sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Reflexão salesiana para o domingo da Sagrada Família - 30 de dezembro de 2012


Hoje lembramos 390 anos da morte de São Francisco de Sales, ocorrida em Lião, na França, no dia 28 de dezembro de 1622. 


Destaque: Ser santo, "viver na casa de Deus, não nos impede de experimentar as dificuldades da vida."

Perspectiva Salesiana

O coração de cada pai simpatiza com a experiência de Maria e José no Evangelho de hoje. Notando que Jesus estava perdido, um dia depois de deixar Jerusalém, podemos imaginar este breve, mas angustiante diálogo: "Ele não está comigo. Eu pensei que ele estava com você. Quer dizer que não está?"
Esta não foi a primeira vez que ocorreu um problema na Sagrada Família. Aliás, eles tiveram desafios desde o início. São Francisco de Sales diz: "Considere as vicissitudes e mudanças, alternâncias entre alegria e dor" que encontramos na história da Sagrada Família. "Que alegria, que júbilo para Nossa Senhora ao receber a notícia de que ela daria à luz o Verbo Eterno!" Em contraste, considere São José. Vendo que ela estava grávida e sabendo que não era dele deve ter sentido um sofrimento e uma angústia muito grande"!
Outro fato: "Quando Nossa Senhora deu à luz ao seu Filho, os anjos anunciaram o seu nascimento, os pastores e os sábios vieram para adorá-lo: que felicidade e conforto em meio a tudo isso. Mas espere: um pouco mais tarde, o anjo do Senhor disse a José, em sonho: leve a criança e sua mãe e foge para o Egito! Oh, que grande coisa deve ter sido isso para Nossa Senhora e São José". (Conferências III, Sermão da Oitava dos Santos Inocentes).
Apesar dos altos e baixos, das alegrias e das tristezas de Jesus, Maria e José têm algo para nos ensinar, a verdadeira lição para nós, que tentamos ter e manter "famílias sagradas". Como a Sagrada Família enfrentou estas tribulações? "Devemos considerar a grande paz e serenidade da mente e do coração que a Virgem Santíssima e São José demonstraram em sua constância, mesmo em meio a eventos inesperados que enfrentaram" (Ibid.).
Uma "sagrada família" não se mede pelas coisas que acontecem, ou que não acontecem para os membros. A "sagrada família" é aquela que demonstra certa graça e confiança quando têm que lidar com eventos da vida cotidiana, especialmente aqueles que são inesperados. Francisco de Sales nos exorta: "Considere se é justificável que nos surpreendamos e nos preocupemos quando encontramos incidentes semelhantes na casa de Deus... devemos repetir várias vezes, para imprimir esta verdade mais profunda em nossa mente. Qualquer evento inesperado deve fazer com que nossos corações e nossas mentes não se tornem instáveis, porque o temperamento irregular procede de nossas paixões e preferências".(Ibid)
Imitamos mais a Sagrada Família em nossos relacionamentos quando nos lembramos em nossas mentes e em nossos corações que o mundo não gira em torno de nós, que as coisas nem sempre saem do jeito que queremos, que nossos planos muitas vezes não são a última palavra. Nem sempre podemos controlar o que acontece conosco. Ao contrário, podemos escolher como reagir diante do inesperado em nossas vidas, de maneira que promova a fé, a tranquilidade, a força e a coragem.

Dos Escritos de São Francisco de Sales

No Evangelho de hoje ouvimos Jesus dizer a Maria e José que o seu lugar é na "casa do Pai", embora ele continue obedecendo a eles, seus pais. São Francisco de Sales observa:
Deus se aproxima de nós por meio de atrações especiais. Se a atração vem de Deus, nos conduzirá no caminho da "obediência amorosa". A obediência amorosa nos faz assumir uma incumbência com amor, sem nos importarmos quão difícil seja em conformidade com a vontade de Deus. Então, queremos que Deus assuma nossos afetos e nossas ações, e que o molde. Com toda a certeza colheremos bênçãos se seguirmos por este caminho.
Nas escrituras Jesus nos diz que Ele veio ao mundo não para fazer a Sua vontade, mas para cumprir a vontade do Pai. Durante a sua vida mortal Jesus obedeceu a seus pais e a outros com amor. Nosso Salvador agora nos pede que imitemos esta mesma obediência amorosa que Ele provou, não só para com a vontade divina, mas também para com seus pais na terra. José e Maria receberam uma grande alegria que o ajudaram, e porque permaneceram constantemente em Sua presença.
O que faz com que nosso estado de ânimo mude e que não seja constante na hora de servir e amar a Deus? É a diversidade de nossos desejos. Constantes mudanças no nosso humor são o resultado dos excessos dos nossos desejos. O amor sagrado só tem um desejo: amar e servir a Deus, que deseja que nosso espírito esteja tranquilo e que possamos experimentar neste mundo um pouco do que será a felicidade eterna.
A virtude que mais precisamos ter é equilíbrio em nosso coração e equilíbrio mental para alcançarmos a estabilidade do nosso espírito. Isto nos conduzirá à santidade. Uma maneira de conseguir o equilíbrio mental e de nossos corações em nossas vidas é criar uma rotina de oração mental e outras atividades que contribuem para manter o nosso bem-estar: comer, dormir e fazer exercício. Cumprir fielmente os desejos e ordens de Deus, assim como as abelhas fazem com sua rainha. Assim, firmes e inabaláveis poderemos cumprir a ordem de amar a vontade de Deus como Jesus fez: constantemente, com coragem, com força e com ardor.
(Adaptado dos escritos de São Francisco de Sales, a obra especial: Entretiens)


P. Michael S. Murray, OSFS - Diretor do Centro de Espiritualidade de Sales.
Tradução: P. Tarcizio Paulo Odelli - SDB

Nenhum comentário:

Postar um comentário