quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Domingo 29 do Tempo Comum 17 de outubro de 2010

Reflexão Salesiana do domingo


As leituras de hoje nos desafiam a sermos firmes na nossa fé na bondade de Deus, ficando atentos à Sua Palavra. São Francisco de Sales também destaca o valor desta perseverança:

A Perseverança é o valor com o qual receberemos a coroa da vitória. Mas quando se trata de prática, esta parece ser a mais difícil de todas as virtudes, dada a fragilidade e inconsistência do espírito humano. Num minuto nós queremos fazer uma coisa, mas em seguida mudamos de ideia. Temos que manter a vigilância constante sobre nós mesmos. O néctar do amor divino não pode ser destilado num coração onde o nosso velho homem é senhor e mestre. Para crescer no amor de Deus São Francisco diz que devemos trabalhar diligentemente para pôr de lado nosso egoísmo e viver de acordo com a razão, e não de acordo com as tendências mundanas.

Tenham coragem. Um professor nunca exige que seus alunos saibam tudo sem direito a cometer um erro. É suficiente que os alunos se esforcem da melhor maneira possível para aprender a lição. Você já observou as pessoas que estão aprendendo andar a cavalo? Muitas vezes elas caem. Mesmo assim não se dão por vencidas. Porque uma coisa é ser golpeado uma vez ou outra, e algo completamente diferente é ser derrotado.

Nem sempre temos que sentir-nos fortes e cheios de coragem. É suficiente ter esperança de que Deus vai nos dar essa força e coragem, exatamente onde e quando necessário. Certamente nunca fomos obrigados pelo Senhor a continuar a caminhada sem estarmos prontos. Ele nos dará a força quando chegar o momento. Se formos fiéis progrediremos muito. A Perseverança é o dom mais desejável que podemos esperar nesta vida. Por esta razão, devemos rezar para podermos ser constantes, utilizando os meios que Deus nos deu para alcançar este objetivo: a oração, ajudando os outros, participando regularmente dos sacramentos, associando-nos com pessoas boas, ouvindo e lendo a Sagrada Escritura.

Devemos ser como aqueles que navegam no mar. Eles observaram a estrela do norte para conseguir avançar bastante, porque eles sabem que estão indo na direção certa. Não tem medo porque sabem que esta bela estrela e a divina bússola, que é Nosso Senhor, nunca os trairá.

(Adaptado dos escritos de São Francisco de Sales)


Destaque

"Jesus disse aos seus discípulos uma parábola sobre a necessidade de orar sempre e não desanimar."

Perspectiva Salesiana

Num mundo perfeito, estaríamos sempre conscientes da presença de Deus que nos criou, nos redimiu e que tem nos inspirado. Num mundo perfeito nós sempre reconheceríamos e sempre aproveitaríamos as muitas oportunidades que Deus nos dá para fazer o que é certo, o que é bom, o perdão, criativos, animadores e para fazer o que é amoroso. Num mundo perfeito, nós seríamos sempre animados e entusiasmados com a vida e a viveríamos cada dia, cada hora, cada momento como uma dádiva de Deus. Num mundo perfeito, nada nos distrairia de fazer coisas que realmente importam na vida.

O nosso mundo, é claro, não é nada perfeito. Estamos longe de sermos perfeitos.

Às vezes nos esquecemos da presença de Deus. Às vezes perdemos as oportunidades que Deus nos dá para fazer a coisa certa, aquilo que é bom e amoroso. Às vezes não apreciamos suficientemente o dom da vida - e de cada momento que temos nesta vida. Às vezes, somos consumidos por preocupações triviais, mesmo insignificantes. Às vezes simplesmente não temos forças.

Às vezes parece que perdemos o coração.

A oração nos lembra da presença de Deus. A oração nos ajuda a ver as inumeráveis ocasiões que temos cada dia para crescer na virtude e para nos afastarmos do pecado. A oração nos capacita para aceitar com gratidão o dom de cada novo dia que vem. A oração nos mantém unidos a Deus, nos mantém ligados com o divino em nós e é a oração que nos mantém conectados com o Divino nos outros.

A oração não é tanto o que fazemos, mas, principalmente, é uma atitude, e uma visão - que desenvolvemos e aprofundamos.

Francisco de Sales descreve a oração assim: "A essência da oração não consiste em estarmos sempre ajoelhados, mas manter as nossas mentes claramente ligadas à vontade de Deus em todos os eventos." (Sobre a Vida de Jesus, P. 295) Além disso, ele observa: "A oração é a água benta que faz com que as plantas dos nossos desejos cresçam verdes e floresçam, purifica as nossas almas das suas imperfeições, e sacia a sede da paixão em nossos corações." (Ibidem, p. 309)

A oração nos dá a humildade para reconhecer onde andamos, nos faz aceitar onde estamos e nos dá a coragem de pensar onde vamos.

No meio das nossas ocupações, frequentemente exigentes, algumas vezes frustrantes e muitas vezes esmagadoras, a oração nos ajuda a permanecer conectados com as pessoas e as coisas que realmente importam na vida. Quando nós "... entregamos nossos corações a Deus, mil vezes por dia" (Ibidem, p. 298), sabemos que seremos verdadeiramente felizes, saudáveis e santos.

A oração faz com que nossa mente esteja sempre alerta... para que assim sejamos pessoas de coração.

O P. Michael S. Murray, OSFS é o Diretor do Centro Espiritual de Sales.

Nenhum comentário:

Postar um comentário