sábado, 1 de maio de 2010

Quinto Domingo da Páscoa – Ano C 02/05/2010

     As leituras de hoje nos recordam que para poder entrar no Reino de Deus devemos perseverar na fé em Jesus Cristo. São Francisco de Sales enfatiza a necessidade de perseverar no amor a Deus. A perseverança é o dom mais desejável que podemos aspirar nesta vida.

     Toda nossa felicidade está baseada na perseverança e é por isto que eu insisto que vocês perse-verem até o fim. Nosso bem-estar não consiste somente em aceitar a verdade da Palavra de Deus, mas também perseverar nesta verdade. O Espírito de Deus nos mostra como começamos para que, assim, possamos chegar ao fim. O Espírito faz com que nos alegremos com as flores da primavera, com a expectativa de que poderemos saborear os frutos no verão e no outono.

     O objetivo da vida cristã é transformar nosso espírito egocentrista no Espírito de Cristo. Ao longo de nossas vidas sempre despertam em nós certos interesses egoístas, aos quais devemos renunciar. Quanto mais nos distanciarmos de nossos desejos egoístas e aceitarmos o que Deus deseja para nós, nosso espírito humano irá se enchendo de mais paz, e pouco a pouco, se liber-tará da intranquilidade interior.

     O verdadeiro amor gosta de agradar aqueles que amamos. O exemplo que nos dão as pessoas que amamos, exerce um poder imperceptível sobre nós. Se nos deleitamos com frequência em Deus, nos amoldaremos a Ele, e nossa vontade será transformada na divina vontade de Deus. A adaptação de nosso coração ao amor de Deus ocorre quando depositamos todos os nossos afe-tos nas mãos de Deus para que Ele os modele e para que seja ele quem guie nosso espírito. Por sua vez, responderemos ao amor de Deus por meio do amor dos demais.

     A fé nos ensina que tudo o que é verdadeiro e bom em nós, provém de Deus. Por isso devemos ter suficiente coragem e uma confiança muito firme na ajuda de Deus. Ele, que nos leva pela mão, nos ajudará a suportar as dificuldades que, de outra maneira, seriam insuportáveis para nós. Se continuarmos respondendo ao amor e à misericórdia de Deus, Ele consumará a obra de nossa salvação.

(adaptado dos escritos de São Francisco de Sales)

Nenhum comentário:

Postar um comentário