sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Reflexão Salesiana para o domingo de Cristo Rei - 25 de novembro de 2012


Cristo Rei da Glória Imagem da Igreja Santa Maria Alla Fonte - Milão

Destaque: "Seu poder é um poder eterno que não lhe será tirado, e seu reino, um reino que não se dissolverá."

Perspectiva Salesiana

     Hoje celebramos o reinado de Cristo, o poder de Cristo, o verdadeiro caráter de Cristo. Ao contrário de reis terrenos, o reino de Cristo, como ouvimos na leitura do livro do profeta Daniel, é um reino eterno. Ao contrário de outros reis, o reino de Cristo nunca deixará de existir.
     Que tipo de rei é Deus? Qual é a diferença, comparando com os outros monarcas? Para responder a essas perguntas, lemos as palavras que São Francisco de Sales pronunciou numa conferência sobre "a esperança" para as Irmãs da Visitação em 1620. A ocasião era a celebração da fundação da outra comunidade de Visitação (cerca de 80 comunidades foram criadas até a morte de Santa Joana de Chantal em 1641): "Sempre teremos apenas um e um único rei, nosso Senhor crucificado e debaixo da sua autoridade viverão seguras e a salvo onde quer que estejam. Não tenham medo que possa estar faltando alguma coisa, porque enquanto o escolherem sobre qualquer outro rei, ele sempre estará com vocês. Preocupem-se em crescer no amor e na fidelidade a bondade divina de Cristo, mantendo-se o mais próximo possível que puderem perto Dele e verão que tudo sairá sempre bem. Aprendam com ele o que devem fazer. Não façam nada sem o seu conselho. Este rei é o amigo fiel que irá guiar, governar e cuidar  e peço, com todo o meu coração, que façam isso."
     Ele não é um ditador benevolente. Não é um tirano benevolente. Não é um monarca com poder de subjugar os outros. Não é um líder que só está interessado em si mesmo e que consolidou a sua riqueza e influência, em detrimento dos outros.
     Cristo crucificado é um rei. Ele é um monarca que dá a sua vida para os outros. O objetivo do seu reino é servir as necessidades das pessoas. Seu reino nos provê com conselhos sensatos. Seu estado foi fundado e tem como base a verdadeira amizade e o amor.
     Francisco de Sales (como muitas vezes fez) quando escreveu em sua Introdução à vida devota, que "nada se perde com uma vida generosa, nobre e cortês e com um coração justo e razoável e, como se diz, leal" (Parte III, Capítulo 36).
     Tal como Cristo, somos chamados a usar o poder que Deus nos deu, e com a promessa de atender às necessidades dos outros. Como Cristo, o nosso "direito divino" e real, obriga-nos a amar uns aos outros com "um coração verdadeiro, justo e nobre."
     Como estamos fazendo uso do "direito divino" de filhos e de filhas de Deus?

P.Michael S. Murray, OSFS - Diretor do Centro de Espiritualidade de Sales.
Tradução e adaptação: P. Tarcizio Paulo Odelli - sdb

Dos Escritos de São Francisco de Sales

     Hoje é a Festa de Cristo-Rei. São Francisco de Sales afirmou que foi por inspiração divina que a palavra "rei" foi escrita na cruz de Jesus. Ele acrescentou: Nosso Senhor veio como pastor e como Rei dos Pastores. Pastores são aqueles assumem o compromisso de levar uma vida santa. Neste sentido, todos nós somos pastores e Nosso Senhor deseja que favoreçamos os outros como a si mesmo. Como um bom pastor e pastor amável de nossas almas que são as suas ovelhas, Jesus veio para nos ensinar o que devemos fazer para que tudo possa ser feito por causa Dele.
     Ele veio para recriar o que foi perdido, e ninguém nunca foi traído por ele. Jesus como um rei foi chamado para ser o Salvador e Ele deseja que outros compartilhem a glória de serem líderes, em especial sua Mãe Santíssima. Jesus fez com que a bondade de Deus cresça mais do que a maldade. Ele venceu a morte, a doença, o sofrimento e o abuso de nossos desejos sensoriais. A obra de Jesus é verdadeiramente salutar quando toca nossas misérias e nos torna dignos de amor. Tendo o amor de Deus, estamos capacitados para participar do trabalho de nosso Salvador, que Deus desejou para salvar o povo hebreu, através de Abraão, Isaac, Jacó e outros profetas. Percebemos o prazer e o cuidado de Deus ao enviar Nosso Salvador Jesus Cristo ao mundo.
     Nós plantamos videiras por causa de seus frutos. No entanto, as folhas e os botões precedem a fruta. Da mesma forma, enquanto nosso Salvador foi o primeiro no plano eterno de Deus sobre a criação, a videira (o universo) foi plantada. Por isso, Jesus é chamado de "primogênito de todas as criaturas." Como folhas ou flores, as muitas gerações que precedem Jesus prepararam o caminho para ele. Como somos felizes quando escolhemos Jesus como nosso líder, que nos dá a paz inigualável e a calma que se seguem. Nosso Salvador nos mostra que a majestade de Deus não se deixa vencer pelo mal, mas vence o mal com o bem: o trabalho de um verdadeiro rei.

(Adaptado dos escritos de São Francisco de Sales, especialmente Sermões, L. Fiorelli, ed.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário