sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Reflexão Salesiana para o Primeiro Domingo do Advento - 02 de dezembro de 2012



Destaque: "Sejam vigilantes em todos os momentos."
Perspectiva salesiana

As leituras de hoje nos transmitem uma sensação de saudade e expectativa. As leituras de hoje falam da expectativa de uma promessa divina que será cumprida: o dia em que a justiça de Deus estará disponível para todos, e não apenas para uns poucos que foram escolhidos. As leituras falam da nossa necessidade de estarmos alertas, para que quando chegar o dia em que a promessa se cumprirá, não estarmos despreparados.

Nós, os cristãos acreditamos que a realização desta esperança é a encarnação da pessoa, o poder e a promessa de Jesus Cristo. Jesus é a justiça de Deus. Jesus é "o Senhor nossa justiça." Jesus aproveitou todas as oportunidades para transmitir aos outros a paz, o amor, a reconciliação, a verdade, em suma, a justiça do Deus vivo.
Como seguidores de Jesus, a vigilância que praticamos não se limita a esperar o cumprimento de uma promessa final e distante. Não, a nossa vigilância deve ser baseada na nossa capacidade de aproveitar as muitas oportunidades que temos todos os dias para transmitir algo da justiça de Deus, e a identidade de Cristo, em nossas relações com os outros.
O tempo do Advento nos desafia a identificar tudo aquilo que é distração em nossas vidas, tudo o que nos faz sentirmos "tontos" ou cansados de fazer, o que é certo e bom aos olhos de Deus. O tempo do Advento nos desafia a nos livrarmos dessas preocupações e ansiedades que reduzem a nossa capacidade de enfrentar o desafio que Jesus nos e oferece de sermos modelos de justiça aos olhos dos nossos irmãos e irmãs. O Advento nos convida a reconhecer que já não estamos mais esperando que o Reino de Deus reclame seu legítimo lugar em nossos corações: ao contrário, o Reino de Deus espera que cada um de nós faça o que deve fazer para cumprir sua promessa nas vidas dos outros.
Sejam vigilantes em todos os tempos. De que nos serve termos boas intenções, "conduzirmos de forma que agradem a Deus" se perdemos as inúmeras oportunidades que temos a cada dia, a cada momento, para ajudar os outros quando precisam de nós?

P. Michael S. Murray, OSFS - Diretor do Centro de Espiritualidade de Sales.
Tradução e adaptação: P. Tarcizio Paulo Odelli - SDB

Dos escritos de São Francisco de Sales

No Evangelho de hoje Jesus nos chama a viver uma vida santa, para que possamos ter a oportunidade de experimentar a glória da Sua chegada. Este é um apelo à conversão dos nossos corações. São Francisco de Sales faz a seguinte observação a este respeito:
É provável que no momento em que algumas pessoas se tornam conscientes de que você decidiu viver uma vida de santidade, elas (ou eles) digam que este seu desejo de conversão não passa de intolerância, hipocrisia e artimanhas. Eles podem dizer que o mundo se voltou contra você, e é por causa desta afronta que você decidiu se voltar para Deus. Haverá amigos que lhe dirão que esta decisão o levará à depressão, que irá afetar a sua reputação, que vai ser insuportável e no final, a sua vida em casa será afetada. Todos estes são puros disparates. Há pessoas que dedicam muitas horas jogando e mal percebem isso. Mas, se de repente percebem que você passa uma hora em meditação, ou que se levante um pouco mais cedo do que o habitual para orar, todos imediatamente dizem que está acontecendo algo diferente com você. Devemos nos manter firmes na nossa decisão de viver e de sermos fieis ao amor de Deus.
Quando decidimos mudar de atitude, no início tudo parece um pouco estranho, porque tudo é novo. Quando percebemos que a montanha da perfeição cristã é extremamente alta, a primeira pergunta que fazemos é: "Oh Deus, como é que eu vou escalá-la?" Tenha coragem, todos esses sentimentos desaparecem, e você vai receber bênçãos incontáveis.
Nós somos como abelhas jovens que voam entre as flores, montanhas e colinas ao redor em busca de mel. Gradualmente, à medida que se alimentam de mel, as abelhas maiores prepararam as abelhas jovens para que se tornem mais fortes, com suas asas mais desenvolvidas. Isso lhes permite voar longas distâncias em busca de comida. Assim é com a gente. No início não podemos voar tão alto como havíamos planejado, ou seja, não podemos ser santos imediatamente. Mas como nossos desejos e nossas resoluções começam a tomar forma, e nossas asas começam a crescer, a nossa esperança é que um dia possamos voar alto. Vamos seguir o conselho dos santos que viveram antes de nós e orar para que Deus nos dê asas para voar muito alto, não só no presente, mas que também encontremos descanso na eternidade que ainda está para vir.
(Adaptado da Introdução à Vida Devota de São Francisco de Sales).

Nenhum comentário:

Postar um comentário