sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Reflexão Salesiana para o 3º domingo do Tempo Comum - 27 de janeiro de 2013


Destaque: "Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir."

Perspectiva salesiana

As palavras são como átomos. Elas podem curar. Elas podem energizar. Elas podem ampliar e melhorar a qualidade de vida.
As palavras também podem machucar. Elas podem dividir. Elas podem envenenar. Elas podem destruir.
São Francisco de Sales entendia que nossas palavras, o que dizemos, como dizemos, tem um forte impacto sobre os outros. Assim, ele oferece o seguinte conselho: "Que tua palavra seja suave, aberta, honesta, franca, que não afete ninguém e que seja honesta." A integridade, a justiça e a equidade devem ser características da nossa linguagem. Muitas vezes nossas palavras não comunicam nada. Ainda assim, ser honesto não requer que sejamos brutos ou que “acumulemos”. Às vezes temos que falar de modo direto, dizendo tudo o que deve ser dito. Quando temos tivermos dúvidas, Francisco diz: "Nunca é apropriado dizer algo que vai contra a verdade".
"Nunca dar a outros a oportunidade de acreditar que coisas ruins estão sendo ditas sobre eles. "Quando se fala em público, sejamos tão universais quanto for possível. Sempre que você tem que falar em particular, faça-o com sensibilidade e discrição. Nunca use palavras que prejudicam os outros ou façam os outros pensar que vocês o estão ferindo."
 "Nunca ganhe nada pela dureza. "Não importa o quão justo ou nobres são os nossos valores. Não iremos ganhar nada promovendo-os com palavras que são brutais e que ferem os outros."
 "A sabedoria consiste em saber como e quando falar e quando e onde ficar quieto."Em alguns casos, as ações falam muito mais, e de forma mais eficaz, do que palavras."
"A fidelidade, a simplicidade e a sinceridade de nosso discurso é verdadeiramente um grande ornamento da nossa vida cristã".
Não existe dúvida de como Deus usa as palavras. As palavras de Deus, personificadas em Jesus, "trazem boas notícias aos pobres, proclamam libertação aos cativos, dão vista aos cegos, libertam os oprimidos e proclamam um tempo favorável para a vinda do Senhor."
Em suma, a Palavra de Deus cura, liberta, incentiva e estimula outros. Quando falamos, qual é o efeito de nossas palavras?
P. Michael S. Murray, OSFS - Diretor do Centro de Espiritualidade de Sales.
Tradução e adaptação: P. Tarcisio Paulo Odelli


Dos escritos de São Francisco de Sales

Na leitura de hoje, da carta aos Corintos, São Paulo diz  que os membros da comunidade cristã têm funções e dons diferentes  que contribuem para a unidade da comunidade onde vivem. São Francisco de Sales fala dos dons que nos unem, mesmo no meio das nossas diferenças:
Como membros do corpo da Igreja estamos tão unidos que partilhamos o nosso bem-estar individual. Mesmo os doentes, apesar de seus sofrimentos constantes, admiravelmente, na prática da virtude, podem contribuir para o bem-estar da comunidade. Nosso Salvador quer que o amor sagrado nos una. Como membros vivos de Cristo e da Igreja, os frutos do nosso trabalho são distribuídos, e beneficiam todos aqueles com os quais estamos ligados pelo amor sagrado. Para fazer vinho se espremem muitas uvas. Muitos grãos de trigo são moídos e amassados ​​para fazer um pedaço de pão. Partilhar a Eucaristia juntos é um dom e é a fonte de nossa união, porque a Eucaristia nos une como filhos de Deus.
Devemos valorizar imensamente os dons que recebemos de Deus e fazer o nosso melhor para conseguir o bem-estar de todos. Isto pode ser difícil às vezes. Podemos muitas vezes ter dúvidas sobre se aceitamos as responsabilidades que nos são confiadas. Ainda assim, com simplicidade e em nossos corações, dizemos "tudo posso em Deus, que me dá força." Nós fazemos o que temos que fazer sem nos preocupar com o tamanho da tarefa, o tempo necessário, ou os muitos atrasos que possamos ter. Porque o Espírito Santo que habita em nós, faz com que nossas obras frágeis reflitam a grandeza do amor de Deus que nos une a todos.
(Adaptado dos escritos de São Francisco de Sales)

Nenhum comentário:

Postar um comentário