sexta-feira, 17 de setembro de 2010

25º Domingo do Tempo Comum - 19 de setembro de 2010



     O Evangelho de hoje nos diz que as pessoas que vivem em torno de si mesmas e de suas necessidades manipulam suas amizades. O cristão, por outro lado, deve se concentrar em ser uma pessoa confiável e servir um Mestre. Aqui estão alguns dos pensamentos de Sales São Francisco em relação à amizade:
     A existência e a continuidade da verdadeira amizade requer uma estreita comunicação entre os amigos. Quando sentimos um grande apreço por aqueles que amamos, abrimos nossos corações para a sua amizade de tal modo que suas inclinações, boas ou más, possam entrar em nós. Quando uma abelha qualquer sai em busca exclusivamente de mel, ao sugar, sem saber, absorve também as qualidades venenosas da planta da qual tirou o mel. Nosso Senhor nos disse que devemos ser bons banqueiros e bons cambistas. Não recebam dinheiro sujo com dinheiro bom. Isto significa não se comprometer com qualquer tipo de amor que seja contrário ao amor de Deus.
     É verdade que nós amamos nossos amigos apesar de seus defeitos. Ainda assim, a verdadeira amizade requer que nós compartilhemos o bem, não o mal. Os que procuram ouro na areia do rio, o vão peneirando e a areia vai sendo depositada na margem. Da mesma forma aqueles que compartilham de uma boa amizade devem remover a areia das imperfeições e não permitir que estas entrem em suas almas.
     A verdadeira amizade reside no coração, onde o amor de Deus ocupa um lugar principal. Portanto, esta amizade está radicada no amor de Deus, e isso garante que vai durar para sempre. Esta amizade anima, ajuda e aconselha os amigos para que façam boas obras. Quando duas pessoas passam numa estrada escorregadia se apoiam um no outro para não cair. O mesmo acorre com a amizade verdadeira. Isto nos mantém a salvo e nos ajuda diante dos muitos perigos que enfrentamos. A amizade não permite que o amigo pereça diante do mal sem primeiro tentar ajudá-lo e encaminhá-lo no caminho do bem, porque a verdadeira amizade só pode sobreviver entre as verdadeiras virtudes. A amizade é boa, santa e sagrada. Como é bom amar-nos e apreciar-nos uns aos outros neste mundo, pois da mesma maneira o faremos eternamente, na próxima vida!

(Adaptado dos escritos de São Francisco de Sales)


Destaque:

“Quem é fiel nas pequenas coisas também é fiel nas grandes, e quem é injusto nas pequenas também é injusto nas grandes.”

Perspectiva Salesiana

"Um pequeno passo para um homem. Um salto gigante para a humanidade."

     As palavras do astronauta Neil Armstrong - acompanhado do "som" do seu pé plantado na superfície da lua - criou uma imagem global que afirmou de vez o nosso potencial como homens e mulheres. Também nos deu uma imagem que inspirou os futuros homens e mulheres para trabalharem em conjunto a fim de realizarem coisas maiores ainda dentro do nosso potencial humano.
     Em seu livro Almas Gêmeas (p.8), Thomas More sugere "a fabricação de almas" em termos de símbolos e imaginação. Na verdade, a sua premissa maior sobre a conversão e a transformação é que mudar as imagens é crucial para poder mudar as prioridades e os comportamentos.
     Mudar o foco foi a intenção de São Francisco em seu livro Introdução à Vida Devota. Uma mudança fundamental que, para ele estava ligada ao modo de conceber a imagem da santidade na vida católica. A imagem predominante de então era a do mosteiro, que acentuava a vida católica comprometida, como um projeto que está distante dos assuntos do mundo. A nova imagem era a corte, da mãe de família, do ferreiro, isto é, de qualquer pessoa, que via a vida católica como um projeto comprometido com assuntos do mundo. Ele diz: “Onde quer que estejamos, podemos e devemos aspirar a viver uma vida de compromisso. "(IVD, Parte 1, Capítulo 3)
     A imagem Salesiana oferece uma lente para ver a mensagem das Escrituras do dia de hoje.  Lucas em sua parábola, e Amós em seu pronunciamento profético falam ao homem ou a mulher envolvidos nos negócios da vida e convida-os a viver de tal modo que mostrem a mais alta expressão da dignidade e do destino que Deus lhes deu. Amós, do lado negativo, fala dos "chamados crentes” que ficam ansiosos para que a celebração litúrgica termine e assim possam retornar à fraude na busca do lucro. Jesus, de modo positivo, indica a prudência injusta do auxiliar na hora de satisfazer as suas necessidades em tempos de crise. Ele deseja esta qualidade da prudência inteligente para todos os crentes comprometidos que querem amar e servir a Deus com suas vidas, durante e após a crise.
     O que pode manter o católico comprometido no caminho da prudência inteligente? Sales oferece a imagem da oração e a reflexão para cuidar da alma nesta situação. Ele diz que os católicos comprometidos devem "imitar as crianças pequenas que com uma mão seguram seu pai enquanto que com a outra mão colhem morangos." (IVD, Parte 3, Capítulo 10)
     O mais importante que podemos fazer para converter-nos em tudo o que poderemos ser no mundo dos negócios (ou em qualquer lugar de importância) é fazer um esforço para permanecer atentos. O tempo usado para fazer uma oração e uma honesta reflexão nos ajuda a manter contato conosco, com os nossos valores, com nossa comunidade de fé, nossos vizinhos, e por excelência com Deus. Por trás da imagem Salesiana está a consciência de Francisco Sales de que pode isso acontecer com a melhor das intenções "no meio do trabalho duro." (Cartas da Direção Espiritual, P. 163 )
     A justiça, bem como os seus homólogos, a beleza, a verdade e o amor, muitas vezes podem permanecer como uma abstração. A justiça que é tecida no coração do católico comprometido, homem ou mulher de negócios (na verdade, de qualquer pessoa) pode ser coletivamente um "salto gigante para a humanidade", no sentido de um mundo mais justo e mais amoroso.

O P. Michael S. Murray, OSFS é o Diretor do Centro Espiritual De Sales.

Nenhum comentário:

Postar um comentário