domingo, 26 de setembro de 2010

Francisco estudante em Pádua (3)

“Diamante insensível”
     Assim as jovens mais insinuantes de Pádua chamavam a Francisco de Sales.
     Um dia os colegas convidaram Francisco para visitar um famoso sábio que, segundo eles, acabava de chegar à cidade. Levaram-no a uma grande sala onde se encontra uma mulher jovem que afirma ser a esposa do grande sábio.
     Ela lhes diz que o Doutor virá dentro de alguns momentos e os outros jovens vão saindo do salão e deixando somente Francisco com a mulher.
     Então ela começa com suas adulações, a querer tomá-lo pela mão, sorri perfidamente e começa a pronunciar palavras de namorados, de elogios a sua elegância e amabilidade. Os outros expiam curiosamente do lado de fora, por uma porta ligeiramente entreaberta. Francisco reage calmamente, mas com valentia: “Senhora, eu imaginava que você fosse uma mulher digna. Eu não vim aqui para expor-me a nenhum jogo. Eu a respeito, porém você também tem que me respeitar. Eu sou um homem sério e não aceito adulações de mau gosto.” E afastando-se com toda dignidade, tomou seu chapéu e saiu rapidamente da casa. Os outros, ao vê-lo vir em direção à porta, saíram correndo a toda pressa e depois comentavam: “desta vez não foi Dalila quem venceu Sansão.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário