quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Reflexão Salesiana para o 22º domingo do Tempo Comum - 02 de setembro de 2012


     As leituras de hoje nos convidam a viver os mandamentos e a Palavra de Deus de uma maneira que demonstremos diante de Deus que o nosso coração é puro e ao mesmo tempo possamos adquirir sabedoria. São Francisco de Sales fala sobre os mandamentos de Deus, tendo como ponto de vista a vivência da Vontade de Deus.
     Existem certos assuntos, como por exemplo, os mandamentos ou os deveres de nossa vocação nos quais estamos plenamente conscientes sobre qual é a vontade de Deus. Amar significa viver de acordo com a Sua vontade. Somente seremos considerados justos se vivenciarmos na nossa vida o amor sagrado, do qual depende a formação de um coração verdadeiramente puro.
     O verdadeiro amor sempre procura agradar a todos aqueles a quem quer bem. A palavra de Deus é muito boa, uma vez que é decretada por amor. Quando vivenciamos frequentemente os mandamentos de Deus, pouco a pouco vamos nos transformando naquilo que Ele quer que sejamos, ao mesmo tempo em que a nossa vontade vai se conformando com a vontade divina. Quanto mais nos deleitamos no cumprimento da vontade de Deus, mais perfeita será a nossa transformação em amor divino, que é a verdadeira e sublime essência da sabedoria. Bem-aventuradas são aquelas almas que não se deixam levar por seus próprios desejos, mas agem de acordo com os desígnios de Deus.
     Para forjar em nós um amor saudável e santo pelos mandamentos de Deus, devemos esmerar-nos para descobrir a sua maravilhosa beleza. Assim como o sol toca todas as coisas com o seu calor vivificante, e fornece a força necessária para a produção de frutos, assim a bondade de Deus toca e anima todos os corações para que possam amar a palavra de Deus. Nosso Pai tem proporcionado recursos mais do que suficientes para que possamos cumprir os mandamentos divinos, dando-nos uma abundante e generosa variedade de métodos para cumprir a vontade divina que foi implantada em nossos corações.
     Os mandamentos são dignos de amor, uma vez que promovem a bondade naqueles que não têm, e aumentam a bondade naqueles que a possuem. Não existe dificuldade naquilo que amamos, e se for o caso, é uma dificuldade de valor que podemos apreciar. É por isso que, ao mesmo tempo em que a lei divina impõe a obrigação de obedecer à vontade de Deus, também converte este compromisso num santo amor, e transforma todas as dificuldades em júbilo.

(Adaptado dos escritos de São Francisco de Sales)

Destaque: "Recebei com humildade a palavra que em vós foi implantada e que é capaz de salvar as vossas almas. Todavia, sede praticantes da palavra e não meros ouvintes, enganado-vos a nós mesmos."

Perspectiva Salesiana

     As tradições são coisas poderosas. As tradições são parte integrante da nossa vida. Quando são positivas, as tradições dão um sentido de identidade, estabilidade e valor, especialmente nos momentos em que nossas vidas são confrontadas com muitas mudanças.
     Mas, as tradições também podem ser negativas, especialmente quando se distanciam dos valores que deveriam manter e proteger. Jesus estava bem consciente disto, como sugere a história do Evangelho de hoje. Ele desafiou os fariseus sobre o uso das leis de pureza espiritual. Jesus viu que eles estavam usando tradições para julgar os outros injustamente, e também determinar quem estava "dentro" ou "fora" do círculo da misericórdia e do amor de Deus. Como se fossem eles, e não Deus, quem determinasse a justiça e a dignidade religiosa de pessoas!
     Certamente a Palavra de Deus deste domingo nos desafia a tomar consciência da força da tradição em nossas vidas. Se forem positivas, devemos permitir que continuem sendo parte de nossas vidas. Mas se forem comportamentos ou atitudes negativas que não podemos esquecer, antigas mágoas do passado que não podemos perdoar, padrões de comportamento que implicam fazer escolhas ou que levam a pensamentos destrutivos, dos quais não podemos escapar, então, com a graça de Deus já "presente em nós" devemos fazer algo para mudá-las.
     São Francisco de Sales sugeriu que, quando estas velhas "tradições" negativas nos tornam menos filhos de Deus daquilo que somos chamados a ser, devemos concentrar-nos no "momento presente." O passado não nos define, e não podemos fazer nada para mudá-lo, tudo o que podemos fazer é esquecê-lo. O futuro ainda está para acontecer. Mas o que nós temos é o aqui e agora, o presente, o da graça de Deus neste momento.
     É somente no momento atual que podemos substituir atitudes e comportamentos negativos por novos comportamentos e atitudes que dão novo valor para a nossa vida. Quando nos concentramos em conseguir o amor de Deus, semeado em nós, para assim fazer novas escolhas de "momento atual" para "momento atual", dirigimo-nos para o início de novas "tradições" positivas. Estas serão nossos modos de subsistência no presente e irão moldar-nos para o futuro, tornando-nos indivíduos que "fazem justiça e vivem na presença do Senhor."
     Vamos começar hoje uma nova tradição de viver o "momento presente" com a graça de Deus. Esta é uma tradição que vale a pena manter ao longo do tempo... para o resto de nossas vidas!

P. Michael S. Murray, OSFS - Diretor do Centro de Espiritualidade de Sales.
Tradução: P. Tarcizio Paulo Odelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário