sexta-feira, 22 de junho de 2012

Reflexão salesiana para o dia do nascimento de João Batista - 24 de junho de 2012


Destaque: "Antes de formar-te no ventre materno, eu te conheci; antes de saíres do seio de tua mãe, eu te consagrei e te fiz profeta das nações".  

Perspectiva Salesiana

     Francisco de Sales escreveu: "Muitas vezes me perguntei quem era o mais mortificado de todos os santos que eu conheço, e depois de muita reflexão cheguei à conclusão de que era São João Batista. Ele foi para o deserto, quando tinha cinco anos e sabia que o nosso Salvador tinha vindo a terra e que estava num lugar muito perto, talvez um ou dois dias de caminho. Como seu coração foi tocado pelo amor de seu salvador desde o seio materno, deve ter desejado desfrutar da presença de Cristo. Mesmo assim, ele passa vinte anos no deserto sem ir ver a nosso Senhor, sequer uma vez. E ao deixar o deserto ele catequiza sem ir visitá-lo, mas espera até que nosso Senhor venha procurá-lo. Então, depois de ter batizado Jesus, ele não o segue, mas permanece onde está para continuar fazendo o trabalho que lhe foi confiado. Quão mortificado estava espírito de João! Estando tão perto de seu Salvador e não podendo desfrutar da sua presença! Não é este um espírito totalmente desprendido, desprendido inclusive do próprio Deus, a fim de fazer a vontade de Deus e servir a Deus? Poder-se-ia dizer que o que ele fez foi deixar a Deus para servir a Deus em vez de se apegar e amar a Deus, para poder amá-lo melhor. O exemplo deste grande santo me inunda com sua grandeza. "(Stopp, Cartas Escolhidas, Página 74)
     "Verdadeiramente quão mortificado era o espírito de João Batista." O que quer dizer Francisco de Sales com estas palavras? O dicionário Houaiss define mortificar como "macerar (o corpo próprio ou alheio) com penitência(s), castigo(s); castigar (-se)."  Na verdade, João disciplinou-se: ele recusou muitas coisas, no seu entendimento, para ser fiel aquilo que Deus queria que ele fosse: uma luz para as nações, uma luz que irá destacar a vinda de Jesus.
     Pense nisso: João passa vinte anos no deserto preparando-se para anunciar a vinda de Cristo. Apesar de ter crescido na mesma região, João se encontra com Jesus apenas uma vez - quando ele foi batizado no rio Jordão - e então ele ficou ali, enquanto Jesus chamava outros para serem seus apóstolos e seus discípulos! João nunca verá mais seu primo antes de morrer na prisão nas mãos dos carrascos do rei Herodes.
     João foi fiel à missão que Deus lhe confiou no plano de salvação. João desempenhou esta missão muito bem. Ouça o que o próprio Jesus disse: "Em verdade Eu vos digo que, entre os nascidos de mulher, nunca ninguém foi maior que João Batista." (Mateus 11, 11) E Jesus continua: "No entanto, o menor no Reino do Céu é maior do que ele." João mostra-nos que ser fiéis à vontade de Deus muitas vezes exige privar-nos do desejo de "ter tudo" e de dedicar-nos a discernir e a acolher nossa missão única no plano da salvação de Deus.
     Como são únicas para o nosso estado de vida, Deus também nos chama a ser "uma luz para todas as nações." Estamos preparados para praticar a disciplina necessária para ser essa luz?

Padre Michael S. Murray, OSFS - Diretor do Centro Espiritual de Sales.
Tradução para o português: P. Tarcizio Paulo Odelli - SDB

Nenhum comentário:

Postar um comentário