sexta-feira, 21 de maio de 2010

Domingo de Pentecostes




O grande amor e os cuidados de Deus se manifestam novamente na Festa de Pentecostes. O fato de que o Espírito Santo vive em nós é algo essencial na espiritualidade de S. Francisco de Sales.

O amor é o que dá vida ao coração. O Espírito Santo, que nos foi concedido, derrama o amor divino em nossos corações. O Espírito é como uma fonte de água viva que flui em cada parte de nossos corações e espalha a sua graça. A Graça tem o poder de atrair os nossos corações. Através do Espírito Santo, Deus desperta e anima os nossos corações para que se tornem conscientes da sua bondade. Muitas vezes temos a necessidade de que nos desperte e nos conduza pela mão, para que façamos uso apropriado de nossa força e de nossos talentos.

Se queremos sentir a presença do Espírito Santo em nós, devemos nos livrar de nossos caprichos e nossa acomodação para acolher a vontade de Deus. Devemos ser como o barro nas mãos do oleiro, para que Deus possa nos moldar e nos levar ao caminho da verdadeira saúde espiritual. Embora não possamos impedir que Deus inspire nossos corações, todos nós possuímos o poder de rejeitar o desejo que Deus tem de amar-nos. Da mesma forma, o Espírito Santo não tem nenhum desejo de trabalhar em nós sem o nosso consentimento. Mas se permitirmos, mesmo minimamente, as inspirações de Deus, que felicidade conseguiremos!

O fruto único do Espírito Santo é o amor divino que nos enche o interior de conforto, ao mesmo tempo que enche nossos coração de uma paz que perdura até mesmo no meio da adversidade, através da paciência. O amor sagrado nos torna amáveis e gentis, e na hora de ajudar os outros, o faremos com uma bondade sincera para com eles. Esta bondade que vem do Espírito Santo, é constante e perseverante e nos dá uma coragem duradoura que nos faz gentis, simpáticos e atenciosos para com os outros. Isto faz com que supor-temos as mudanças de humor e as imperfeições. Levaremos uma vida simples, que será o testemunho de nossas palavras e ações. O amor divino é a virtude de todas as virtudes. Apreciemos e cultivemos o Espírito que habita dentro de nós, para que o amor de Deus possa reinar ai também.

(Adaptado a partir dos escritos de São Francisco de Sales e de Santa Joana de Chantal).


Destaque sugerido:

"Cada um de nós os ouve falar em nossa própria língua, sobre as maravilhas que Deus tem operado."

Perspectiva Salesiana

Independentemente do fato de que eles falaram com pessoas diferentes, com línguas e culturas diferentes, os apóstolos foram compreendidos por todos os que ouviram quando proclamaram as maravilhas que Deus tinha feito.

Como isto foi possível?

Incendiados com o amor do Espírito Santo, os apóstolos estavam falando a linguagem do coração. Eles estavam falando com entusiasmo. Eles estavam falando com gratidão. Eles estavam louvando e dando graças. Eles estavam falando das profundezas de seu ser. Eles estavam falando desde sua alma.

Em suma, eles estavam falando a linguagem universal - a linguagem do coração.

Nós somos muito humanos – somos muito divinos - quando falamos a linguagem do coração, quando falamos a linguagem do amor, quando falamos e ouvimos com a alma, quando estamos baseados no Verbo feito carne.

Como bem sabemos, por experiência, a comunicação é mais do que encontrar dos o-lhos... ou da língua ou do ouvido. Comunicar-se é algo mais fácil de dizer do que de fazer. Muitas vezes compreendemos mal. Frequentemente presumimos que sabemos o que as outras pessoas estão pensando ou sentindo. Muitas vezes usamos as mesmas pa-lavras, embora tenham significados diferentes. Muitas vezes temos maneiras diferentes de dizer a mesma coisa. Ouvimos com frequência, mas muitas vezes não conseguimos ouvir. Estamos sempre falando, mas falar não é o mesmo que comunicar-se.... O coração fala ao coração.

São Francisco de Sales nos diz que o Espírito Santo vem para acender os corações dos crentes. Quando falamos e ouvimos com o coração ardendo de alegria, verdade e grati-dão, o conflito encontra um caminho para a compreensão, a confusão é a clareza, o dis-tanciamento encontra o caminho para a intimidade, a dor encontra uma maneira de curar, a frustração encontra o perdão, a violência encontra a paz, o pecado encontra a salvação.

Francisco de Sales oferece o seguinte conselho: "Fala sempre de Deus como Deus, isso significa que, com reverência e devoção, sem ostentação ou maneirismos, mas com um espírito de caridade, manso e humilde. Deixe que o mel da devoção, e das coisas divinas que são imperceptíveis ao ouvido de uma e de outra pessoa, fluam mais do que possam fluir. Ore em tua alma para agradar a Deus, e que ele faça com que este abençoado orvalho penetre no coração daqueles que te ouvem. É maravilhoso como uma proposta doce e amigável atraia os corações dos ouvintes."

Como precisamos falar, ouvir, ou praticar a linguagem do amor nos dias de hoje?

Padre Michael S. Murray, OSFS é o Diretor Principal do Centro Espiritual de Sales.

Nenhum comentário:

Postar um comentário