quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Viamão – 15 a 17/10/10 – Fórum reúne Família Salesiana do Rio Grande do Sul

“A nossa Espiritualidade Salesiana é um tesouro. Viemos aqui para saciar nossa sede e notamos que são várias as famílias que estão bebendo da mesma água”. Assim falou o P. Leoclides Dalla Nora, Oblato de São Francisco de Sales, de Palmeira das Missões durante a homilia da missa do dia 16 de outubro. Ele estava se referindo ao 1º Fórum de Espiritualidade Salesiana que aconteceu em Viamão, na Paróquia Santa Isabel, dos Oblatos de São Francisco de Sales de 15 a 17 de outubro.

O 1º Fórum reuniu 86 religiosos e leigos que vivem a Espiritualidade Salesiana no Rio Grande do Sul. Estavam presentes o Instituto Secular São Francisco de Sales(leigas consagradas), Oblatos de São Francisco de Sales, Leigos da Família Salesiana pertencentes a paróquias dos Oblatos, Salesianos de Dom Bosco (P. Tarcizio Paulo Odelli e Ir. Elígio Calligaris), Filhas de Maria Auxiliadora, Apóstolas da Sagrada Família (de Santa Rosa), ADMA da Obra do Novo Lar de Viamão e Leigos “Amigos de São Francisco de Sales” de Montevidéu, Uruguai.

Na noite do dia 15 foi feita uma dinâmica para que os participantes se conhecessem. Foram distribuídas sementes para lembrar que devemos semear a Espiritualidade Salesiana em nossas presenças. Na manhã do dia 16, o P. Valdir Formentini, OSFS apresentou uma síntese com as características da Espiritualidade Salesiana, através da alegoria do caminho, iniciando com uma frase de S. Francisco: “O Caminho não foi feito para se sentar, mas para caminhar”. O P. Valdir acentuou que na ES “este caminho é o caminho do Amor. Amor a Deus e ao próximo.” Lembrou também a todos que a santidade está ao alcance de todos. Esta é certamente uma das maiores contribuições do Bispo de Genebra para a espiritualidade moderna. E apresentou um texto do Papa Paulo VI, onde este declara que São Francisco de Sales foi precursor do Concílio Vaticano II, pois tinha uma “visão perspicaz e progressista”. P. Valdir comentou também 14 sinais da ES. A seguir os participantes fizeram um trabalho em grupo, recordando outros sinais e elementos que poderiam ser colocados no caminho da ES, como é visualizada a ES no contexto eclesial e pastoral, tanto local como universal.

Na parte da tarde houve uma mesa redonda, onde os vários grupos apresentaram como vivem a Espiritualidade Salesiana e como ela é divulgada. A parte dos SDB foi apresentada pelo P. Tarcizio Paulo Odelli. Acentuou no final que Dom Bosco se fixou naquilo que era essencial no Bispo de Genebra: amor, amabilidade, doçura, compreensão, paciência, simplicidade, entrega, sacrifício, perdão e confiança.

À noite o Provincial dos Oblatos fez uma apresentação da Filotéia. A noite encerrou com uma festa comemorando o aniversário do P. Charles, OSFS.

O dia 17 foi destinado ao engajamento de cada grupo destacando os pilares da ES para a caminhada do cristão no mundo de hoje.

“Foi sem dúvida uma experiência inédita e maravilhosa para todos os que participaram deste encontro. Inédita porque acredito que é a primeira vez que se realiza um encontro aqui no sul do Brasil com vários grupos que vivem a ES, não só da Família Salesiana de Dom Bosco. Uma semente que promete se desenvolver, pois se viu muita animação e alegria por parte de todos os participantes que desejam divulgar cada vez mais a Espiritualidade Salesiana”, disse o P. Tarcizio. 




Um comentário:

  1. Ola, já fez tempo que enviei um e mail para o Padre Carlos Borba, compartilhando que estou em Rio desde maco ate dezembro fazendo uma pós graduação em psicopedagogia, queria que vcs me facilitaram contatos da igreja local. Felizmente ja estou integrado á Pastoral da Psicologia, da Moradores de Rua, também participando dum programa radial "Ora et Labora" na Radio Catedral da Arquidiocese de Rio de J.
    Necessito urgente contatar-me com as leigas consagradas de Francisco de Sales, por favor me passa seu endereço, obrigado, Ps. Anibal Aliandre - Psicólogo Institucional - Colegio Mariano - Montevideo - Uruguay

    ResponderExcluir