sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Reflexão Salesiana para o dia da Epifania - 6 de janeiro de 2013


Destaque: "Onde está o novo rei dos judeus?"

Perspectiva Salesiana

Os reis magos deixaram tudo que lhes era familiar para seguir somente uma estrela que eles acreditavam ser o símbolo de uma nova era de poder e de possibilidades.
Eles eram homens com uma missão. Eles estavam focados naquilo que tinham que fazer. Eles tiveram coragem de sonhar para conceber e realizar um sonho. Ninguém, nada poderia dissuadi-los deste desejo de seguir a estrela, para onde quer que ela leve.
Em contraste conosco, como observou São Francisco de Sales, "é realmente uma grande pena ver almas, e são muitas, que, mesmo quando se esforçam para conseguir a perfeição, imaginam que esta consiste em ter muitos desejos. Elas sempre buscam ansiosamente os meios para realizar estes desejos, às vezes imediatamente e às vezes depois. Elas nunca estão satisfeitas ou tranquilas, porque do mesmo modo como formam um novo desejo, logo em seguida concebe outro". (VII Conferência , oitava da Epifania, 1620)
Seguir a estrela é algo para pessoas que mantêm a mente focada numa só coisa.
Hoje não precisamos deixar para trás nada que nos é familiar para encontrar o rei dos judeus. Ao contrário, precisamos prestar atenção nas pessoas, nas circunstâncias e nos eventos que preenchem nossas vidas diárias. Precisamos nos concentrar na Estrela da vida e do amor que é Jesus Cristo. Precisamos absorver a visão da justiça e da verdade. Precisamos ser motivados pela promessa e pela possibilidade da paz. Precisamos nos dedicar ao sonho da reconciliação e da cura, sem nos importarmos com quem ou com o que possa atrapalhar nosso caminho.
Como seguidores de Jesus, somos pessoas com uma missão. Temos que nos manter focados. Temos que reunir todos os nossos pensamentos, nossos sentimentos, nossas atitudes, nossas energias e nossas ações em nossas tentativas diárias para realizar o sonho da paz e da justiça. Devemos seguir a estrela que é Jesus Cristo onde quer que ela nos leve.
Somos tentados a seguir uma grande multidão de desejos num determinado dia. Por isso pedimos que Deus nos dê visão e disciplina para manter apenas o Único Desejo que realmente importa, o Verdadeiro Desejo que nos leva para a luz, que nos conduz à vida, que nos leva ao amor.

P.Michael S. Murray, OSFS - Diretor do Centro de Espiritualidade de Sales.

Dos Escritos de São Francisco de Sales

Celebramos hoje a festa da Epifania, e no Evangelho percebemos e experimentamos a confiança dos Magos que buscavam a bondade de Deus presente no menino Jesus. A capacidade de confiar plenamente na bondade de Deus é um tema constante nos escritos de São Francisco de Sales:
Os reis magos do Oriente caminham com confiança, guiados pela Estrela de Davi, em busca do recém-nascido na manjedoura, a quem prestarão homenagem. Não ficam deslumbrados nem cativados pela beleza da cidade de Jerusalém, nem pela grandeza da corte de Herodes. Seus corações buscam apenas a pequena gruta em Belém, e a seu pequeno Menino. Eles renunciam resolutamente a qualquer outro tipo de prazer, para assim desfrutar com plenitude total da presença de Deus no menino Jesus.
Aproximemo-nos de nosso Salvador que está no berço, e escutemos as muitas inspirações e emoções, e como tudo isso vai despertando a bondade de Deus em nós. Pode haver momentos em que achamos que é muito difícil confiar em Deus. Pode acontecer realmente que não sintamos nenhuma confiança Nele. Mesmo assim, no meio destas dificuldades, todos nós podemos realizar um simples ato de fé. Podemos dizer: "mesmo quando eu não confio em Ti, eu sei que tu és meu Deus, e que eu sou todo teu".
Não devemos sentir-nos afligidos se fazemos isso sem fervor. Nosso Senhor ama este ato mesmo quando for assim, porque o que nossos lábios estão dizendo neste momento é a vontade de nossos corações. É desta forma que continuamos a fazer progressos no amor sagrado, em nossa jornada rumo à plenitude. Nossa confiança deve ser colocada em Deus, que é imutável, e não em nós que mudamos constantemente. Ninguém pode confiar em Deus sem colher os benefícios dessa confiança. Sejamos como os Reis Magos que seguem a Estrela de Davi: empenhemo-nos na busca do amor divino confiando no amor de Cristo que nos enche a cada momento. Cristo, que orienta a todos aqueles que optam por andar em Sua luz radiante.

(Adaptado dos escritos de São Francisco de Sales, especificamente os Sermões, L. Fiorelli, Ed.). 
Tradução: P. Tarcizio Paulo Odelli - SDB

Nenhum comentário:

Postar um comentário