terça-feira, 5 de junho de 2012

Perspectivas Salesianas 2


Ansioso?... Não o seja!

O futuro alguma vez o preocupou? O destino de seu filho ou filha, como sobreviver com as aplicações da aposentadoria, o cuidado durante a velhice ou de um pai inválido?
Alguma vez você se preocupou com o passado? Sentiu-se mal por decisões tomadas, por romper com amizades ou por sonhos não realizados?
Alguma vez teve a experiência de estar preocupado por tudo, mas por nada em particular?
Se você responder sim, então sabe o que é sentir-se ansioso.

“Depois do pecado, a ansiedade é a coisa mais horrível que pode acontecer na nossa vida”.

Certamente, existem muitas coisas na nossa vida que nos fazem sentir ansiosos: lamentarmos do nosso passado, a incerteza do futuro e tudo aquilo que está entre os dois. Mas, a ansiedade pode ser tão má, ou inclusive até pior, que as coisas sobre as quais estávamos preocupados primeiramente.
O dicionário da língua inglesa (The American Heritage- Houghton Mifflin, 1992) define a palavra ansiedade como “um estado de intensa apreensão, incerteza e medo como resultado de... uma situação ou acontecimento ameaçante, com frequência tal que as funções normais físicas e psicológicas do indivíduo afetado ficam transtornadas.” O dicionário Houaiss da Língua portuguesa define assim: “estado afetivo penoso, caracterizado pela expectativa de algum perigo que se revela indeterminado e impreciso, e diante do qual o indivíduo se julga indefeso”.  
São Francisco de Sales, certamente, sabia do perigo da ansiedade. Na Introdução a Vida devota (1609) escreveu o seguinte: “A ansiedade é o mais funesto que pode acontecer, depois do pecado”.
Linguagem forte. Ele continuou dizendo: “A sublevação e os problemas internos arruínam uma nação totalmente e a impedem de poder resistir a uma invasão estrangeira. Similarmente, quando estamos preocupados e cansados perdemos nosso poder de manter a virtude que conquistamos. Também perdemos os meios para resistir às tentações do inimigo, que então faz todo esforço para pescar, como se diz, em águas agitadas”.
A ansiedade não somente nos impede de resistir ao mal. Pode também evitar que consigamos o bom. Quantos encontros e entrevistas para a promoção de um trabalho, ou esforços para ganhar o “grande” contrato tornaram-se fumaça por causa da ansiedade?
São Francisco de Sales escreveu: “A ansiedade surge de um desejo imenso para se tornar livre do mal que experimentamos ou para adquirir o bem que esperamos. No entanto, não existe nada que agrave tanto o mal ou impeça o bem do que a ansiedade e a impaciência.
A ansiedade, desejo exagerado é verdadeiramente uma espada de fio duplo.
Já que isso está em grande parte da vida, como podemos tratá-la?
Santa Joana Francisca de Chantal foi contemporânea e amiga de São Francisco de Sales. No conselho que deu a uma mulher que tinha ficado viúva recentemente, a Santa ofereceu como remédio para a ansiedade: “Trate de acalmar suas paixões e inclinações e viva de acordo com a razão sensata e a santa vontade de Deus. De outra forma, você estará sempre ansiosa e perturbada.”
São Francisco de Sales escreveu: “Quando você está absorvido por um desejo de libertar-se do mal e de conseguir algum bem, ponha-se em paz e tranquilidade. Crie um juízo e sua vontade. Então, tranquila e suavemente siga a razão de seu desejo tomando em conta as maneiras apropriadas. E quando digo ‘suavemente’, não quero dizer ‘negligentemente’, mas sem impaciência, confusão, ansiedade. Do contrário estragará tudo.”
Assim, quando tiver que enfrentar-se com algum pecado ou retrocesso para evitar, ou quando esteja lutando para conseguir algum dom ou algo bom, permaneça calmo. Peça a Deus para não perder o prumo e coração para estar centrado, não importa quanto pequena ou grande seja a tentação de estar ansioso. Considere que Deus lhe dá força e habilidade para fazer coisas por si mesmo. Considere também, tudo o que Deus pode realizar.

Talvez Santa Joana Francisca de Chantal o diga melhor: “O que quero dizer é que em todos seus bons trabalhos você mesmo deveria unir-se ao prazer da vontade de Deus. Em todas as suas falhas e imperfeições, você mesmo deveria unir-se à compaixão suave de Deus e calmamente e com a mente em paz.”

Para Reflexão pessoal:

1.       Quais são as coisas, pessoas e situações em minha vida que me deixam ansioso?
2.       O que é o bom que espero? Quais são as dificuldades que me dão ansiedade?
3.       Como aparecem minhas ansiedades?
4.       Quais são alguns passos práticos e concretos que devo seguir para reduzir a ansiedade?
5.       Quais são alguns passos práticos e concretos que devo fazer para conseguir o bem ou lutar contra minhas dificuldades?
6.       Rezo a Deus sobre a fonte de minha ansiedade?
7.       Conto com alguém como com um amigo, colega ou profissional com quem posso discutir a fonte ou fontes de minha ansiedade?
8.       Fazendo tudo isso, esqueço?

Nenhum comentário:

Postar um comentário