sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Reflexão Salesiana para o 33º Domingo do Tempo Comum - 18 de novembro de 2012


Destaque: "Quanto ao dia exato ou hora, ninguém sabe... senão o Pai".

Perspectiva Salesiana

     As escrituras são claras: o mundo como nós o conhecemos, deixará de existir. A Escritura também deixa claro que não podemos esperar para saber "o dia e a hora exatos" quando esse momento irá chegar.
     No entanto, é bastante natural que algumas vezes sentimos ansiedade quando imaginamos que o mundo que conhecemos, deixará de existir. É ainda mais compreensível que sintamos ansiedade ao considerar a inevitabilidade de nossa própria morte. A este respeito, tampouco sabemos o "dia e a hora exata."
     Francisco de Sales lembra-nos que: "Estamos caminhando nesta vida como se fosse sobre o gelo."
     Como devemos lidar com o fato de que um dia nossa vida terrena chegará ao fim?
     A maneira de lidar com um futuro incerto é tentar viver bem cada um dos nossos momentos no presente. O momento presente é o único tempo que temos à nossa disposição. O momento presente é o único momento em que temos de tomar decisões que podem ajudar - ou prejudicar os esforços que fazemos para nos prepararmos para a eternidade.
     São Francisco de Sales recomenda: "Mantenha seus olhos fixos neste dia maravilhoso da eternidade que nos leva ao longo dos anos que passam, à medida que passam por nós, também de etapa em etapa, até chegar ao fim da estrada. Entretanto, nestes momentos que vão passando atualmente, nota-se uma pequena semente, é a semente da eternidade, e em nossas pequenas e humildes obras de devoção está escondido o prêmio da glória eterna, e nas pequenas provas que suportamos para poder servir a Deus, se encontram indícios desta felicidade que nunca termina". (Stopp, cartas seletas , p. 236)
     Na medida como vivemos cada momento presente, experimentaremos o dom da paz. "Devemos viver pacificamente em todas as coisas e em todos os lugares", diz São Francisco de Sales. "Se aparecer um problema, externo ou interno, devemos recebê-lo de forma pacífica. Se a felicidade vem, devemos recebê-la de forma pacífica, sem que o coração bata mais. Se devemos evitar o mal, devemos fazê-lo pacificamente, sem que isto nos preocupe. Se houver um bom trabalho para fazer, também devemos fazê-lo de forma pacífica".
     Coloque-se nas mãos e no coração de Jesus. São Francisco de Sales nos lembra de que Ele "é o príncipe da paz. Quando o aceitamos como nosso mestre absoluto, tudo é paz." Coloque-se nas mãos do coração de Jesus, que é o mestre de cada momento presente. Se nos acostumarmos a viver cada momento presente, estaremos mais bem preparados para viver o nossa último momento".
     Quando vivemos em paz, quando vivemos com propósitos, podemos lidar com qualquer coisa que a vida nos apresente: tudo, inclusive a própria morte... uma morte que nos leve à vida eterna.

P. Michael S. Murray, OSFS - Diretor do Centro de Espiritualidade de Sales.
Tradução e adaptação - P. Tarcizio Paulo Odelli - SDB

     As leituras de hoje nos lembram que não devemos ter medo se colocamos nossa esperança e fé em Deus.
São Francisco de Sales tem muito a dizer sobre a esperança, a fé e a confiança em Deus. Esperança em Deus, pois Deus vai livrá-lo de seus sofrimentos ou dar a força para suportá-los.
     Quando temos fé em Deus, estamos protegidos contra os nossos inimigos e os terrores da noite. Dizer "eu acredito em Deus" significa dizer que não confiamos em nossa própria força, mas na força de Deus. Deus exerce um carinho para conosco quando abandonamos todas as nossas ansiedades e medos à Divina Providência. Contudo, Deus deseja que façamos tudo o que estiver ao nosso alcance para realizar nossas tarefas.
     Vá em frente cheio de coragem, mas com simplicidade. Nós não devemos pensar que não temos talento para fazer o que somos chamados a fazer. Pensar que não somos virtuosos o suficiente não deve nos preocupar. Os apóstolos eram pescadores que receberam talentos e santidade, na medida em estes dons eram necessários para cumprir a missão que Deus confiou a eles.
     Vá em frente sem se preocupar e sem voltar atrás. Se você trabalha para a glória de Deus, Ele sempre lhe dará o que você precisa no momento adequado, e dará o que é necessário, tanto para você e como para aqueles que foram confiados aos seus cuidados. Se você se sentir desanimado, jogue-se imediatamente nos braços de Deus, confiando-se aos cuidados Dele. Nós não devemos ficar chateados se temos ataques de ansiedade e tristeza, pois eles nos dão a oportunidade de praticar melhor as virtudes da confiança em Deus e a gentileza.
    Temos que nos incentivarmos uns aos outros na santa esperança, sem cansar. Devemos caminhar na esperança, tranquilamente, com cuidado, mas com confiança. Vamos escalar o Monte Tabor, onde, em fé, esperança e confiança em Deus, vamos encontrar Jesus quando Ele vier na glória.
(Adaptado dos escritos de São Francisco de Sales, especialmente Sermões, L. Fiorelli, ed.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário