terça-feira, 6 de novembro de 2012

Perspectivas Salesianas 10 - Faça cedo, frequente e constante... A prática da devoção (espiritualidade)
























     Somos chamados a viver uma vida devota (espiritual).
   Soa nobre? Verdade? Não parece algo impossível? Talvez porque não compreendemos o verdadeiro significado da devoção. (espiritualidade)
   "Verdadeiro, vivendo a devoção", diz São Francisco de Sales, "não é nada mais do que o amor de Deus." "Na medida em que o amor divino adorna a alma, é chamado de graça. Na medida em nos dá a força para fazer o que bom, ele é chamado de caridade. No medida em que não só nos faz fazer o que é bom, mas nos ajuda a fazê-lo diligente, com frequência e facilmente, é chamado de devoção".
   Em poucas palavras, a devoção é a hábito de fazer o bem aos olhos de Deus diligentemente, muitas vezes e com a maior paixão possível. Deve ser feita com simplicidade, sinceridade, e da melhor maneira que estiver ao nosso alcance.

Com a ajuda de Deus.

     Esta devoção não é para poucos. Isto é, para todos, para ser praticada corretamente no nosso próprio caminho, estado ou momento da vida em particular. São Francisco de Sales afirma: "Na criação, Deus criou plantas que deram seus frutos, cada um segundo a sua espécie. Da mesma forma, Deus manda todos os cristãos, que são plantas vivas da Igreja, que deem fruto da sua devoção, cada um segundo seu caráter e vocação."
     Justamente resulta muito valiosa a consideração do que devoção não deve ser. "Uma pessoa dedicada ao jejum pode pensar que é muito devoto jejuar, embora seu coração esteja cheio de rancor. Ele tem escrúpulos para molhar sua língua no vinho e até na água por sua sobriedade, mas nenhuma dificuldade em beber bastante sangue do outro por tirar-lhe mérito e o caluniar. Outra pessoa considera-se devota por recitar diariamente uma série de orações, embora imediatamente depois ela profira palavras desagradáveis, arrogantes e ofensivas em sua casa e entre seus vizinhos. Ainda outra dá esmolas de sua carteira aos pobres, mas não pode amansar seu coração para perdoar os seus inimigos. Pessoas como estas são geralmente consideradas como devotas, enquanto efetivamente não o são." A devoção não é apenas algo usado por outros, digno de admiração: "Muitas pessoas fazem que o mundo pense que eles são profundamente devotos por estarem envolvidos em ações externas que estão associados com a devoção. A autêntica devoção é o esforço para integrar o interior com o exterior. A legítima devoção é a luta para integrar o amor Deus com amor ao próximo." 
    A autêntica devoção, se você assim deseja, são os dois, "falando o falar e caminhando o caminhar."
   A legítima devoção é ser verdadeiro. Santa Joana escreve: "Faça com que sua devoção seja generoso, nobre, simples e sincera. Trate de fomentar o mesmo espírito naqueles com os quais tem contato, um espírito com base na profunda humildade resultante da sincera obediência; doçura caritativa, a mesma que suporta e perdoa tudo e uma simplicidade ingênua que nos faz calmos e amigáveis com todos."
    Agora, esta é a devoção que vale a pena praticar.

Para refletir:

1. O conceito da devoção salesiana é uma novidade para você?
2. Que aspecto da devoção salesiana é o mais atraente ou promissor para você?
3. Que aspecto da devoção salesiana é você mais controverso ou é um desafio?
4. Que aspectos da sua vida você pode melhorar, vivendo a espiritualidade salesiana?
5. Onde você experimenta maior dificuldade ou frustração para viver uma vida espiritual?
6. E de agora em diante, para onde você está caminhando?

Nenhum comentário:

Postar um comentário