domingo, 26 de agosto de 2012

Perspectivas Salesianas 7 - Um tema volátil... raiva!


Certamente a calma da natureza nos ajuda no momentos em que estamos com raiva ou nos deixamos dominar pela ira. (foto tpo)    

 Você já esteve com raiva? Claro que sim! A raiva é uma realidade da vida.  Às vezes a realidade da vida é volátil. Muda com facilidade. Como qualquer outra emoção, a raiva não pode ser negada ou eliminada. Nem deveria ser uma emoção desenfreada. Ela precisa ser compreendida. A Ira não é pecado. De qualquer modo, como a tratamos ou se falamos em tratá-la, pode ter resultados pecaminosos.
     Raramente planejamos aumentar nossa fúria. A raiva é uma forte resposta ou reação a um prejuízo ou injustiça, seja ela real ou percebida. Como tal, muitas vezes nos pega de improviso.
     É aqui que reside a dificuldade. Justamente devido à sua espontaneidade e intensidade, a raiva pode rapidamente aparecer e escapar de nossas mãos. A raiva é e sempre foi um hóspede não convidado que pode tornar-se rapidamente o dono da casa. “Uma vez admitido, é muito difícil tirá-lo fora. Entra como um pequeno ramo e em pouco tempo cresce e se torna uma viga”.
    Francisco de Sales aconselha: "É melhor tentar encontrar uma maneira para viver sem raiva do que pretender fazer uso moderado e discreto dela. Enquanto a razão governe e exercite pacificamente o castigo ou a correção, estes serão sempre bem recebidos e aceitos. No entanto, quando acompanhados pela ira ou pela raiva, esta mesma razão é recebida com temor em vez de amor.”
     Joana Francisca de Chantal sugere: "Tente acalmar suas paixões e viver de acordo com os seus sentidos e à santa vontade de Deus." É melhor deixar a raiva esfriar antes de tomar uma decisão ou fazer alguma coisa.
     Uma ira desenfreada pode ser muito destrutiva. Às vezes, no entanto, o modo como reagimos contra a ira é pior do que ela mesma. "Muitos que culpam os que estão dominados pela ira agem contra eles com fúria. Ao fazê-lo, eles mantêm os seus corações embebidos e envolvidos na raiva." Francisco de Sales continua: "Muitas vezes acontece isso, procurando com violência conter nossa raiva, fomentamos mais problemas em nosso coração, e, assim, agitado, o coração não é mais o dono de si mesmo."
     No caso da raiva, não tente combater fogo com fogo. Todavia, todos falhamos neste aspecto. Apesar de nossos melhores esforços, tomamos decisões, atuamos e dizemos palavras enfadadas, ferindo os outros e a nós mesmos neste processo.
     Que podemos fazer para reparar o dano? “Tão logo nos sentirmos culpáveis por um ato de cólera, reparemo-lo imediatamente, realizando um ato de amabilidade para com a pessoa ou pessoas com as quais estivemos raivosos. Como se diz, as feridas são fáceis de serem curadas quando estão frescas.”
     Muitas vezes ser indulgentes com a raiva pode conduzir-nos a trágicos resultados. Quando damos voltas nas lesões, quando tornamos a recordar as velhas feridas, quando nos mantemos com ressentimento, a ira deixa de ser simplesmente uma emoção e se torna um modo de vida.
     Considere estas palavras do Livro do Eclesiástico: “Ira e raiva são coisas detestáveis, porém do pecador nunca se afastam. Deveria uma pessoa fomentar ira contra os outros e esperar a aprovação do Senhor?       Quem atira uma pedra para cima, atira-a sobre a própria cabeça. Assim um golpe traiçoeiro devolve os ferimentos. Deste modo um golpe de raiva produz outro. Perdoa as ofensas do teu próximo e Deus te perdoará teus pecados quando rezares.” (Ecl 27, 25; 28, 2-3)
     Evite agir com raiva. Evite falar com raiva. Acima de tudo, evite afundar na raiva.

Para refletir:

1. Qual é a sua experiência sobre a raiva?
2. Existem situações ou problemas em sua vida que causam mais raiva do que outras? Se isso acontece, quais são estes problemas?
3. Que passos você pode dar para entender mais facilmente por que essas coisas tendem a irritar mais do que outras?
4. Quais estratégias você utiliza para melhor controlar sua raiva?
5. Alguns de seus relacionamentos foram danificados por sua ira? Você tomou todas as providências para reparar os danos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário