terça-feira, 1 de junho de 2010

A primeira infância e influências


Francisco foi desmamado em Sales em 1569. Os dois irmãos, o Senhor de Boisy e Luis de Sales, ocupavam-se ativamente de suas propriedades: em 24 de fevereiro de 1568 tinham fundado entre eles uma sociedade de bens e pleiteavam unidos contra seus inimigos, que continuamente lhes importunavam com coisas pequenas sobre as doações dos Martigues. O Senhor de Boisy foi nomeado delegado ducal para informar a Turim sobre a situação dos nascimentos e dos bens da nobreza no Genevois. Para lá viajou em maio e aproveitou o favor do Príncipe para comprar a terra e o castelo de Brens, ao pé do Voiron, no Chablais. Tomou posse em 14 de fevereiro de 1569. No ano seguinte, no final do inverno, a peste assolava Annecy. A senhora de Boisy perdeu sua mãe e a enterraram na igreja dos dominicanos, no panteão dos Monthoux e depois ela viajou com toda a sua família para viver em Brens.

Os assuntos dos Sales se enredavam em Thorens. No dia 11 de fevereiro de 1572 Maria de Luxemburgo, depois da morte de seu pai, recobrou a baronia. Os dois irmãos combinaram entre si e em 1573 convieram que Luis ficasse em Brens e Francisco em Sales, onde o encontraremos a partir de então.

Portanto, foi em território calvinista que Francisco recebeu de sua mãe, entre os 3 e os 5 anos, sua primeira formação cristã. Dizem que seu “entorno familiar” era totalmente católico. A partir do momento que ele começou a falar, ela o fez aprender seu “pequeno credo.” O Santo nos diz que Francisca Duret foi sua “primeira preceptora”. De acordo com sua mãe, ela o ensinou “em quinze dias, o Pai Nosso, a Ave Maria, o Credo, o In manus tuas e o Anjo de Deus”. Quando conheceu as letras, ficou cativado pelo estudo. Dizem, com certo exagero, que passava “os dias inteiros folheando os livros para aprender a ler”. E, talvez aprendeu a ler com o “La Croix Depardieu,” uma espécie de abecedário muito bonito que se usava desde o final do século XV. Continha as primeiras verdades da fé e os mandamentos em verso:

Crê em um Deus somente
E ama-o mais que a nada no mundo
E a teu próximo benignamente
Pois nisso consiste tua salvação
Já aos 3 ou 4 anos Francisco aprendia a lei do amor!

Depois de sua volta a Sales, sem dúvida na primavera de 1573, a Missa converteu-se no centro desta primeira educação, pois a senhora de Boisy era muito devota da eucaristia: participava dela todos os dias, “sempre que podia”, mesmo quando o caminho era “bastante incômodo” e se confessava e comungava quase todos os domingos e dias de festa.

Portanto, esta mãe, antes de tudo, fez com que o coração de seu filho se voltasse até a sagrada Hóstia: no-lo mostram ajoelhado diante dela, com as mãos juntas e “os olhos tão suavemente pendentes do altar, que sua modéstia transmitia devoção a todos”. Pétremande Lombard, por sua vez, nos transmitiu a figura deste menino “enormemente gracioso, de rosto muito belo, afável, doce, familiar” tratando de responder ao sacerdote “pausadamente com o canto” que procurava imitar. Já de volta a sua casa, seu gozo era fazer capelinhas num canto do salão e rezar ali. Era naturalmente devoto e gostava de imitar os gestos do sacerdote.

Nenhum comentário:

Postar um comentário