terça-feira, 7 de setembro de 2010

Francisco em Pádua - 1588-1592 (1)





Depois de seus estudos em Paris, volta para sua casa. Seu pai quer que se doutore em direito na Universidade de Pádua. Ali é matriculado em novembro de 1588. Cidade da arte e da ciência. Cidade do “Santo” (Antônio) Impôs-se 8 horas diárias de estudo: 4 horas para o estudo do direito, obedecendo a seu pai e 4 horas estudando teologia. A guisa de passatempo estudou botânica e até medicina.
Durante três anos se impregnou com o direito justiniano.
Em teologia colocou-se sob a direção do P. Antonio Possevin (1534-1611) – jesuita, humanista, educador e teólogo – compôs a obra “Biblioteca selecta de ratione studiorum (1593).  O tema central de seus estudos teológicos foi a “Graça”. ( a graça e seus socorros, a graça e a predestinação;  predestinação e a reprovação.)

Irá desenvolver uma “espiritualidade salesiana”: não omite o termo “indispensável.” Não vai ao Tabor da alegria cristã ao triunfo da Páscoa sem passar pelo calvário. Francisco de Sales sabe que Deus nos espera a todos no momento da agonia e é ai que nos defrontamos com o Absoluto e onde nosso destino eterno é decidido.



Nesta época lê o livro “Combate espiritual” escrito em 1589 por D. Lorenzo Scupoli.  Nele encontra sua finalidade precisamente definida e seu caminho exatamente determinado. Lê: “a perfeição não consiste nas práticas exteriores, na religião formal, mas em total desapropriação de nossa vontade e resignação à de Deus, submetendo-nos não apenas a Ele, mas a toda criatura por seu amor e isto unicamente para seu beneplácito, porque Ele assim o quer e porque Ele merece ser servido e amado” (Ch I)

O objetivo do amor é agradar a Deus por uma submissão absoluta de amor. Tal é a regra de ouro da santidade salesiana. A submissão ao beneplácito divino unicamente liberta; a revolta nos une ao nosso tormento. Aqui começam o céu e o inferno!



No final de 1590 ou começo de 1591 elabora um “Regulamento de vida”, de acordo com seu diretor espiritual, P. Antonio Possevin. Resumidamente é assim:
  1. Exercício da preparação – “Fá-lo-ei ao menos uma vez por dia: a saber, de manhã; consiste num exame de previdência, feito na presença de Deus, daquilo que se prevê advenha durante o dia.”
  2. Depois escreve 7 artigos para bem passar o dia. “De manhã, logo ao despertar, darei graças a Deus... Depois, pensarei em algum sagrado mistério... Não faltarei de assistir todos os dias a Santa Missa”... O terceiro  destes artigos é original: “Como o corpo tem necessidade de entregar-se ao sono para descansar e repousar os membros lassos, assim também é necessário que a alma disponha de algum tempo para dormitar e descansar entre os braços do celeste Esposo, a fim de por este meio restaurar as forças e o vigor das potências espirituais: portanto, destinarei todos os dias tempos determinados para esse sagrado sono, para que minha alma, à imitação do discípulo bem-amado, durma em toda segurança sobre o amável peito, isto é, no coração amoroso do amoroso Salvador.” 

Nenhum comentário:

Postar um comentário