sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Reflexão Salesiana para o 2º domingo do advento - 09 de dezembro de 2012


Destaque: "Preparai o caminho do Senhor, com o esplendor da glória de Deus para sempre."

Perspectiva Salesiana

João andou por toda a região proclamando um batismo de arrependimento, como escrito no livro de Isaias: "Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas."
Assim como João Batista lembrou para as pessoas da região da Jordânia que deveriam preparar o caminho do Senhor, assim também nós somos chamados a fazer o mesmo. Tudo começou com o nosso batismo, quando nos tornamos membros do Corpo de Cristo. Isso acontece por causa de nossas palavras e obras diárias, pelo nosso chamado a "Viver Jesus" a cada momento do dia.
Na 1ª leitura Baruc no recorda que devemos manifestar o esplendor da glória de Deus sempre e o Salmo nos lembra de que Senhor tem feito grandes coisas por nós, e todos nós estamos muito felizes.
Podemos nos perguntar se estamos realmente cheios de alegria enquanto preparamos o caminho do Senhor. Estamos? Isso só acontece se nós trabalhamos em nosso relacionamento com Deus e com os outros. Nós não podemos dar daquilo que não temos. Se Deus não é o centro de nossas vidas, então fracassaremos.
São Francisco de Sales nos diz na Introdução à Vida Devota que a devoção (espiritualidade) deve ser vivida de diferentes formas, e deve ser experienciada pelo cavalheiro, pelo trabalhador, o servo, a viúva, a mulher jovem e casada. Não só isso, mas a prática deve ser adaptada para a força, atividades e responsabilidades de cada pessoa.
São Francisco de Sales sabia que temos que começar conosco mesmos, com nosso interior, com nossa vida de oração. Se trabalharmos para construir um bom relacionamento com Deus, podemos fazer o que São Paulo aconselhou aos Filipenses: "Em cada oração sempre oro com alegria por todos vós."
Se lembrarmos do esplendor da glória de Deus para sempre, teremos a capacidade de preparar o caminho do Senhor com alegria em nossos encontros diários com os outros. Nós vamos ser capazes de "Viver Jesus" em cada momento de cada dia.

P. Michael S. Murray, OSFS - Diretor do Centro de Espiritualidade de Sales.
Tradução: P. Tarcizio Paulo Odelli - SDB


A Imaculada Conceição - 8 de dezembro de 2012

Destaque: "Nada é impossível quando você está com Deus."

Perspectiva Salesiana

Para poder apreciar plenamente os ensinamentos da Igreja sobre a Imaculada Conceição, que Maria foi preservada dos efeitos do pecado original desde o momento da concepção, Francisco de Sales tentou explicar num contexto maior, isto é, a partir do plano de salvação.
Em seu Tratado do Amor de Deus, Francisco escreveu: "Deus demonstra de uma maneira maravilhosa a riqueza incompreensível de seu poder no vasto conjunto das coisas que vemos na natureza, mas Deus também demonstra os infinitos tesouros de sua bondade de maneira ainda mais maravilhosa quando observamos a variedade inigualável de bens que reconhecemos na graça. Num santo excesso de misericórdia, Deus não só se contentou em dar ao seu povo, isto é, a raça humana, uma redenção geral ou universal pela qual todas as pessoas podem ser salvas. Deus diversificou a redenção de várias maneiras para que, enquanto a generosidade de Deus resplandece em toda a sua variedade, a própria variedade dá beleza à sua generosidade."
"Deste modo, destinou primeiramente para sua santíssima Mãe uma graça digna do amor dum Filho, que, sendo a infinita sabedoria, onipotência e bondade, devia preparar uma Mãe digna de Si, e por isso quis que a sua redenção lhe fosse aplicada à maneira de remédio preservativo, para que o pecado, que passava de geração a geração, não a maculasse. Como resultado, ela foi redimida de uma forma surpreendente. No momento designado a torrente do pecado original começou a desencadear suas ondas fatais sobre a concepção desta santa mulher (com a força impetuosa que exerceu no momento da concepção de todas as outras filhas de Adão): então, quando a torrente chegou a esse ponto, não continuou avançando, mas se deteve... Assim, Deus livrou a sua gloriosa Mãe de cativeiro. Deus deu-lhe a bênção dos dois estados da natureza humana: ela possuía a inocência que o primeiro Adão perdeu, e ela gozava da redenção que o segundo Adão obteve para ela. Ela foi como que um jardim escolhido para dar origem ao fruto da vida, ela foi feita a flor de todo o tipo de perfeição." (Livro II, capítulo 6)
Como se manifestou esta libertação dos efeitos do pecado na vida desta mulher singular redimida? Tudo o que ela experimentou na vida "foi usado santamente e fielmente no serviço do santíssimo amor pelo exercício de outras virtudes que, em sua maioria não podem ser praticadas, a menos que seja no meio das dificuldades, a oposição e a contradição... A gloriosa Virgem experimentou todas as misérias humanas (exceto aquelas que tendem diretamente a cair em pecado), porém ela as utilizou proveitosamente para o exercício e o aumento das sagradas virtudes da fortaleza, temperança, justiça e prudência, pobreza, humildade, paciência e compaixão. Assim, pois, estas coisas não impediram o amor celestial, mas muitas vezes ajudaram no fortalecimento do exercício contínuo e do progresso..."(Tratado do Amor de Deus , Livro VII, capítulo 14)
Uma vez que somos pecadores ou sem pecado, todos nós temos uma coisa em comum: todos nós somos chamados a assumir cada dia plenamente com todas as inúmeras oportunidades que se apresentam para praticar a "fortaleza, temperança, justiça, prudência, pobreza, humildade, paciência e compaixão." Ao fazer isso, não só experimentamos a liberdade que Deus nos dá quando nos redime, mas podemos ser instrumentos de Deus mais livremente na vida dos outros.

P. Michael S. Murray, OSFS - Diretor do Centro de Espiritualidade de Sales.
Tradução: P. Tarcizio Paulo Odelli - SDB

Nenhum comentário:

Postar um comentário