sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Reflexão Salesiana para o dia de Todos os Santos - 4 de novembro de 2012


Cúpula da Basílica de Maria Auxiliadora - Turim. 

Existe um caminho de felicidade diferente daquele que é proposto pelo mundo... Jesus propõe as bem-aventuranças. Somos chamados de bem-aventurados quando procuramos viver bem a nossa vida na fidelidade e no amor de Deus.  
Destaque: "Estes são os que vieram da grande tribulação ..."
Perspectiva Salesiana
     "Vamos juntar os nossos corações a estes espíritos celestes e estas almas benditas. Assim como os filhotes de rouxinóis aprendem a cantar com os grandes, nós aprenderemos também, por esta união, a honrar a Deus e a rezar condignamente". (Introdução à Vida Devota, Parte II, Capítulo 16).
     Estamos apoiados nos ombros de gigantes. Ao longo dos últimos dois mil anos inúmeros homens, mulheres e crianças de muitas idades, lugares e culturas passaram as suas vidas a serviço da Boa Nova de Jesus Cristo. Dentre estes tantos, um pequeno grupo de pessoas conseguiu a distinção de ser conhecido como "santos".
     Estas são pessoas reais que servem como exemplos. Estas são pessoas reais que nos inspiram. Estas são pessoas reais nas quais buscamos encorajamento e graça.
     Estes santos, estas pessoas reais, iam abrindo caminho através das provações que enfrentaram, a medida que viviam e proclamavam o Evangelho. O desafio para nós é seguir o seu exemplo de maneira que se encaixem com o estado e a condição de vida em que nos encontramos.
     No caso de você ainda não ter percebido, você também é chamado a viver uma vida santa, centrada em Deus, uma vida de doação, nos lugares onde vive, onde ama, onde trabalha e onde se diverte todos os dias. Francisco de Sales escreveu: "Observe o exemplo que os Santos nos dão em cada etapa de suas vidas. Não há nada que não tenham feito por amor de Deus e para ser dedicados seguidores de Deus... Por que então não deveríamos fazer o mesmo, de acordo com a nossa posição e vocação na vida, para manter essa resolução preciosa e as declarações que fizemos?" (Introdução à Vida Devota, Parte V, Capítulo 12).
     O que significa ser santo? Surpreendentemente, é algo muito mais prático e que está mais em nossas mãos do que supomos. Francisco de Sales observou que: "Devemos amar tudo o que Deus ama, e Deus ama a nossa vocação, portanto, devemos também amar a nossa vocação e não devemos desperdiçar nossa energia desejando ter uma vida diferente. Ao contrário, devemos continuar nosso trabalho. Sejam como Marta e também como Maria, e sintam a alegria de ser como elas... de cumprir integralmente a tarefa que foram chamados a desempenhar... "(Stopp, Cartas Seletas, página 61)
     Aos olhos de São Francisco de Sales a santidade se mede por meio da nossa vontade e capacidade de aceitar o estado e condição de vida em que nos encontramos. Os santos são pessoas que acolheram suas vidas como vieram, desde o mais profundo do seu ser, e sem perder tempo desejando e esperando por uma chance de viver a vida de outra pessoa. A santidade é marcada por nossa disposição de honrar a vontade de Deus como foi-nos mostrado durante os altos e baixos de nossas vidas diárias.
     Já descobristes como Deus te chamou para ser santo nos dias de hoje? Como podes abrir caminhos de amor no meio de tantas provações nos dias de hoje?
P. Michael S. Murray, OSFS - Diretor do Centro de Espiritualidade de Sales.
Tradução e adaptação - P. Tarcizio Paulo Odelli - SDB



Um comentário:

  1. Deus lhe abençoe Pe. por linda e sábia reflexão. Me sinto alimentado e saciado com a Amor de Deus. Obrigado.

    ResponderExcluir