sexta-feira, 7 de maio de 2010

Sexto Domingo da Páscoa (Ciclo C) 9 de maio de 2010

     As leituras de hoje nos recordam que amar a Deus significa cumprir Sua Palavra. São Francisco de Sales ressalta nossa necessidade de aprender a cumprir a Palavra de Deus e de viver em Jesus, levando uma vida de oração e de virtude.

     A oração enfoca nossa mente na luz brilhante de Deus, e expõe nossa vontade ao calor do amor de Deus. A oração é uma torrente de água bendita que faz com que estas plantas, que representam nossos bons desejos, cresçam frondosos, verdes e que floresçam. Tirem um tempo, todos os dias, para meditação. Se possível, bem cedo, pela manhã, já que nesta hora suas mentes são menos susceptíveis às distrações e estão atentas, depois do descanso da noite. Peçam a Deus que os ajude a orar, do mais profundo do seu coração, para que possam viver em Jesus.

     Quando vocês meditam sobre a vida de Jesus, ao mesmo tempo em que vão aprendendo sobre suas atitudes e seu modo de ser, poderão moldar suas ações tendo como modelo Seu modo de vida. Acostumem-se, pouco a pouco, a passar da oração ao cumprimento de suas obrigações diárias, com calma e com facilidade, mesmo que as obrigações sejam totalmente diferentes dos afetos que estavam recebendo quando estavam orando. O advogado deve aprender a passar da oração para a apresentação de arrazoados, o comerciante a seu comércio, os pais de família ao cuidado de seus filhos. Devemos aprender a fazer esta transição com fluidez; a passar de nossa experiência na meditação ao cumprimento de nossas tarefas diárias, e isto requer uma vida de virtude.

     Cada pessoa deve pôr em prática, de forma especial, as virtudes necessárias para poder levar o tipo de vida para a qual foi chamada. Na hora de praticar as virtudes deveríamos preferir aquelas que melhor encaixam com nossas obrigações, no lugar de escolher aquelas que mais se acomodam a nosso gosto. Regra geral, os cometas se veem muito maiores que as estrelas, já que se encontram muito mais perto de nós. É só por isso que parecem maiores. Da mesma forma existem algumas virtudes que consideramos melhores somente porque nos parecem muito mais significativas. Mas o que devemos fazer é escolher as virtudes necessárias para opormos aos nossos fracassos e às nossas debilidades habituais, e poder, assim, avançar pelo caminho do amor sagrado. Dou-lhes um exemplo: quando a ira vos assalte, ponha em prática a doçura. Não importa quão pequeno pareça este ato virtuoso. A verdadeira virtude não tem limites. Se atuarmos com boa fé e reverenciarmos a Deus, Ele nos elevará as alturas verdadeiramente grandiosas para que possamos viver em Jesus.
(Adaptado dos escritos de São Francisco de Sales)

Nenhum comentário:

Postar um comentário