sexta-feira, 25 de junho de 2010

13 Domingo do Tempo Comum (27 de junho de 2010)


Destaque

“Fostes chamados para a liberdade. Não façais desta liberdade um pretexto para servirdes a carne”

Perspectiva Salesiana

O Dicionário do idioma Inglês define liberdade como "a condição de ser livre de restrições, uma pessoa livre da escravidão, detenção, ou a opressão, a capacidade de exercer o poder de decisão: o livre-arbítrio."

Deus nos criou com livre-arbítrio. Deus nos criou para viver em liberdade

A tradição Salesiana - em si o cristianismo - faz uma distinção entre a liberdade e o livre arbítrio. Em seu Tratado do Amor de Deus, São Francisco de Sales escreveu: "Nossa vontade pode deter ou impedir o curso da inspiração, e, quando o vento favorável da graça celeste enfuna as velas do nosso espírito, em nossa liberdade está recusar o nosso consentimento, e impedir por esse maio o efeito do favor do vento; mas, quando o nosso espírito singra e faz felizmente a sua navegação, não somos nós que fazemos vir o vento da inspiração, nem que enchemos dele as nossas velas, nem que damos o movimento à nau do nosso coração; mas apenas recebemos o vento que vem do céu, consentimos no seu movimento, e deixamos ir a nau sob o vento sem a impedir pela rêmora da nossa resistência. É, pois, a inspiração que imprime no nosso livre arbítrio a feliz e suave influência pela qual não somente lhe faz ver a beleza do bem, mas o aquece, o ajuda, o reforça e o move tão docemente, que por esse meio ele se compraz e se coloca livremente no partido do bem. " ( TLG , livro 4, capítulo 6)

Para ter certeza, você e eu temos o poder para escolher: podemos usar nosso livre-arbítrio para fazer o que é certo e bom aos olhos de Deus. Em contrapartida, podemos usar nosso livre-arbítrio para fazer o que é pecaminoso e vergonhoso aos olhos de Deus.

Nosso livre-arbítrio nos torna verdadeiramente livres apenas quando estamos habituados a cooperar com a graça e a inspiração de Deus, e quando " movido pelo amor, nos colocamos a serviço dos outros. "Quando usamos nosso livre-arbítrio para obstruir ou para fugir da graça e da inspiração de Deus, não estamos vivendo em liberdade para nada: nos tornamos (e às vezes, por extensão, tornamos os outros) escravos do pecado.

Em suma ? O nosso "livre-arbítrio" não é liberdade, se não o usamos para ter uma vida de verdade, uma vida de retidão, uma vida de justiça, uma vida de reconciliação e uma vida de serviço. O nosso "livre-arbítrio" não é tão livre no final de tudo; em vez disso, traz uma grande responsabilidade: a de alimentar, nutrir, curar, desafiar e elevar os outros à imitação de Jesus Cristo.

Jesus Cristo é o modelo do que significa verdadeiramente viver em liberdade. Ele sempre, sempre, optou por fazer coisas que eram consistentes com o sonho e a vontade do Pai para com ele. Seu livre-arbítrio era realmente libertador porque Jesus colocou sua habilidade à disposição do seu Pai, a disposição do Reino de Deus, no serviço de seus irmãos e irmãs.

Realmente temos livre-arbítrio? Nós imitamos Jesus - de forma que nos tornemos – e que tornemos os outros verdadeiramente livres ?
Padre Michael S. Murray , OSFS é o Diretor Sênior de Vendas Centro Espiritual .

Reflexão Salesiana

No Evangelho de hoje Jesus chama a atenção dos seus discípulos que queriam imitar Elias na sua forma violenta de combater o mal. Jesus sempre atuou de modo pacífico. São Francisco de Sales oferece a seguinte reflexão:

Há pessoas que acreditam que sentir grande raiva é necessário para se sentir grande entusiasmo e fervor. Nosso Senhor fez os seus discípulos entenderem que seu espírito e seu afã de erradicar o mal deste mundo sempre foi gentil e misericordioso. Embora seja verdade que nós odiamos o pecado, também devemos amar o pecador. Então eu vou contar a história de um monge do século sexto que melhor ilustra este ponto.

Certa vez, um pagão convenceu um cristão para que se tornasse idólatra. Irritado com este fato, o bispo Carpo, que supostamente era conhecido como um homem que vivia uma vida de santidade rezou para que os dois morressem. Vendo que isso não acontecia, amaldiçoou os dois com muita raiva . Nosso Salvador, então, apareceu a Carpo e cheio de misericórdia estendeu suas mãos para ajudar os dois.

Até certo ponto é justificável que a paixão Carpo, ou o seu afã para conseguir a erradicação do mal, tenha despertado a ira. Mas ficando irritado, perdeu a razão e todo o fervor. Sua raiva superou todas as barreiras e os limites do amor sagrado e, consequentemente do entusiasmo, que é o fervor do amor sagrado. Sua raiva se transformou do ódio ao pecado, em ódio ao pecador; converteu a mais amável das caridades numa extrema crueldade .

O melhor exercício de fervor consiste em suportar toda a dificuldade que for necessária para evitar o mal, assim como Jesus fez, até o dia de sua morte na cruz. O fervor sagrado, especialmente, é uma qualidade do amor divino que faz com que muitos dos servos de Deus possam observar agir e morrer nas chamas do ardor. Enquanto a falsa paixão se incomoda, se irrita, é arrogante e instável. A verdadeira paixão não leva ao ódio, é afável, amável, diligente e incansável. Bem-aventurados são aqueles que sabem como controlar seu entusiasmo no amor de Jesus Cristo, que nos estimula a imitá-lo.

(Adaptado do Tratado do Amor de Deus, São Francisco de Sales )

Nenhum comentário:

Postar um comentário