quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Perspectivas Salesianas 8 - De jeito nenhum...! (Recreação)


     "Todo o trabalho sem tempo para recreação, ofusca qualquer pessoa."
     Não só a ofusca como pode atrapalhar sua vontade de ser feliz, de ter boa saúde e ainda de ser santo.

     Não cometa erros. Crescer na santidade, tornando real em nossas próprias vidas o amor de Deus, a cuja imagem e semelhança fomos criados, é algo sério. É algo que exige trabalho duro, disciplina, revisão e compromisso pessoal. Como diria São Francisco de Sales, crescer em santidade requer devoção (vida espiritual).

     "Ser muito rigoroso, austero e insociável é realmente um defeito grande que não permite nem a si mesmo nem aos outros um tempo de recreação."

     Mas a espiritualidade salesiana reconhece o valor de recreação, de ter "tempo livre", para "respirar com tranquilidade", para ter tempo de relaxar. Pois a recreação não somente é permitida, mas necessária. São Francisco de Sales diz que "na realidade é um defeito ser demasiado rigoroso, austero e antissocial, porque não permite nem a si mesmo nem aos outros um tempo de lazer."

     A Introdução à Vida Devota (1609) contém uma ampla explanação da apreciação do Santo sobre o importante papel que a recreação desempenha na busca de uma vida humana centrada em Deus.

     São Francisco nos diz que de tempos em tempos precisamos fazer recreação de mente e de corpo. São Francisco continua dizendo hoje em dia, que "tomar um ar, dar um passeio, desfrutar de uma conversa amigável, tocar música, cantar ou ir à caça, são diversões tão sadias que a única coisa que é necessária para praticá-las bem, é a simples prudência que coloque cada coisa no seu lugar, no seu tempo e na medida certa.

      Para sermos equilibrados, precisamos conhecer nossas limitações. Santa Joana Francisca de Chantal escreveu, dentro deste contexto, uma carta a um membro de sua comunidade onde diz o seguinte: "Devo apressar-se, porque eu tenho pouco tempo para regozijar-me e minha mão e meu braço começaram a sentir-se cansados e feridos. Mas agora mesmo comecei a escrever. Não sou capaz de fazer muitas coisas como antes."

     Em seu livro "Touching the Ordinary", (Tocando o ordinário), Robert Wicks identifica práticas que podem nos ajudar a estabelecer e a manter uma vida equilibrada: Durma o suficiente; coma corretamente, pratique a tranquilidade, defina ritmo. Aprenda a rir; foque-se em valores; pratique sua autoavaliação; envolva-se, mas não muito. Tenha um grupo de apoio, saia em certas ocasiões; seja espontâneo, evite a negatividade. Estabeleça boas amizades, pratique a confiança.

     Claro que também estão as práticas espirituais; reze, participe da vida da igreja, celebre os sacramentos, leia as Sagradas Escrituras e qualquer outra coisa que alimentem sua alma. Nosso Senhor Jesus Cristo passou praticamente todo o seu ministério público satisfazendo as necessidades das pessoas: curando, ensinando, alimentando, desafiando, perdoando. Em poucas palavras, trabalhando. Mas os Evangelhos que documentam o trabalho ético de Cristo, também provam claramente aqueles momentos em que ele se afastou de suas atividades para descansar, renovar-se, para desfrutar da hospitalidade dos outros, para passar o tempo com os amigos. Quer dizer, tudo o que fosse benéfico para dedicar-se novamente a fazer a vontade de Deus. Existem inúmeras maneiras de alcançar o equilíbrio entre trabalho e lazer, entre a subsistência e sossegar, pagar e divertir-se. Considere isto como um modo piedoso de viver.

     Escolha aqueles que são consistentes com o estado e a etapa da vida em que você se encontra neste momento. Entenda que à medida que sua vida muda, também pode mudar seu modo de pensar para conseguir este feliz, saudável e santo equilíbrio. Enquanto você viaja ao longo da estrada da vida, diminua de vez em quando a velocidade. Abaixe a janela. Olhe para o lado, faça uma pausa e encontre um lugar de descanso. Dê uma olhada no cenário. Equilibrar trabalho e lazer não só o ajudarão a chegar ao seu destino numa única etapa, como farão você desfrutar de sua viagem!

Para reflexão:

1. Como você consegue o equilíbrio entre trabalho e lazer?
2. Quanto tempo você leva todo ano, todas as semanas e cada dia para lidar com o estresse, acalmar sua ansiedade e evitar queimar-se?
3. Você é atencioso em fortalecer o seu corpo?
4. Você se preocupar em atualizar sua mente?
5. É fiel para renovar o seu coração?
6. É justo para vivificar sua alma?
7. Você precisa fazer alguma mudança neste momento de tua vida para equilibrar trabalho e lazer?

Nenhum comentário:

Postar um comentário