sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Reflexão Salesiana para o dia do BATISMO DO SENHOR -13 de janeiro de 2013


Destaque: "Eu, o Senhor, te chamei para a justiça e te tomei pela mão"

Perspectiva Salesiana

A história do batismo de Jesus termina com o som de uma voz vinda do céu, dizendo: "Tu és o meu Filho amado, em ti ponho meu benquerer".
Por que Jesus é o filho favorito de Deus? Porque Jesus é o Filho da Justiça. Jesus mede tudo com os padrões estabelecidos por Deus, para dar a todos o que lhes corresponde.
Isaías nos diz que Deus nos chamou, como Cristo, "para o triunfo da justiça" e nos Atos dos Apóstolos, para "agir honestamente". Mas, falando em termos comuns, que significa trabalhar para a justiça de Deus, e agir honestamente?
Consideremos por um momento o ato oposto de atuar justa e honestamente: "nós condenamos o nosso vizinho por qualquer coisinha, mas nos escusamos de outras muito grandes que cometemos e que causam impacto. Queremos vender a preços elevados, mas comprar a preços de pechincha. Exigimos que se trabalhe de modo correto noutra casa, mas que a misericórdia e a generosidade sejam concedidas a nossa casa. Queremos que as pessoas não levem muito a sério as coisas que dizemos, mas nos mostramos sumamente suscetíveis e ofendidos pelos comentários dos outros". (Introdução à Vida Devota, Parte III, Capítulo 36). Viver uma dupla moral está no fundo da injustiça. É usar duas balanças diferentes para pesar o mundo: a balança com a qual pesamos tudo aquilo que resulte em nosso benefício, e a outra, com a qual pesamos tudo aquilo que implique em desvantagem para os outros.
O que torna difícil identificar nossos atos de injustiça é que essas coisas quase nunca são grandes. Pelo contrário, são muitas vezes pequenas coisas que fazemos e, portanto, são fáceis de ignorar. São Francisco de Sales escreve: "O amor-próprio nos impulsiona e nos encoraja a cometer inúmeros e pequenos, mesmo perigosos, atos de injustiça e iniquidade. Como são tão pequenos não nos incomodamos. Porque são muitos, é mais fácil que causem grandes ferimentos, tanto em nós mesmos, assim como nos outros".
Francisco de Sales diz que as pessoas justas e honestas são, em suma, pessoas sensatas. Elas não vivem moral dupla. São pessoas integras. Seguem a Regra de Ouro: trate os outros como você gostaria de ser tratado, e não espere conseguir dos outros, aquilo que eles mesmos se recusam a colocar em prática. As pessoas justas e honestas usam apenas uma medida: o amor de Deus. "Filoteia, seja igual justa em todas as tuas ações. Toma o lugar do próximo e põe-no no teu, e sempre julgarás com equidade". São Francisco diz: "Viva com um coração generoso, nobre, educado, verdadeiro, justo e sensato" (ibid.).
Na medida em que fizermos isso para os outros, todos e em cada um de nossos dias, cresceremos como "filhos e filhas amados de Deus". O favor de Deus estará conosco - e habitará em nós, sempre e quando partilhamos o que Ele nos deu com as outras pessoas.

P. Michael S. Murray, OSFS é- Diretor do Centro de Espiritualidade de Sales.
Tradução e adaptação: P. Tarcizio Paulo Odelli - SDB

Dos escritos de São Francisco de Sales

Hoje nós celebramos o Batismo de Jesus lembrando o início de seu ministério. São Francisco de Sales observa que Deus nos chamou para o seu serviço, mesmo que isso às vezes envolva um grande esforço para nós:
Nosso Salvador usa meios insondáveis quando ele nos chama a servi-lo, mas ele sempre o faz de modo amoroso e diferente. Quando tomamos a firme vontade de servir a Deus na forma e no lugar onde Ele nos chamou para servir, estamos mostrando que a nossa vocação é verdadeira. Mesmo sendo fortes e perseverantes no nosso serviço a Deus, podemos cometer faltas. Também pode acontecer que coloquemos em dúvida a nossa vontade de usar os meios que foram colocados ao nosso alcance para servir a Deus. Estamos todos à mercê dos nossos sentimentos e das nossas emoções e, portanto, sujeitos a alterações. Mas não devemos nos preocupar se às vezes sentimos que estamos distanciando-nos, ou se sentimos relutância em atender ao chamado para servir a Deus. É normal sentir esses altos e baixos. Que não sejamos excessivamente virtuosos não nos torna menos dignos para o serviço. O importante é manter-nos firmes, mesmo se sofremos essas mudanças no estado da nossa mente. Há certas virtudes que só podem ser implementadas quando passamos por dificuldades. Não será a teimosia de nossos sentimentos, mas nossa intenção de perseverar voluntariamente no serviço de Deus que determinará a força do nosso compromisso de amar como Deus quer que amemos.
Um bom músico de instrumento de corda tem o hábito de verificar com frequência as cordas do seu instrumento, para ver se elas precisam ser ajustadas ou soltas, contribuindo assim para a harmonia impecável no momento da interpretação. Também, ocasionalmente, temos de examinar e avaliar todas as afeições do nosso coração, para ver se elas estão em sintonia com os desejos e mandamentos do nosso Salvador. Fortaleçamos nosso fervor reafirmando nosso compromisso de sermos filhos e filhas de Deus, chamados a amar divinamente. Vamos viver com coragem e vamos ser fiéis ao sentimento original e a emoção em nossos corações que nos chamam para servir a Deus. É assim que seremos felizes!

(Adaptado dos escritos de São Francisco de Sales)

Nenhum comentário:

Postar um comentário