sexta-feira, 28 de maio de 2010

A Santíssima Trindade (Ciclo C) 30 de maio de 2010



     Hoje é o domingo da Santíssima Trindade. São Francisco de Sales enfatiza que devemos buscar a união no amor com os outros de uma maneira que reflita o amor que existe entre as três pessoas divinas.

     Os atos de bondade de Deus para com a família humana são atos das três Pessoas. Sua bondade transborda sobre a saúde espiritual de toda a família humana porque fomos feitos a imagem e semelhança de Deus. O Pai provê todos os meios necessários para que nós glorifiquemos a bondade divina de Deus. O Filho, que veio a este mundo, elevou nossa natureza acima dos anjos. Ao tornar-se humano, Nosso Senhor se tornou semelhante a nós e nos fez a sua Semelhança para que pudéssemos desfrutar o tesouro que é a nossa vida eterna. O Espírito, que veio avivar os Apóstolos que formaram a Igreja continua outorgando-nos vida por meio do amor divino.

     Ninguém pode chegar a imaginar ou a entender a união que existe entre as Três Pessoas da Trindade. É por isso que Jesus nos chamou para nos unirmos ao amor sagrado da melhor maneira possível e não para que nos unamos de forma idêntica à da Trindade. Porque através de Cristo participamos do amor divino da Trindade, que nos torna filhos de Deus.

     Os filhos do mundo estão todos separados uns dos outros já que seus corações se encontram em lugares distintos. Por outro lado, os filhos de Deus que tem seus corações “no lugar onde se encontra seu tesouro”, somente tem um tesouro que é o próprio Deus. Sempre permanecem juntos e unidos pelo amor de Deus. Nosso Salvador nos restaurou em igualdade de condições e sem exceção alguma nos fez à Sua semelhança. Portanto, não deveríamos sentir um amor ardoroso e genuíno por esta mesma semelhança nos outros? Não fomos chamados a amar nada que seja ruim nos outros, somente a imagem e semelhança de Deus. Apreciemos, então, o fato de sermos filhos de Deus que buscam unir-se de modo similar ao das Três Pessoas da Trindade, cujo amor divino e transbordante alimenta e transforma toda a família humana.

(Adaptado dos escritos de São Francisco de Sales)

Perspectiva Salesiana da festa da Santíssima Trindade


     Deus se revela diante de nós como Pai criador e amoroso, um Filho que nos nutre e nos redime e um Espírito que nos desafia e nos inspira. Fomos criados à imagem e semelhança da Trindade; somos chamados a viver uns com os outros nesta terra a imagem e semelhança da Trindade. O fato de estarmos destinados para a glória dos céus é a imagem e semelhança da Trindade.

     A Trindade nos fala da plenitude criativa; a Trindade nos fala da abundância da cura; a Trindade nos fala da generosidade que inspira.

     O Espírito Santo, a Sabedoria de Deus, é a fonte dos dons que necessitamos para poder experimentar e personificar este Deus Trino em nossa vida do dia a dia. São Francisco de Sales escreveu no Tratado do Amor de Deus: “Nós necessitamos de temperança para aplacar as inclinações rebeldes da sensualidade; justiça para fazer o que é correto na relação com Deus, com nossos vizinhos e conosco mesmos; fortaleza para que possamos permanecer fiéis a nosso compromisso de fazer o bem e para poder evitar o mal; prudência para descobrir as formas mais apropriadas para que possamos buscar o que devemos aspirar e recusar tudo aquilo que é o verdadeiro mal; entendimento para penetrar nos primeiros e mais importantes fundamentos ou princípios da beleza e da excelência da virtude e finalmente, sabedoria, para contemplar a natureza divina, a primeira fonte de tudo o que é bom” (Tratado do Amor de Deus, Livro 11, Cap. 15)

     Soa familiar? Deveria: nós conhecemos isso como os “sete dons” do Espírito Santo.

     O amor que vem deste Deus trino, este amor que é uma parte fundamental daquilo que nós somos, contém todos estes dons. Francisco de Sales descreveu este amor como “uma açucena esplêndida que tem seis pétalas mais brancas do que a neve e em cujo centro se encontra os pequenos e formosos pistilos dourados da sabedoria que trazem a nossos corações o sabor amoroso da bondade do Pai, nosso Criador, a misericórdia do Filho, nosso Redentor, a doçura do Espírito Santo, nosso Santificador”. (Ibid)

     Tão misteriosa como é a Trindade existem duas coisas que são realmente claras: nós somos chamados a personificar a plenitude criativa de Deus, a abundância da cura de Deus e a generosidade inspiradora de Deus e nós fomos agraciados com os dons necessários para tornar este chamado uma realidade.

     O Deus Trino – Pai, Filho e Espírito nos ajudem a refletir – clara e convincentemente – sua imagem em nossas mentes, nossos corações, nossas atitudes e nossas ações. Dá-nos a graça para ser o deleite nas vidas dos outros no dia a dia.

(P. Michael S. Murray, OSFS é Reitor do Centro de Espiritualidade Sales)

Nenhum comentário:

Postar um comentário