nos é familiar. Ainda assim, vejamos o contexto anterior e posterior do fato acontecido no evangelho de hoje.

Na semana passada Jesus nos disse que quando fazemos o que se espera, não fazemos nada a mais do que a nossa obrigação. O autor faz Jesus dizer: "Somos servos inúteis; fizemos o que devíamos fazer." Isto parece estar em contraste com o Evangelho desta semana, que nos ordena sermos agradecidos quando alguém faz o que "o que estão obrigados a fazer."  Pode-se dizer, culturalmente, como Jesus podia e devia. O evangelho da semana passada proclamou "a necessidade de orar sempre e não desanimar."

No Evangelho da semana passada, os apóstolos pediram um "um aumento da fé." Na próxima semana, Jesus aparecerá muito perturbado com a fé do povo, quando diz, "Mas o Filho do homem, quando vier, será que ainda vai encontrar fé sobre a terra?”

Uma ideia muito comum no mundo ocidental sobre a doença é que ela é um obstáculo que nos impede de sermos ativos e nos engajarmos na vida. Na cultura do Mediterrâneo, “a doença retira uma pessoa de seu status e deixam perturbados os seus parentes. Pessoas que sofrem de um problema de pele chamado de "lepra" são excluídas de render culto com a comunidade. Esta experiência humana era muito mais deprimente do que as lesões da pele." (João Pilch, O Dicionário Cultural da Bíblia.) Jesus "limpou" todos os dez, mas "um deles ... viu que ele tinha sido curado... " A condição de sua pele, não somente tinha desaparecido, mas ainda, o mais importante para o homem no Oriente Médio é que ele poderia se reuniu com a comunidade.

Francisco Sales fala das "inspirações" da fé no Livro 2 de Tratado do Amor de Deus: "A inspiração (que) chega como um vento sagrado para impulsionar o ar do amor sagrado, toma posse de nossa vontade e a move por um sentimento de prazer celestial . Tudo isso... se produz em nós, porém, sem nós , porque é o favor de Deus que nos prepara para esta forma. Esta mesma inspiração e este mesmo favor que se apoderaram de nós mescla sua ação como o nosso sentimento, anima nossos movimentos fracos incentivado por sua própria força e aviva nossa cooperação frágil pelo poder do seu funcionamento. Assim, pois, nos ajudará, nos guiará e nos acompanhará no amor e para amar até chegar o ato mais sagrado da fé que é necessário para a conversão." Será que foi isso que aconteceu com o homem que voltou ? O que o Evangelho diz foi que (ele) “voltou glorificando a Deus em alta voz; atirou-se aos pés de Jesus, com o rosto por terra, e lhe agradeceu.” Será que ele estava agradecendo somente pelo fato de ter sido libertado de uma doença de pele?  Creio que sua sincera gratidão estava baseada no seu reconhecimento de que lhe tinha sido dada a "inspiração" para a fé. Ele concordou com esta inspiração e ao fazê-lo, se encheu de louvor a Jesus! "Então Jesus disse ao samaritano: "Levanta-te e vai! Tua fé te salvou".

O Padre Michael S. Murray , OSFS é o Diretor do Centro Espiritual de Sales. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário