terça-feira, 3 de setembro de 2013

Perspectivas Salesianas 22 - Um modelo de civilidade... um distintivo salesiano


M. Scott Peck, M.D. enfatiza que algo "muito grave está errado em nossa sociedade." Em seu livro, Um mundo esperando para nascer, (Bantam, 1993), o autor expressa sua crença de que um câncer corrosivo ameaça nossas famílias, escolas, locais de trabalho, comunidades e instituições sociais: uma epidemia de incivilidade.
Parece que para onde quer olhemos, as pessoas estão travando um combate. Seja numa luta no Congresso, seja numa troca de obscenidades na hora do rush, no aumento da violência juvenil ou nas palhaçadas satíricas que a televisão apresenta diariamente na televisão. Parecemos estar perdendo a habilidade de tratar os outros de uma forma civilizada. O Respeito, a cortesia e a educação estão recuando para o nível de "não aprisionar" quando se aborda o tema da competência e do conflito no pessoal, político ou familiar.
Qual é o remédio para esta situação? Primeiro, é preciso lembrar Deus nos criou por amor. Em segundo lugar, precisamos lembrar constantemente que cada pessoa que encontramos tem dignidade e valor dados por Deus. Terceiro, precisamos mostrar essas verdades, tratando-nos uns aos outros de modo respeitoso e civilizado.
São Francisco de Sales (1567-1622) é um modelo de civilidade. Apesar de no seu tempo ele ter testemunhado e experimentado um desafio muito grande, é reconhecido por suas inquebrantáveis tentativas de tratar os outros com profundo respeito, boas maneiras e uma atitude amigável, mesmo no meio dos conflitos. (Esta qualidade lhe valeu o título de "Santo Cavaleiro", cuja festa é celebrada em 24 de janeiro.)
Ele acreditava que a melhor maneira de demonstrar que estamos seguindo o mandamento de Jesus de "amar-nos uns aos outros," se faz pela prática da civilidade nos relacionamentos com nossos pais, cônjuges, crianças, colegas, amigos e até mesmo com os nossos  inimigos, de forma justa, digna  e hospitaleira.
São Francisco de Sales nos diz que promover civilidade nas famílias, escolas, comunidades e estruturas sociais hoje é tão prático e poderoso como era há 400 anos. O fonte mais simples para a sabedoria prática pode ser encontrada na Introdução à Vida Devota, publicada pela primeira vez em 1608. Um exemplo de sua orientação e incentivo inclui:
* "Embora seja importante resistirmos ao mal e enfrentarmos os defeitos dos outros, devemos fazê-lo de uma forma suave e pacífica."
* "Quando você está no meio das dificuldades e contradições não tente rompê-las, mas dobre-as com tempo e suavidade."
* "Você pode atrair mais moscas com uma colher de chá de mel do que com um barril vinagre."
As raízes da civilidade significam "membros da família." Nós somos membros da família de Deus, concidadãos dos santos que somos chamados "a viver em Jesus," para construir a Cidade de Deus na terra, embora saibamos que o nosso lar eterno está no céu.
Nosso compromisso de tratar-nos unas aos outros respeitosamente, de modo justo e gentil pode ser, com certeza, um poderoso remédio para um mundo cada vez mais ameaçado pela hostilidade, pelo rancor e pela violência. Bem-aventurados nós que temos a São Francisco de Sales como o nosso companheiro e guia, enquanto cada dia e todos os dias "tentamos andar de modo suave,  pacífico e gentil com nossos irmãos e irmãs"!
Que Deus nos ajude a reconhecer que civilidade é uma das bases sólidas para praticar a caridade.

Para refletir
1. Como lido com conflitos  na minha vida?
2. Reajo de uma forma justa, quando eu enfrento discordâncias?
3. A graça supõe a natureza: trato os outros de modo Cortez e civilizado?
4. Muitas vezes a vida nos oferece grandes oportunidades para respeitar os outros?
5. Em que área da minha vida poderia usar o toque de cura de civilidade dos outros?
Para rezar:

“Meu Deus, eu te entrego esta ação. Concede-me a graça de realizá-la da melhor maneira possível aos teus olhos. Desde já te ofereço todo bem que eu possa fazer. Que eu aceite qualquer dificuldade que possa encontrar no meu caminho.”

Um comentário:

  1. Prezado Pe. Tarcizio, obrigado por manter este Blog com estas mensagens edificantes. Sou muito grato aos escritos de São Francisco de Sales, principalmente à Controvérsia Católica e a Introdução à Vida Devota, pois me auxiliaram a compreender o Catolicismo e minha conversão ao mesmo. Espero que continue com este trabalho. Estou residindo a pouco tempo em Chapecó com minha esposa e espero que encontremos alguma família Salesiana por aqui.
    Abraço fraterno
    Arturo Fatturi

    ResponderExcluir